
Tererê nos anos de ouro, no Tijuca, em foto de Gustavo Aragão/GRACIEMAG.
Como o fã de Jiu-Jitsu soube ontem aqui no GRACIEMAG.com, o campeão Fernando Tererê se vê novamente envolvido numa luta inglória contra as drogas, no morro do Cantagalo em Ipanema.
Sem outra saída, familiares e amigos do faixa-preta carioca que encantou os ginásios na última década divulgaram uma conta corrente para arrecadar fundos para uma internação em clínica de recuperação. O medo é de uma tragédia. “Ele alterna o uso de drogas com comportamentos violentos em casa. O medo de todos é de uma tragédia no morro, mas não vamos desistir dele nunca! Ele voltou da Inglaterra bem doente, e a cada dia fica pior. O Tererê continua sendo aquela criança que o pessoal do Jiu-Jitsu das antigas conhece bem, é o nosso campeão e não podemos perdê-lo”, diz o amigo Elan Santiago, da Alliance.
Meta de arrecadar 15 mil por 4 meses de internação
“Pelos cálculos da família, são necessários 15 mil para quatro meses de internação, mais a remoção que o Eduardo Telles se comprometeu a pagar. Estão todos muito tristes, mas é preciso lutar para interná-lo, e logo”, completa Elan.
Para ajudar Fernando Tererê, a conta é:
Banco Bradesco
Agência: 002786
Conta corrente: 500206-0
Em nome de Regina Helena Carvalho da Silva
CPF 082-638-527-30.
Relembre o lado mais suave de Tererê, na final do Mundial de Jiu-Jitsu 2004, no Rio, contra o mais pesado Fabricio Werdum, hoje astro do UFC.
http://www.youtube.com/watch?v=xXS2-c-f01M
http://www.youtube.com/watch?v=I9yrBAVCQ74
Estou muito triste,galera todos falam q ele tem q se ajudar,mas do jeito q ele esta ele ñ raciocina mais da mesma forma,esta esquizofrenico,então ele so pensa na droga,então uma internação forçada seria uma boa saida,ele vai sofrer muito com a abstinencia enqnto tiver internado,mas depois q passar um pouco a abstinencia ele vai cair em si e ver q ou ele muda ou vai morrer…E outra mostrem a ele q tem um DEUS maravilhoso esperando ele de braços abertos e so ele proicurar q vai achar a salvação nas maos do DEUS de milagres e causas impossiveis…
Olha é muito complicado saber se ele quer ou não, nesse momento acredito que não tem mas comando sobre seu corpo e mente, não que ele tenha errado por que quis, mas vc tem que evitar pessoas e lugares, não podemos brincar com a nossa natureza jamais, não podemos achar que somos forte que superarmos, p/ ficar se testando, é uma barra muito dificil so sab quem passa ou ja passou, muitos dizem: ajudar de novo p quer se o cara volta, blz entendo. Mas tenta imaginar quando essa pessoa com um talento enorme um potencia incrivel é um irmão um primo ou ate mesmo teu melhor amigo, CARA TU NUNCA VAI QRER DESISTIR DELE (amor incondicional) E o que significa este Amor Incondicional? É tão divino que o humano tem dificuldade até na compreensão desta expressão… é o caminhar na vida levando compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego… dar valor ao que realmente tem valor, é não ficar preso a palavras, gestos, fatos, eventos, situações emocionais; é relevar com compaixão as mágoas, as injustiças, as decepções vividas no nosso cotidiano… é compreender que tudo isto é muito pequeno comparado com a grandeza da alma, com a grandeza da vida.
então bola p frente se eu poder ajudar, ajudarei sim quantas vezes for preciso, é uma vida. Familia tenha fé muita fé mesmo que se ele saiu uma vez vai sair de novo. Familia não de ouvidos a pessoas que criticam por q elas ñ sabem o que é sentir isso na pele, choque de realidade ( luizjj ele ñ é coitado, concordo que ele tem que encarar a realidade, mas te digo, muitas vezes esse mundo ñ tem volta e confronta-lo ñ é a melhor saida, garanto experiencia propria).
como praticante de jiu-jitsu e médico sei que talvez ele realmente não tenha controle sobre seus atos nesse momento se o diagnostico de doença psiquiátrica estiver confirmado e ele estiver em um surto realmente as coisas fogem do controle.
vou ajudar com grana, da forma que é possível neste momento. no comentário sobre como sair dos 100kg ainda o havia usado como exemplo de superação e bom, esta noticia deixa qualquer um triste.
fica a lembrança que coisas ruins acontecem com todos. eu me agarrei no jiu quando tudo deu errado em uma época recente para nao cometer besteira e saí do poço. espero que ele também consiga.
abraço e força à família do Tererê.
Santiago- Arvorezinha/ Soledade-RS Schubert Jiu- Jitsu.
Se a pessoa não não se despertar para o compromisso dificilmente deixará de usar drogas. Acredito que o abuso de drogas, especialmente aquelas que trazem mais dados sociais e físicos é uma busca consciente pela própria morte, é um estágio de depressão e culpa superior ao valor do compromisso, com a família, com o trabalho, com os amigos e com a própria vida. Sou pessimista nesses casos e não acredito que um adulto que já experimentou de realizações grandiosas como Fernando saia dessa com uma internação. Ele precisa decidir se tem compromisso com os que o amam ou não.
Pelo que sei o estado já oferece internação compulsória à viciados em Crack. A esquizofrenia quando coloca em risco a vida do doente ou dos outros também é caso de internação.
Os melhores resultados ocorrem quando o doente aceita ser tratado. A concomitância de droga + esquizofrenia agrava o quadro clínico.
Eh um conjunto de coisas, de longa data, o que importa agora não é responsabilizar ninguem, ou mesmo inocentar, o que é urgente, essencial, contatar autoridades medicas , politcas, achar um espaço para ele se tratar via serviço pulbico (o que ainda vai incorrer em gastos com medicamentos, alimentacao adequada). Reunir o valor para o tratamento numa instituição particular, filantropica ou confessinaria, pode levar muito tempo.
pessoal, quando se fala que ele está usando drogas, é muito vago, drogas existem várias, o que ele está exatamente usando? é pedra?
Força Terere de um amigo que esteve com vc alguns dias nesta batalha.Viver e não ter a vergonha de ser feliz.Renato Moreira (gaúcho)