A revelação Renato Cardoso, o eficiente campeão absoluto marrom do Pan 2012

Share it

Renato Cardoso no alto do pódio da faixa-marrom, peso médio. Foto: Arquivo Pessoal.

Ele finalizou todas as nove lutas que disputou no Pan de Jiu-Jitsu 2012, em Irvine, na Califórnia, abocanhando o ouro no peso médio e no absoluto. Grande revelação do campeonato, o faixa-marrom Renato Cardoso (Checkmat), de 23 anos, mostrou não apenas um jogo afiado, mas versátil.

“Foi um dos campeonatos mais importantes que já lutei na minha vida, fiz cinco lutas na categoria médio e quatro lutas no absoluto, todas vencidas por finalização, sendo a final do absoluto a mais rápida – peguei aos 30 segundos com uma chave americana no pé, uma das especialidades da casa”, contou a fera ao GRACIEMAG.com. Renato venceu no peso Adam Piccolotti (Raul Castillo), e no absoluto Aaron Michael Johnson (Alliance).

“Três lutas foram finalizadas por triângulos, cinco foram finalizadas com a chave de pé reta e a final com a americana do pé”, completou ele.

Segredo da eficiência no Jiu-Jitsu

Paulistano de nascimento, criado em Caruaru, Pernambuco, Renato agora está radicado em Santos. “Sou um atleta que sempre luta em busca da finalização, a pontuação é consequência. Isso é sempre enfatizado pelo meu professor Rodrigo Cavaca”, diz o atleta, que deixou uma dica para o leitor. “Acho que finalizo muito pois faço sempre meus drills, as escolinhas das posições, antes de começar os treinos. É uma forma de aquecer e ficar com a posição no automático”.

Mesmo após passar o carro, o representante da Checkmat admite que aprendeu muito no torneio da IBJJF. “Aprendi em especial que tudo pode acontecer, basta acreditar, pois passei por várias dificuldades para bater o peso, minha imunidade caiu, tive febre, dor de garganta.. Em razão disso pensei em desistir após a primeira luta do absoluto, devido a fortes câimbras, mas o Cavaca não deixou em nenhum momento eu desanimar ou tampouco desistir. Quando cheguei à final, o Cavaca olhou para mim e disse: ‘Essa é a luta da sua vida, você sempre quis isso e se você ganhar a equipe passa de quarto lugar para vice-campeã no geral!’. Graças a Deus foi isso o que aconteceu”, contou a fera, que já tem outro alvo na mira.

“Quero ter o mesmo desempenho no Brasileiro e no Mundial, e tentar conquistar o peso e o absoluto nos dois”. garantiu Renato, antes de agradecer aos companheiros.

“Queria dedicar este título primeiramente a Deus, sem ele nada disso teria acontecido, e a meu pai, a minha mãe e a minha filha que estão longe de mim; ao meu professor Rodrigo Cavaca, a todos os parceiros de treinos e ao meu patrocinador Koral”, encerrou.

Veja Renato Cardoso em ação contra Kit Dale, na semifinal do peso médio, e aprenda a finalizar no pé como ele faz.

Ler matéria completa Read more
There are 11 comments for this article
  1. Ricardo Rodrigues at 4:30 pm

    Posso dizer que o Captº RC como é conhecido na academia além de ótimo atleta é um ser humano impar!
    Tenho orgulho de ser aluno dele!
    ‘Bora Treinar seus Frango Mole’ by RC

  2. HuggoBello at 11:17 am

    Estamos juntos IrmãoZão!! Manda ver nos treinos, que estão vindo mais vitórias aí!! Fica com Deus!! ossssssss

  3. Hemeterio Cardoso at 11:37 am

    Nós sabiamos que você seria um vencedor!!! Parabéns meu filho

    Painho Hemeterio e Mainha Marlene que tanto te ama!!
    Valeu guerreiro
    Caruaru-PE

  4. Vanessa at 11:40 am

    Renato você foi merecedor dessa vitória, pois você conseguiu tudo que almeijou
    vitórias maiores virão pois eis um guerreiro!!
    De sua querida irmã Vanessa
    Caruaru-PE

  5. Jackindio at 12:16 pm

    AGORA COMEÇAR A PREPARAÇÃO PRA MAIS UM BATALHA,QUE POSSA VESTIR SUA ARMADURA E SEGUIR PRA O BRASILEIRO E O MUNDIAL DE JIU-JITSU E ARRASTAR TUDO.POR QUE SEI QUE VC TEM MUITA CAPACIDADE PARA ISSO MEU MESTRE E VC VAI LONGE RENATO CARDOSO GUIMARÃES ,OSSSSSSSSSSSSSSSS

  6. Júnior Telão at 1:31 pm

    E aí garoto, Ficamos felizes por mais uma vitória das muitas que virão pela frente , pois Pedimos muito a Deus para que esse momento fosse glorificado e Deus nos ouviu, e estamos orgulhosos aqui em caruaru por você. Que Deus te abençoe hoje e sempre… sim ia esquecendo desde já estamos já torcendo por você para o mundial… Júnior Telão, Tia, Soares e todos…Caruaru-PE

  7. Tarcisiojardim at 1:03 pm

    Essa performance não foi nenhuma novidade pra mim. RC é sinistro e vai trilhar um caminho de vitórias igual a esse na faixa preta. OSsssss. Tamo junto irmãozão…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *