Daniel Moraes detalha como Alan Belcher anulou Jiu-Jitsu de Toquinho no UFC

Share it

Daniel Moraes de boné no córner de Alan Belcher, durante o UFC on Fox 3. Foto: Divulgação/GRACIEMAG.

Alan Belcher surpreendeu e neutralizou as chaves de Jiu-Jitsu de Rousimar Toquinho, no último sábado, pelo UFC on Fox 3. Mas como ele foi capaz de impedir que o lutador brasileiro aplicasse suas habilidades no chão? O GRACIEMAG.com, através do nosso colaborador Diego Marcello, foi atrás do treinador do americano, o bicampeão mundial de Jiu-Jitsu Daniel Moraes, da equipe Gracie Ilha:

Qual foi o segredo de Alan Belcher no UFC on Fox 3?

O segredo foi estudar muito as chaves e os detalhes de encaixe do Toquinho. Em cima disso trabalhamos duro em defesas, em como prevenir as investidas dele. Foram muitas horas de treinos específicos para esse tipo de situação, desenvolvemos várias táticas e defesas especialmente para o tipo de ataque do Toquinho. Contamos com a grande ajuda do campeão do ADCC Dean Lister e a revelação do Jiu-Jitsu Davi Ramos, ambos especialistas em chave de pé. Eles foram fundamentais para colocarmos nossas defesas em prática e deixar o Alan confortável, e mais, confiante para se defender e vencer a luta.

Como foi a reação de vocês quando souberam que teriam de treinar Belcher para o Toquinho?

Meu irmão Diego estava na academia do Belcher quando ofereceram a luta. O UFC deu a opção entre enfrentar o Toquinho ou o (Chris) Weidman. Eu e Diego preferimos o Weidman, até porque gostamos muito do Rousimar, mas também sabíamos que ele é um dos lutadores mais perigosos do UFC. No fim, por opção da equipe e do Alan, aceitaram o Toquinho, por estar melhor ranqueado. Também porque acreditaram no meus treinos de Jiu-Jitsu para parar o Toquinho. Foram quase três meses de preparação e tudo deu certo.

A estratégia funcionou como no plano inicial?

Na verdade a estratégia era manter a luta em pé. Apesar de ser faixa-preta, Alan sabia do perigo de deixar a luta rolar no chão, mas ele é tão talentoso e estava tão confiante que aceitou a luta franca no solo, e quase finalizou. Ele usou nossas defesas e acabou a luta no ground and pound, quando poderia ter ficado em pé e a luta poderia mudar de rumo. Na verdade, o Belcher usou o Jiu-Jitsu contra o Jiu-Jitsu.

Qual sua próxima tarefa?

Agora é treinarmos para melhorar algumas falhas, vamos treinar bastante e esperar a próxima luta. Estão falando de Belcher enfrentar o vencedor do Vitor Belfort e Wanderlei Silva, ou o Michael Bisping, acredito que qualquer vitória sobre esses atletas credencia o Alan a disputar o cinturão. Mas isso só o UFC pode nos dizer, né? (Risos). Forte abraço da Família Team Moraes!

Deixe antes uma dica para o leitor defender-se como o Alan, que tal?

Bem, é muito comum ver as pessoas tentando ficar em pé e chutar para sair da chave de calcanhar. Esse é um dos maiores erros que você pode cometer, a melhor maneira para defender a chave de calcanhar é saber o princípio básico, saber para onde girar e manter a calma para usar a defesa certa. Confira no vídeo e aprenda:

Ler matéria completa Read more
There are 7 comments for this article
  1. jiu jitsu at 12:36 pm

    alan vasilina belcher aprendeu bem a defesa. a técnica de defesa consiste e um principio básico de perna bem raspadinha e bastante vasilina, três meses de polimento é o suficiente mas detalhe: não pode ser vasilina safada dessas que dá no fiofó de qualquer um não.

  2. Jack at 8:25 pm

    Boas dicas, Toquinha ainda precisa de manhas para surpreender os oponentes, tentando novas abordagens, etc mas vou rever o video para ver se a vaselina fez uma contribuição tambem. Alguem tentou isso no ADCC e foi desclasificado neh. Manson? Oss!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *