Em homenagem ao Barcelona, 5 zebras do mundo das lutas e do Jiu-Jitsu

Share it

Serginho Moraes na vitória em cima de Kron Gracie, no Mundial de Jiu-Jitsu de 2008. Foto: GRACIEMAG.com

O acontecimento esportivo da semana foi a eliminação, terça-feira, do Barcelona da Champions League, pelo menos tradicional (e menos qualificado) Chelsea, que fará a final com o Bayern de Munique, que também despachou o todo-poderoso Real Madrid. Como no futebol, o Jiu-Jitsu, o MMA, submission, boxe e outras artes já viram seus favoritos caírem para oponentes menos badalados. É a graça do esporte.

Quem não lembra de Mike Tyson sendo abatido por James Buster Douglas, na maior zebra da nobre arte, ou o astro do Jiu-Jitsu brasileiro à época, Wallid Ismail sendo raspado pelo desconhecido Roberto Roleta, no Mundial de 1996?

O GRACIEMAG.com revirou os arquivos do Jiu-Jitsu e pescou cinco lutas em que o leão foi comido pela zebra. Se o leitor lembrar de outros duelos, só comentar com a gente, logo abaixo.

Roberto Roleta vs Wallid Ismail – Mundial 1996

Serginho Moraes vs Kron Gracie – Mundial 2008

http://www.youtube.com/watch?v=muWDzPdCw_A

Mike Fowler vs Saulo Ribeiro – ADCC 2007

Alistair Overeem vs Vitor Belfort – Pride 2005

http://www.youtube.com/watch?v=viGFOSom-y4

James Buster Douglas vs Mike Tyson – 1990

Ler matéria completa Read more
There are 16 comments for this article
  1. Daniel at 2:31 pm

    Serginho ganhar do Kron não foi zebra nenhuma. A única coisa é que o Kron por ser filho do Rickson tinha mais visibilidade a época. Todos do Jiu Jitsu do eixo SP-Rio já conheciam o Serginho que vinha se destacando nas competições estaduais/nacionais desde a faixa roxa. Ele só competia por aqui em razão de problemas financeiros. Agora dizer que foi zebra, vcs tão de brincadeira, me desculpe.

  2. Marioluisfernandes at 4:11 pm

    O Serginho era o favorito e confirmou o favoritismo passando o carro . Foi um atropelamento. Nome não ganha luta. O Serginho já era mais experiente inclusive no MMA.
    Roleta tecnicamente anos-luz na frente do Wallid, que teve méritos por conseguir segurar a luta tanto tempo.

  3. Markinhosgracie at 1:13 am

    como disse uma vez o grande feijão após vencer marcinho feitosa no brasileiro de jiu jitsu há mais de 10 anos: “Aqui dentro do tatame é todo mundo igual, NÃO tem essa de márcio feitosa”

    agora zebra, na minha opnião foi o frank mir ganhar 2 vezes do MINOTA, pois o lendário MINOTAURO é bem superior ao mir!!!!!!!!!

  4. Rodrigoregis at 10:05 am

    KKKKKKKKKKKKKK!!!!Não é possível A revista falar que o Serginho foi zebra pra cima do Kron, tão de brincadeira, Gmag é muito bairrista mesmo.Os caras não tem vergonha na cara na hora de fazer média mesmo, pensam que somos iletrados…sem comentários

    • Marcelo Dunlop at 11:23 am

      Os leitores do GRACIEMAG sempre sabem das coisas, e isso é uma das coisas que mais orgulha de trabalhar aqui. Agora, quanto poderoso que tinha certeza de que o Serginho ia finalizar o Kron, hein? Depois me mandem os resultados do próximo Mundial, por favor. Abraços

    • Jack at 7:45 pm

      A revista tende a valorizar seu terreno…eh natural, Sergionho era desconhecido fora de SP na epoca.
      Serginho infelizmente, ficou meio “amarrão” apos 2008..nao tenho estatisticas mas a galera da Lotus, Boi JJ me garantem isso! Ele topou Kron depois e não lutou metade do que tinha feito.
      OSS!

  5. Erosjj at 2:04 pm

    vcs parecem que não entendem quando o serginho ganho do kron na primeira vez ninguem conhecia o serginho e o kron era o cara tinha acabado de chegar na preta e todo mundo falava q era o cara pelo q tinha feito na marron, e por isso q foi zebra entendenram????? foi zebra na epoca em q eles se pegaram em 2008!!

    • Marcelo Dunlop at 2:34 pm

      Eros, como diz um amigo meu, para minhoca cega qualquer macarronada é suruba. Todos tinham plena certeza de que o Serginho finalizaria o Kron, fazer o quê? Quanto a Royce e Wallid, luta pedida por um leitor, lembramos essa também, mas ficamos apenas com cinco. Posta o vídeo aí, galera, ninguém aqui é dono da verdade, estamos estimulando o debate. Só pedimos educação. Todas as opiniões são bem-vindas. Forte abraço

    • Drumond at 5:05 pm

      Ninguém quem não conhecia o Serginho? Só se for a comunidade do jiu jitsu dos EUA ou alguém que tenha iniciado no JJ recentemente. Enquanto o Kron levava vidinha de playboy na América, o Serginho já passava o carro por aqui faz tempo…que zebra na época em que se pegaram, para de falar besteira, tecnicamente o Serginho já era bem superior, basta tu ver a luta com atenção…Zebra é qdo vence aquele com menos técnica do que o outro, o que nunca foi o caso e continua não sendo.

      • graciemag at 5:54 pm

        Segundo os dicionários, Zebra é apenas o “Resultado inesperado numa partida”. Ninguém julgou a técnica, apenas a fama. Um time do Chile pode ser muito melhor que o Santos, vir aqui e dar uma sapatada. Será uma zebra, sim, para muitos. Abraços

        • Andrey-jj at 4:48 pm

          Pois é, vc´s acabaram de dar a resposta certa. Pois o Serginho já era conhecidissimo no cenário nacional, não esqueçam que os melhores do mundo são brasileiros, portanto antes de voltarem os olhos para os EUA, olhem primeiro para o Brasil, pois aqui estão os melhores do mundo e quem acompanha o JJ sabe que não foi nenhuma zebra o serginho ganhar do kron. Ou será que vc´s consideram zebra só pelo fato do kron ser filho do Rickson????….com todo respeito, não foi e nunca será, pois se lutarem novamente o Serginho ganha de novo. Então baseado no seu comentário foram zebras o Jacaré e o Xande ganharem do Roger, pelo fato dele ser um Gracie?????

  6. Tofolorio at 9:51 pm

    Eu sou fã incondicional da graciemag, leio desde que iniciei no jiu jitsu há 13 anos, mas não concordo quando dizem que serginho vs kron foi zebra, serginho ja tinha varios titulos na marrom, assim como o kron tinha, zebra só pra que não acompanha jiu jitsu …….ossssss

  7. Jack at 10:53 pm

    Serginho era totalmente desconhecido nos eventos nacionais, zebra sim, pois Kron vinha de muuuuuiiitas finalizações na roxa e na marrom, a narração da Budo Video, o teaser do evendo Mundial 2008 – o melhor ate hoje! cita Serginho como um “unknown” …e virou revelação! ps- conheci ele no Capital Challenge em 2008 em Brasilia com Vella e Langhi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *