Os detalhes do esgana-ganso de Daniel Sarafian no TUF Brasil

Share it

Daniel Sarafian (de bermuda branca) na luta contra Renée Forte. Foto: Divulgação/UFC.

No terceiro episódio do TUF Brasil, exibido nesse domingo, o time de Vitor Belfort, a equipe verde, abriu 2 a 0 sobre a equipe azul de Wanderlei Silva. E o melhor, graças ao bom Jiu-Jitsu, como a equipe do GRACIEMAG.com torce sempre.

No combate que fechou o domingo na TV Globo, Daniel Sarafian venceu Renée Forte de forma categórica. Daniel dominou as ações no primeiro round, aplicando bons socos e chutes. Já na segunda etapa, o paulista defendeu uma entrada de queda e pegou as costas de Renée, para encaixar um estrangulamento e encerrar a peleja.

Aplausos do nocauteador Junior Cigano

“Se tivesse ocorrido no UFC, o golpe teria recebido finalização da noite”, comentou o visitante e comentarista de luxo Junior Cigano, campeão dos pesos pesados do UFC que hoje está sem desafiante devido ao doping de Alistair Overeem.

O árbitro Mario Yamasaki levanta o braço de Daniel Sarafian. Foto: Divulgação/UFC.

Agora, o time verde de Vitor Belfort já tem dois lutadores na semifinal, Godofredo Pepey no peso-pena e Daniel Sarafian na categoria médio.

O que poucos repararam na luta, porém, é que o golpe usado por Daniel Sarafian não foi um mata-leão normal, e sim um esgana-ganso – tipo de mata-leão sem a mão por trás da cabeça, cujo nome teria sido batizado pelo próprio grande mestre Carlson Gracie, proefssor de Belfort.

Chamamos um outro pupilo de Carlson para explicar o golpe para o espectador comum.

“Quando ele dominou as costas e pegou o pescoço fazendo uma gravata, ele percebeu que se tentasse encaixar o braço por trás da cabeça poderia perder o golpe, ou dar a chance para Renée Forte colocar o queixo no peito e defender-se”, explica Osiris Maia, um dos mais de cem faixas-pretas formados por Carlson. “Ele então partiu para o esgana-ganso, que é o apelido desse mata-leão sem o braço atrás da cabeça. A pressão é no punho, e quem aplica o golpe traz a cabeça do adversário contra o peito, diferente do mata-leão, em que a pressão é feita com o antebraço”.

Para conferir o combate completo entre Daniel Sarafian contra Renée Forte no TUF da Globo, clique aqui.

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article
  1. Mia Andrade at 4:19 pm

    Gostei da luta, a finalização foi bonita mesmo.

    Parabens Vitor ta fazendo um belo trabalho.

    Vanderlei ñ tem nada p/ falar, fica calado que é mais bonito, sem cultura é osso de aturar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *