Campeão de Jiu-Jitsu estuda como neutralizar o berimbolo

Share it

Carlos Esquisito na sede da CheckMat Amazônia. Ele desenvolveu com o campeão panamericano Lucas Leite uma posição de defesa interessante. Foto: Divulgação

O berimbolo, jogo muito bem executado pelos irmãos Mendes, que sempre chegam a posições vantajosas partindo dele, é um quebra-cabeças para muitos lutadores de Jiu-Jitsu. Esse “esqui-jitsu”, estudado por 11 entre dez atletas, ainda carece de uma solução que freie e evite o famigerado embolo das pernas.

O amazonense Carlos Holanda, o Esquisito, envia com exclusividade para o GRACIEMAG.com seu antídoto para o berimbolo, onde a pegada precisa na calça e o gancho por dentro das pernas são detalhes cruciais. Confira a aula do campeão e professor da CheckMat Amazônia no vídeo a seguir, produzido pelo colaborador Arthur Castro.

Ler matéria completa Read more
There are 20 comments for this article
  1. MANAUS-AM at 12:52 am

    Vamos respeitar o atleta que já foi campeão mundial, Europeu e o escambal mano.Alecio neto que duvido muito que esse seja seu nome, O Carlos Holanda e pluma a 12 anos tenho certeza de que se vc que ver ele fazendo a posicao mesmo basta vc descer pro Pluma ele irar te motras de certeza.Ou vem aqui em manaus e da um treino com ele dispeitado.OSSSSSSSSSSSS

  2. Carlos Vieira Holanda at 1:06 am

    Alecio, se é que é esse mesmo seu nome, eu apenas quero contribuir com a evolucao do Jiu-Jitsu ate porque eu amo a arte, me desculpa se eu lhe atingi tentando mostrar uma solucao para uma posicao que eu acho umas das mais perigosas no Jiu-Jitsu. Fica na Paz irmaooooo.

    • Jack at 9:12 pm

      Parabens pela diplomacia champ, isso faz falta no meio esportivo infelizmente! Prefiro que atletas como voce, ou qualquer um que cai no tatame, da o suor nas competicoes, que deem dicas, sugestoes aqui no site, do que os filhos do sensei Rorion que vivem soh de teoria e não competem nada. Abraco!!!

  3. Daniel at 9:00 am

    Na moral, quem está mostrando essa posição é um campeão mundial e provavelmente quando vc começou no jj ele já era faixa preta e não tinha esse negócio de osssssssssss

    • BoiDePiranha at 11:09 am

      oosss ja existe ha muito tempo…veio do judo! agora, o que ta acontecendo é uma banalizacao do oosss pelos jiujiteiros que nem sabem o que é….o cara fala uma babaquice dessa tentando desmoralizar o mestre e solta um ooss depois…brincadeira….

  4. Dannthomas News at 10:03 am

    o detalhe e mt funcional e uma forma de compartilhar com a evolução do esporte, agora ficar falando besteira via PC nao soma em nada na evolução do esporte parabens esquisito e lucas abç malocka

  5. Vinicius de Barros at 11:56 am

    Grande Carlos Holanda ‘ Esquisito ‘, muita boa a posição, queria te pergurtar uma coisa, para os mais pesados, você não acha que na hora do giro pode ficar a pé muito exposto não ? Pois a gente que é mais pesado temos mais dificuldades de fazer estas posições e muitas das vezes a exposição dos pés é fatal…Agradeço a atenção e grande abraço, até os próximos campeoantos, torço muito por você, abraços !

    • Carlos Vieira Holanda at 2:16 pm

      Estou entendendo voce Vinicius, Bom no meu caso quando meu oponente tenta o ateque no pe, ele abre espaco para eu ir para a costa dele, normalmente que faz o bomribolo resiste be no pe, no caso dassa defesa do bimribolo temos que ficar bem atento para algumas questoes, eu venho fazendo ela a 1 ano e tive a certeza que funcionava quando meu parceiro de treino lutou contra o Ary Farias na final do brasileiro de 2011 Gabriel Moraes e como todos sabem o ary e uns dos que melhor faz o Bimribolo,algumas pessoas acham que isso e uma posicao e apenas um detalha para inibir o percurso de ida para a costa ou a tentativa de ja cai passando sua guarda muito obrigadooooo.

  6. Carlos Vieira Holanda at 2:37 pm

    Bem lembrado Tipinha o Augusto Mendes e um fenomeno eu mesmo sou fanzao dele, na verdade para o meu oponente fazer o giro ele tambem ira ter que fazer suas pegadas e nesse momento voce tbm tera o tempo para fazer as suas, ja no ataque do pe, ha possibilidade sim, so nao pode tirar o gancho na hora que tiver atacando o pe ou seja, na botinha ou na americana, so tomar cuidado no caso do seu oponente ter puxado voce primeiro para guarda e embolar voce ai voce defende e ele sobe, eventualmente serar 2 pontos pra ele.Facebook carlos Vieira Holanda Holanda

  7. Vinicius de Barros at 5:52 pm

    Rafael, Beleza ? Me dá uma opinião… Como falei com o Esquisito, a gente que é bem mais pesado, pois você luta de pesado ou super se não me engano, não ficamos muito expostos com o pé no primeiro giro ? um cara com força, digamos vc e o rodrigo, por exemplo que tem um força grande ( Pois ja lutei com ele ) pegaria o pé com facilidade não ? o que acha, me dá um luz ai e uma opinião, pode ser ? Acha meio arriscado a gente fazer esta posição ? se bem que é excelente a saida mostrada aqui pelo esquisito, muito boa mesmo.

  8. Musical 7 at 4:04 pm

    Devemos ignorar os comentarios q mao servem para evolucao do jiu jitsu..parabens ao mestre q se dedica a estudar essa arte maravilhosa.

  9. Evaldo at 7:14 am

    Na teoria funciona,,,precisamos ver isso posto em pratica contra os reis do berimbolo,,,näo faltaräo campeonatos para experimentar,,,,apesar que eu acho que para parar o Rafa mendes essa posicäo näo vai funcionar,,,pela velocidade imposta pelo Rafael,,,mas tentem ,,quem sabe funciona…eu acho que näo…!!! Bons treinos a todos,,,!!!

  10. Jose at 1:36 pm

    Po excelente posição. Mas “as costas” é o correto. Desculpe-me pelo comentário, mas um aprendendo com o outro, vamos muito mais longe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *