É possível anular o berimbolo? Aprenda antes do Mundial de Jiu-Jitsu

Share it

Tarcísio Jardim de kimono azul contra Alexandro Ceconi no Brasileiro 2012. Foto: Carlos Ozório/GRACIEMAG.com

Campeão sul-americano, o peso pesado Tarcísio Jardim é mais um lutador para engrossar o caldo no Mundial de Jiu-Jitsu 2012, em Irvine. O paraibano da CheckMat é parceiro de treinos de Antonio Carlos “Cara de Sapato” e está em Santos, preparando-se ao lado de Rodrigo Cavaca para o grande torneio da IBJJF. Direto da Baixada Santista, Tarcísio mostra dois ataques bem eficientes contra o berimbolo.

“Primeiro eu envolvo o pé com a ajuda da minha lapela. Em seguida, gosto de cruzar a perna por cima do tronco do adversário e assim me jogo em direção ao estômago dele. Depois é só travar e arrochar a chave”, ensina a fera.

Veja, aprenda e comente o que gostou, e o que não gostou.

Ler matéria completa Read more
There are 24 comments for this article
  1. Willsohsten at 6:03 pm

    Isso num eh berimbolo…kkkk eh o que os mendes chamam de beijo do dragão…berimbolo eh oooooutra coisa….com de la riva por fora, gancho no quadril, trocando pegada no meio do caminho….ooooutra coisa….osss

    • Marcelo Dunlop at 12:44 pm

      O professor chama de berimbolo no título do vídeo. Se realmente não é o “berimbolo” propriamente dito, é uma de suas variações, afinal o golpe é novo e ainda não possui definição exata. Mas fica a pauta, um glossário dos golpes do Jiu-Jitsu! Vamos ver se preparamos para a próxima revista, rs.

  2. Fernando at 6:11 pm

    dificil de parar rafael mendes assim hem mostrando dessa forma é facil mas vamos falar a verdade jamais ele conseguiria segurar rafael dessa forma ou estou errado ?

    • Allison Lima at 12:42 am

      Acho que você está errado. De fato é bem difícil parar o Rafael. Mas o Jiu jitsu nunca para de evoluir. Portanto, o Tarcísio Jardim mostra uma posição que pode sim anular o jogo do Rafael Mendes. Oss…

  3. bmgp at 11:04 pm

    Cadê o berimbolo aí? O que eu vi aí foi uma guarda de ganho e uma ida pras costas normal, posições que não tem nada haver com berimbolo, é cada comédia visss…kkkkkkkkkkkkkkkk
    E desde quando ele treina com Cara de Sapato, por favor né. Essas posições são prova que não treina com ele e até parece que com essas posições você pega o Cara de Sapato. Sim, até onde eu sei ele é aluno do Helder “Bobby Esponja”. Ainda tem gente que só quer ganhar estatus através dos outros.

    • DigoBjj at 12:22 pm

      Quem falou em pegar o Cara de Sapato. Agora quer dizer que uma posição só funciona se vc pegar TODO MUNDO???????

      Pergunte a ao próprio sapato com quem ele treinar na faixa azul e roxa??????

      Vai se informar…

  4. Dannthomas News at 8:41 am

    duas otimas tecnicas, o Tarcisio e um otimo atleta e professor e companheiro de treinos do cara de sapato igual e de todos outros atletas da Checkmat conosco nao tem frescuras, nossos atltetas tem influencias de varios professores diferentes, nao so do professor formador, por isso e uma escola com jogo variado. Todos treinam com todos professores, Leozinho, Ricardinho, Cavaca, Lucas e assim por diante…. abç Malocka

  5. Andre Monteiro at 12:13 pm

    São 2 boas posições, isso é fato. Porem tanto o Rafael, quanto o cara de sapato, estão usando o berimbolo por fora e essas posições só anulam o movimento por dentro, oss

  6. Jerry at 3:28 pm

    isso é uma possivel defesa e ataque, não quer dizer que essas posições são fatais em cima do guardeiro que é muito astuto…Berimbolo é uma tecnica inovadora que tem que ser prestigiado por nós amantes da arte suave, onde requer agililidade e inteligência e, graças aos irmãos Mendes e ao Antonio cara de sapato, temos a satisfação dessa tecnica ser tão bem executada e eficiente para encher os nossos olhos e mostrar que isso é JIU-JITSU BRASILEIRO porra!

  7. Tarcisiojardim at 1:31 am

    Leonardo, não lhe conheço, mas gostaria de um pouco de respeito seu. Não falo mal de ninguém aqui, apenas quis ajudar o NOSSO jiu jitsu com uma técnica legal.

    Vc leu alguma coisa no texto acima falando que eu SOU o professor do Cara de Sapato???

    Seja menos agressivo e mais educado. Pelo que eu vejo grosseria quem está fazendo é vc, e gratuita.

  8. Daniel at 11:56 am

    Na boa acho lamentável o que ocorre. Este espaço está sendo usando de forma desrespeitosa por muitos, se vc não gostou das posições, simplesmente não comente ou comente dizendo que não gostou. Não existe necessidade alguma de criticar as pessoas/profissionais que estão demonstrando uma técnica ( seja ela boa pra vc ou não). Particularmente não gostei da primeira posição, a segunda acho bem válida. Jiu Jitsu é isso, questão de adaptção, as vezes a posição não é boa pra mim e pode ser boa pra outro e assim vai. Bons treinos a todos! Viva o Jiu Jitsu!

  9. Tipinha at 2:12 pm

    Boa!!!!!!! ai Tarcisio gostei da posição, o Jiu Jitsu evolui constantemente, nem Hélio Gracie sabia tudo, todos nós sabemos que cada atleta adapta certas posições para o seu biotipo, quem tá achando ruim é por que não tem capacidade de fazer melhor, parabéns parceiro fico feliz de saber que cada ano o Brasil revela talentos dessa vez Ricardinho e Leo Vieira, Cavaca e Bob Esponja fizeram um trabalho e tanto parabéns a toda equipe Check Mat.

    Haaa!!! nem um professor é dono de seus alunos o cara tem que ir onde o treino é mais forte onde ele sabe que vai ser melhor para realizar seu sonho de ser campeão respeitando suas origens e seu passado.

    • Tarcisiojardim at 2:51 pm

      Oieeee… Brigadão amigo Tipinha!!! Fico muito feliz em ler mensagens como essa. Jiu Jitsu é um bem comum para todos amantes dessa arte. Sempre que puder, estarei aqui para ajudar na evolução desse esporte que tanto amo.

      Abração e fica com Deus brother. Ossssss

  10. Tarcisiojardim at 2:13 pm

    Vc falou tudo Juninnnn… Issa discussão nào nos leva a lugar nenhum. Sou teu fan e brigadão pelos elogios. Tamo junto sempre. É CheckMat POR%$ˆ%…

  11. Tarcisiojardim at 2:16 pm

    Grande Matheus… Brigadão parceiro. Realmente eu não sabia que chamavam a embolada de (kiss of Dragon), ahaahahahah… OSsss

  12. Tarcisiojardim at 7:24 pm

    Obrigado pelos conselhos Peregrino. É sempre bom receber apoio e o carinho dos colegas de luta. Vc está certo. Acreditar é essencial em tudo que se faz. Abração parceiro.
    Osssss

  13. Alexandre_7 at 10:57 am

    a kira e creonte 4 veses creontou rilion ,renzo ,ralf e gordo caraca ta tudo mundo ficando doido cade o amor pelo time meu deus assim nao da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.