Saiba como dar a volta por cima no Jiu-Jitsu, como Gilbert Durinho fez

Share it

“Perdeu de novo?”

A pergunta acima, chamada de capa da GRACIEMAG #182, em todas as bancas, poderia até soar como uma afronta ao praticante de Jiu-Jitsu. A verdade é que na arte suave, assim como na vida, todos estão propensos a derrotas, mesmo os grandes campeões. O mais importante é usar os erros como lição e se superar rumo ao triunfo. Mais sábio ainda é não se acomodar após o acerto, de modo a acabar amargando um revés no futuro.

durinho emocionado após bater Kron Gracie. Foto: Ivan Trindade.

Um bom exemplo é o que viveu Gilbert Durinho no ano passado. Numa competição na Itália, o faixa-preta acabou derrotado por Kron Gracie. Alguns meses depois, ambos se encontraram numa nova final, no Mundial de Jiu-Jitsu. No espaço de tempo entre uma luta e a outra, Durinho aprendeu a lição, não se abateu, trabalhou as falhas e alcançou o principal objetivo: conquistou pela primeira vez na faixa-preta, com kimono, o título mundial.

Enfim, a derrota, de alguma forma, faz parte da vida de todos. O mais importante é saber canalizá-la positivamente e, através dela, colher armas para o sucesso.

Para facilitar sua vida, GRACIEMAG #182 traz um manual com lições aprendidas nas derrotas de alguns dos maiores campeões do Jiu-Jitsu. Entre os alicerces para evitar o revés e dar a volta por cima: jamais ignore as regras; não exagere; nunca pense que sabe tudo, que é autodidata; nunca subestime; siga sua estratégia; batalha não é guerra; descanse; não se limite; uma coisa de cada vez; jamais se acomode…

Para entender tudo isso melhor, nas palavras dos campeões, garanta já a sua GRACIEMAG e assine as próximas edições aqui.

E para entender na prática, confira os dois combates entre Durinho e Kron.

Durinho vs Kron na Itália

Para assistir à final do Mundial 2011, clique aqui.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.