UFC em debate: pode o “melhor lutador do mundo” ser leigo em defesa pessoal?

Share it
Jon Jones UFC NY police

K-9: o astro do MMA Jon Jones corre de um cão policial em Nova York. Foto: Divulgação.

Como repetia grande mestre Helio Gracie, pode um faixa-preta ignorar como sair de uma gravata? Pode um campeão não saber o básico de defesa pessoal? Tal questão ganhou novas pinceladas com a ida recente do todo-poderoso Jon Jones, jovem campeão do UFC, à polícia de Nova York.

O dominante dono da categoria até 93kg, historicamente a mais cultuada (e equilibrada) do MMA mundial, participou de um curso de treinamento na polícia e cometeu alguns pecados, digamos, mortais quando o assunto é defesa pessoal para forças armadas e policiais, tal qual entregar a arma ao bandido na hora da abordagem.

Confira o aproveitamento de Jon Jones entre os policiais, no divertido e instrutivo vídeo divulgado em fevereiro:

Noves fora o relaxamento de “Bones” Jones no teste, fica evidente a falta de experiência do campeão do UFC no assunto defesa pessoal. Como atleta profissional e exemplo de eficiência no Octagon, você acha que Jon Jones precisaria dar o exemplo e ser versado em defesa pessoal para as ruas? Artes marciais mistas precisam necessariamente ser artes marciais completas, ou apenas entretenimento?

Enquanto a gente deixa o debate comer solto, relembre dois ou três macetes de Jiu-Jitsu e autodefesa para você não cair nos mesmos erros do campeão do UFC. No primeiro vídeo, veja ali pelos 2min da reportagem uma das maneiras que o Jiu-Jitsu ensina a tomar uma pistola, na aula do faixa-preta Ronaldo Cardoso.

http://www.youtube.com/watch?v=y512dyA7NXk

Neste segundo vídeo, aprenda com professor Relson Gracie algumas das mais simples e eficientes técnicas de defesa corpo-a-corpo, aprendidas diretamente da fonte – o pai e professor Helio.

Ler matéria completa Read more
There are 19 comments for this article
  1. deilsonbjj Andrade at 1:06 pm

    sou faixa preta de jiu jitsu e marrom de judo,e sempre treinei a parte de defessa pessoal e indispensavel para ser um verdadeiro faixa preta,hoje em dia e so o cara ganhar uma luta de mma que ja te dao a faixa preta sem a devida avaliaçao especifica ai e esse resultado que vcs viram com o jon bones

  2. Rich at 1:40 pm

    o negocio eh q hoje em dia o jj e outras artes marciais estao sendo aprendidas para competição… e nao pra defesa pessoa… e os dois sao caminhos bem distintos… pq como ja falou em um comentario ai… vc nao treina o jj ou o muay thai ou o boxe… com 1 contra 2 ou 3… q eh oq acontece muitas vezes numa briga na rua… ou em um assalto e tudo mais… hj eh focado pras conpeticoes… agora se quer aprender defesa pessoal existem outras artes marciais q se focam nisso… como o kravmaga… intao va e faça algo disso…

  3. graciemag at 2:24 pm

    Se ele não foi eficiente num combate corpo-a-corpo com um cara armado, isso não mostra que ele é falho em defesa pessoal?

  4. Augustomma at 7:14 am

    Juliapaulistinha

    Não fala besteira, systema é uma ciência,cria por um povo guerreiro,famosos pela vasta quantidade de modalidades em que são bons,um país onde a cultura da luta é tradicional e não modismo como no Brasil,systema é treinado por forças especiais,militares diversos,seguranças e civis mais inteligentes que você pelo visto,não sei onde você presenciou tal charlatanismo,pois até onde eu fui na prática do método,vi,provei,treinei algo único que me ajudou e ajuda na visão total das artes marciais como elas devem ser,me perdoe mas você como 99% dos praticantes de artes/esportes,não sabem o que é real de fantasia,o que separa títulos, de regras de sobrevivência,você deveria ter tido a chance de tentar a sorte com um mestre na técnica ao invés de presenciar!

    • Praticante de systema at 12:17 pm

      Deixa eu parar pra rir de você: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
      Pobre incauto…

  5. Augustomma at 7:23 am

    A verdade é que se 99% dos atletas de MMA tirar um nordestino ou gaúcho do sério e esse partir pra cima com uma faca em mãos,é melhor que tenha uma arma de fogo em sua posse,pois se não tiver será morto com certeza,existem diversas artes/ciências no mundo onde o foco é sobreviver,e o jiu jitsu faz tempo perdeu essas características naturais,essas as quais mestre hélio defendia como a espinha dorsal do nosso jiu-jitsu,a verdade é que não se ensina nada de forma seria e segura,as defesas praticadas como sendo para uma situação real,isso quando se treina alguma,são para gringo ver,pois simplesmente não funcionam,então vemos os atletas de jiu-jitsu,trazendo de volta uma maldita tradição que é desmerecer as outras artes/ciências/esportes,não nessa ordem,coisa feia,eu sou um dos poucos que bebe da fonte de ambas as visões,e posso provar que meus amigos atletas não sabem se defender,se essa for uma situação de real perigo!

  6. Augustomma at 1:24 pm

    Praticante de Systema

    Você é retardado amigo?Acebei de defender o método e você vem com essa risadinha idiota!Pronto,quero saber,treina com quem e onde?

    • Praticante de systema at 2:33 pm

      Eu errei amigo!
      Eu queria rir da menininha idiota!
      Mas não sei onde apaga esse comentário!
      Treino com o Gafa por quê?

  7. Jack at 9:23 pm

    eh bom destacar que sempre que a defesa pessoal deve ser o ultimo recurso a ser usado…a covardia do crime hoje em dia eh muito diferente dos tempos do sansei Helio , Carlos Gracie. Qualquer moleke na rua atras de trocados para drogas esta armado e nao pensa 2 vezes. Ja listei mais de 12 faixas pretas de JJ e Judo no Brasil que morreram ao reagir a assaltos, desde 2008. Oss!

    • Praticante de systema at 10:42 am

      Em novembro vamos ter um seminário com um ex-spetsnaz instrutor sênior de systema, igual ao que tivemos no ano passado.
      É aberto a qualquer pessoa praticante de arte marcial ou leiga.
      Vai ser em São Paulo.
      Aparece lá pra ver se é distante de um combate real!
      Se tiver coragem é claro…

  8. Augustomma at 3:00 am

    Barbara

    Em resposta ao seu jeito inteligente de pensar eu apenas te digo,boa sorte,pois não sei em que país você vive,pois a lei maria da penha nada faria para lhe salvar a vida em caso extremo de perigo,eu respeito todos os meus amigos de todos os estilos os quais pratiquei e pratico,em um desse estilos possuo a graduação de faixa preta como o judô por exemplo,e simplesmente sei que eles em casos de perigo contra arma de fogo,ou armas cortantes nada poderiam fazer,tudo pode ser falado sobre técnicas como o systema já citado,ou o famoso krav maga,ou o kali,ou o nosso kombato,porém uma coisa é certa,existe mais treinamento visando a realidade nas ruas,mais estrategia de sobrevivência nestas metodologias do quem 99% das academias!Você falou do MMA e que nenhum praticante de systema se testou com atletas do esporte,ledo engano!Sim,esportes existem regras,afinal métodos que visam a realidade colocam tudo que os esportes tiram,como no saco de chutes no saco,como algumas formas de cotoveladas,dedo no olho,quebrar dedos com torções e etc,ou seja minha querida,cada um em sua praia,porém em uma situação de real perigo eu prefiro as horas de treinos de técnicas ditas charlatanismo,do que aquelas limpas que uso em minha lutas esportivas!

  9. Praticante de systema at 10:42 am

    Em novembro vamos ter um seminário com um ex-spetsnaz instrutor sênior de systema, igual ao que tivemos no ano passado.
    É aberto a qualquer pessoa praticante de arte marcial ou leiga.
    Vai ser em São Paulo.
    Aparece lá pra ver se é uma dança.
    Se tiver coragem é claro…

  10. Praticante de systema at 10:50 am

    Existem mulheres praticantes de systema também.
    Você pode se testar com uma delas.
    Só lembrando que a frase: “isso não vale”, não existe em nossos treinos.
    Então, se você levar uma bela de uma surra porque entrou achando que é uma coisa e, na verdade é outra, azar o seu.
    E, um expert em systema sabe o que fazer para sobreviver.
    Não nos interessa ser melhor que o Anderson Silva, até porque mesmo ele diante de um expert desses com uma faca morreria em poucos segundos.
    Já levou um corte de faca em velocidade total?
    O mundo mágico de Dana White não reflete a realidade das ruas filhinha!

  11. Praticante de systema at 1:24 pm

    Terminações nervosas existem pelo corpo todo e, quando acionadas por um expert, causam essas reações!
    Mas você deve ser uma ultra-super-hiper-maxi-mega lutadora invencível melhor que todos pra sempre, então não precisa saber a diferença entre lutar pra sobreviver e lutar dentro de regras.
    Acho que nem o Chuck Norris bate em você!

  12. Praticante de systema at 6:50 pm

    Pra quem acha (achar é a mãe de todos os erros), que o systema não pode ser usado em MMA, existe um expert chamado Val Riazanov, que além de ser ex-agente da KGB expert em systema, é ex-campeão de judô e sambô e está treinando alguns atletas com os princípios do systema para serem usados em um octógono.
    Lembrando que, dentro de regras, não se pode esperar um resultado mágico, mas já houve atletas vencedores em eventos menores de MMA e, em breve, quem sabe algum possa chegar ao UFC?
    Um vídeo de demonstração aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=7-rJ5oZS2eI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *