As cenas fortíssimas de luta que o deputado José Mentor tenta expulsar da TV

Share it
Galvão Bueno e Vitor Belfort na primeira transmissão da Globo. Foto: Divulgação.

Galvão e o comentarista Belfort na primeira transmissão do UFC na Globo: tentativa de proibição. Foto: Divulgação.

Primeiro, é bom deixar claro. A chance de o MMA ser banido da TV aberta é a mesma de Chael Sonnen nocautear Anderson Silva no UFC 148: é mínima, mas existe.

Seja como for, o projeto de lei criado pelo deputado José Mentor (PT-SP) grudou na mídia igual carrapato, e o maior site de Jiu-Jitsu do país, a pedido de seus leitores, informa sua posição sobre o assunto.

Concordamos com o jornalista Juca Kfouri quando ele escreveu que “a tentativa do deputado do PT de São Paulo, José Mentor, em proibir a transmissão das lutas beira a simples insanidade autoritária”, opinião que outros faixas-vermelhas do jornalismo como Alberto Dines e José Trajano mantém.

O projeto criado em 2009, que está sendo analisado pelo ministério de Ciências e Tecnologias, traz outro grande engano. Ao procurar vetar o MMA nas TVs abertas, em qualquer horário, o deputado fala em banir todas as “lutas marciais não-olímpicas”.

Sim, lutas não-olímpicas, modalidades ferozes e ameaçadoras como as que o leitor vê a seguir, se tiver estômago.

Pan Kids 2012, Califórnia

Para Mentor, as lutas, com exceção das olímpicas, precisam ser afastadas dos olhos do público por serem “desumanas”. Pode ser. Mas para não cair no erro do deputado e generalizar, fomos buscar o significado do que seria uma atividade desumana.

Já que em Brasília os conceitos andam meio flexíveis demais, apelamos assim para a clássica filosofia. Acompanhe o que diz o escritor e professor de filosofia Pablo Capistrano, por exemplo, em seu livro “Simples filosofia”, de 2009, mesmo ano do projeto de lei:

Capoeira, Brasil

“Em seu livro ‘Ética’, Aristóteles mostra que nós apenas somos humanos quando somos justos e que perdemos nossa humanidade quando não conseguimos saber a medida justa de nossas ações.”

Calma, o professor explica: “Quando alguém rouba, mata, recebe propina ou liga o som do carro a uma altura indecente está tomando para si mais do que lhe cabe dos bens sociais. Está sendo mais rico, mais livre, tendo mais vida e poder do que merece. Isso implica, por outro lado, que alguém vai se tornar menos rico, menos livre, com menos vida e mais frágil do que merece.”

Fica a reflexão. Será que é a luta ou o MMA na TV que faz um país desumano, nobre deputado? Não seria melhor regulamentar, buscar grades de horários, e não vetar ou censurar? Deixemos o leitor com mais uma cena brutal, enquanto refletimos.

Karatê, EUA

http://www.youtube.com/watch?v=QdvdUJZaKX8

Ler matéria completa Read more
There are 18 comments for this article
  1. Jack at 11:26 pm

    SE a comunidade do esporte planejar um dia para uma manifestação contra a posição do mensaleiro petista, algo em massa, virtual e algumas manifestações em pontos estrategicos, pela liberdade de expressão, o partido dele vai abafa-lo pois não querem incorrer em impopularidade.

  2. Pingback: Links da semana #37 : MMA by Neko
  3. graciemag at 3:50 pm

    Valeu Thulio. Eles detestam boxe, vão gostar de MMA? São, no mínimo coerentes. Acho a opinião importante por se tratar de um jornalista que detesta luta, mas muito pior para ele é ver a TV censurada. Abraço, Dunlop

  4. Márcio at 3:55 pm

    Neste mesmo texto, Juca Kfouri classifica o MMA como sendo violento…confiram artigos publicado no próprio Blog do Juca: http://blogdojuca.uol.com.br/2012/03/mma-e-bbb-tudo-a-ver/

    visão equivocada ou não?

    reparem nas graduações do autor..
    Autor: Prof. Ms. Odair Borges
    Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo.
    Professor USP / PUCCAMP.

    7º Dan em Judô. 7º Dan em Jiu Jitsu. 4º Grau em Jiu Jitsu Brasileiro.
    Membro das Comissões de Graduação da Federação Paulista de Judô e da Confederação Brasileira de Judô.
    abraço

  5. Felipe Amorim at 8:48 pm

    o deputado José Mentor deve gostar é de rinha de galo, tendo um colega seu de partido, um admirador feroz das rinhas de galo, até o publicitário Duda Mendonça que fazia a campanha do PT à época rodou pra cadeia….isso ele não fala na tribuna do senado, deixo como dica o vídeo fenomenal do senador Magno Malta, vão ao youtube e digitem: magno malta mma brasil. uma paulada violentissíma nas costas dos critícos do vale tudo.

  6. Markinhosgracie at 1:53 am

    Nobre deputado mentor desumano é o piso nacional dos professores de todo o brasil ser fixado em R$ 1451,00. É uma vergonha o PT (quando era oposição) que tanto defendeu a categoria dos professores e hoje fazer uma palhaçada dessa. E o pior de tudo é que a grande maioria dos Estados NÃO está pagando nem os R$ 1451,00!!!!!!!
    Isso, sim, é DESUMANO!!!!!!!!!!!

  7. paulo bentes at 2:59 pm

    sr. deputado contribua com 50% do seu salario e mais as vantagens que o sr. ganha para projetos sociais na area esportiva e cultural.

  8. RODRIGOREGIS at 9:36 am

    CULPA DE TODOS OS QUE VOTAM NO PT!!! CONTINUEM VOTANDO NESSA RAÇA DE DITADORES E EX-GUERRILHEIROS. A LEI DA MORDAÇA DO PT NÃO VEM DOS DIAS DE HOJE, PORÉM TIVERAM A CHANCE E CONTINUARAM VOTANDO NA SIGLA. PARABÉNS E AGORA NÃO RECLAMEM.

    • Sandro at 11:34 pm

      Rodrigo,
      Infeliz seu comentario. Ao rotular os petistas de “raça de ditadores e guerrilheiros”, está se mostrando um perfeito ignorante, acredito que pior que o deputado citado. São exatamente esses tipos de comentários sem fundamento e ignorantes que prejudicam o jiujitsu e o mma. Vc falou igualzinho aos que rotulam os lutadores de jiujitsu e mma de violentos.
      Pense nisso. Ah! Pratique jiujitsu. Vai te deixar mais sereno.

  9. Socratesjiujitsu at 10:04 am

    vergonha e um professor ganhar tão pouco para trazer educação ao povo e um filho da p… de um deputado ganhar muito e ainda roubar tanto ,cade o progeto de lei ficha limpa porq não e aprovado por q não aprovam menores salarios para os politicos .ta com falta de serviço ai deputado?

  10. Sergio at 11:30 am

    Querido deputado Jose mentor, o sr deveria estar preocupado em banir a falta de medicos nos upas a falta de ensino para nossas criancas tente banir a sacanagem o desvio de verba que existe em nossa previdencia social a criminalidade que hoje afeta toda nossa populacao,e principalmente esses seus salarios e essas corrupcoes imorais que existe entre essa politia suja que que voce ajuda a governar nosso Pais.Sinceramente meu nobre e renomado use seu projeto de lei use seu poder para minimizar pelo menos um desses itens acima citado,talvez seus familiares sintao orgulho do sr.e o pior ainda somos obrigados a votar em pessoas como o senhor.kkkkkkk so rindo

  11. Tipinha at 2:22 pm

    Amigos,
    Vejam bem nesse mundo tem de tudo né!!!!! “nobre” Deputado Mentor te garanto que você ficaria bem mais FAMOSO usando o seu “precioso Tempo” elaborando projeto de lei que defendesse os interesses da família “brasileira”: Segurança pública, educação de qualidade, Saúde, capacitação profissional, MAIORIDADE PENAL, TETO MÍNIMO PARA APOSENTADORIA QUE O TRABALHADOR POSSA SOBREVIVER. Amigos quantos atletas hoje nesse exato momento precisa de um patrocínio para seguir não só no mundo das lutas mais em vários outros esportes…… “Pelo amor de Deus” Vossa Excelência deveria ter vergonha…. oque seria de Carlos, Hélio e Carlson Gracie, Marcos Ruas, ha!!!!! Pedro Hemeterio, José Aldo, Wallid, Oswaldo Fadda se não fosse a Luta, viveria uma vida medíocre como a grande maioria das pessoas desse País por causa de Larápios, enganadores e usurpadores de dinheiro público espero que não seja o caso do Vossa Excelência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *