Como ajudar Fernando Tererê, que vive novo drama no Rio de Janeiro?

Share it
Tererê vive em Torquay, a capital do surfe na Inglaterra.

A estrela do Jiu-Jitsu Tererê estava vivendo em Torquay, a capital do surfe na Inglaterra. Foto: Acervo Pessoal/GRACIEMAG.com.

Não se trata, infelizmente, de nenhuma falsa notícia de Primeiro de Abril, e o assunto tampouco tem graça. Dono de um dos sorrisos mais marcantes do Jiu-Jitsu, o astro do morro do Cantagalo Fernando Tererê teve uma recaída e mergulhou novamente na depressão e nas drogas, uma batalha que para os amigos parecia vencida no último ano. O faixa-preta se preparava para viver serenamente na Inglaterra com a esposa, mas não se controlou e voltou ao Rio.

“Tererê está agressivo e se drogando novamente no morro carioca. A família voltou a se desesperar, e está pedindo ajuda, pois ele não quer se ajudar”, conta o amigo Elan Santiago, faixa-preta de Jiu-Jitsu da Alliance. “Os médicos diagnosticaram que Tererê está num quadro de esquizofrenia com ocorrência de surtos psicóticos, a coisa está braba. O mundo do Jiu-Jitsu precisa se unir novamente, como foi feito antes, se quisermos salvá-lo e ajudar seus pais, Lena e Tio Barriga”.

A questão agora é como. Como você ajudaria Tererê nesse quadro complicado, leitor?

Drogas nas barbas da UPP

“O certo seria interná-lo novamente, mas o custo disso é de 17 mil reais, inviável para a família e difícil de coletarmos novamente, depois de todas as campanhas bem sucedidas que foram feitas, inclusive com apoio do GRACIEMAG.com”, desabafou Elan.

Ex-sócio de Tererê na escola TT Jiu-Jitsu, Eduardo Telles soube do quadro do amigo e se comprometeu a pagar a remoção para uma clínica em São Paulo.

O quadro de Tererê expõe ainda o drama vivido em morros cariocas ocupados pelas UPPs. Segundo frequentadores do morro do Cantagalo, basta virar duas ruas do QG da Unidade de Polícia Pacificadora para encontrar bocas-de-fumo funcionando a todo vapor, em plena luz do dia. “Ninguém quer que as drogas desçam o morro, por isso a polícia faz vista-grossa aqui”, comentou um morador.

Uma hora difícil, amigo fã do Jiu-Jitsu. Qual seria a melhor forma de ajudar?

Comente com a gente. Caso queira colaborar, entre em contato com Elan Santiago, no email: elansantiago@yahoo.com.br .

Ler matéria completa Read more
There are 28 comments for this article
  1. Weslley at 3:31 pm

    Infelismente o mundo das drogas é esse, são poucos que se recuperam e param de usar, mas sempre tem recaídas ! muito triste o caso do terere um grande atleta, que mereçe ajuda de todos !.

  2. Leanero Mg at 5:04 pm

    Difícil se recuperar definitivamente!!!! A melhor forma é mostras as pessoas, principalmente aos jovens, digo aqueles nossos coleguinhas adolescentes, faixas brancas, que esse é um caminho sem volta, … que se tiver a cabeça boa, vai pra frente, mas se entrar nas drogas, passa vergonha, perde a familia, perde a confiança, perde oportunidades, … ISSO SERVE PARA O ALCOOL, MACONHA, COCAINA, BALA, essas porcarias todas ai que hora ou outra vão de deixar na mão.

  3. Markinhosgracie at 5:49 pm

    sou de teresina PI, ex praticante de judô e jiu jitsu, mas q sempre acompanha as lutas de jiu jitsu, judô e vale tudo pela net e sky.
    gostaria q pessoas de bom coração e com uma condição financeira boa ajudassem o fernando tererê, ele nem me conhece, mas sou fã do seu jiu jitsu!!!!!!!!

  4. Adrianoderosa at 8:09 pm

    JA ERA TERERE QUEM NAO SE AJUDA NAO PODERA SER AJUDADO, ISTO ESTA NA RAIZ E NAO TEM CURA, A CURA É DEUS SE ENTREGA A DEUS…

  5. Rafael pqd at 10:15 pm

    somente ele e mais ninguém, pode se ajudar. A luta contra as drogas começa pela pessoa.Hoje nosso pais vive essa realidade que não escolhe classe social para atacar, por isso é de vital importância que os pais orientem seu filhos.
    Viva o esporte, viva o jiu-jitsu!!!!

  6. renato at 10:17 pm

    porque não fazer um campeonato nos moldes da copa podio com grandes nomes, patrocinios de marcas consagradas como koral, keiko e etc, pagamento de ingresso de 10 a 20 reais em um ginasio grande, com o auxilio da sportv ou canal combate…….lutas casadas como rodolfo vs roger, walid vs royce …….nao sei basta ter força de vontade……….

  7. Jack at 10:55 pm

    Esquizofrenia eh coisa seria mas quem tem orientacao medica e toma os remedios corretamente, leva uma vida normal, mas pelo visto sera necessario uma força conjunta, uma colaboração coletiva para ajuda-lo, no Brasil, ou fora. Deus toque a todos! OSSS!

  8. Francisco_bjj at 12:06 am

    Realmente ele tem que querer ser ajudado, sair do país seria uma boa pra ele, porem o cara foi ajudado, todo mundo do jiu-jitsu se mobilizou, e então cara volta de novo, Deus te coloca tanta gente boa na sua frente e depois de tudo vc erra de novo, poxa!!! Desculpa mas eu fico p…da vida com cara que tem oportunidade na vida, e ferra com tudo! Tanta gente querendo fazer oq ele ja fez, dar seminarios, aulas etc…mas a estrela não brilha, e a do Terere brilhou e ainda brilha, mas aí o cara vai e faz tudo errado de novo. Vai entender!

  9. LuizJJ at 11:29 am

    Po, de novo ? aí não tem oq fazer, ele é como se fosse o Adriano jogador de futebol, oq adianta todos nós querermos ajudar se ele mesmo não quer se ajudar ? podemos fazer campanhas e arrecadarmos milhoes e ele ser internado mas infelizmente oq parece é q nao adianta muito… como disse o amigo ali tanta gente ralando, passando necessidades, fomentando o sonho de ser um grande campeao um dia e outros jogando tudo no lixo, ou melhor “queimando” tudo.. lamentavel uma grande perda pro esporte

    • Felipe Amorim at 8:59 pm

      talvez quem rale no tatame e sofra tanto na vida como voce mesmo diz, não pensa assim, muito pelo contrário, quem tem um mínimo de consideração pelas pessoas,se lamenta ver um talento ser desperdiçado de forma tão absurda e tola, e olha que não é só o terere não, paulão até pouco tempo atrás estava com um problema parecido, alguém tem notícias do paulada? e o jorge navalhada o que aconteceu com ele? era fanzaço do cara, gente pelo amor de deus, até quando a sociedade vai se dobrar pra essa desgraça????

  10. LuizJJ at 11:47 am

    apagaram meu comentario só pq eu disse oq penso ?
    sou fã dele tb e do jiu jitsu, mas é complicado o cara nao querer ser ajudado… ontem eu fui em um campeonato onde o absoluto faixa azul dava 600 reais e um lutador perdeu na semi-final, dava pra ver q ele passava dificuldades e estava precisando muito do dinheiro pois ele ficou em prantos depois q perdeu a luta q ficou empatada e o juiz deu a vitoria pro outro, agora pq nao fazem campanhas para arrecadar dinheiro e investir em talentos q sofrem com dificuldades financeiras e tem um sonho de serem grandes campeoes um dia ?

  11. Olamparina at 12:40 pm

    O melhor é fazê-lo tomar responsabilidade.
    Medicá-lo, tráta-lo, e fazer com que ele encare tudo o que está causando.
    O usuário de drogas tem de ser confrontado.Sempre o tratam como coitado.
    Ele tem de ser responsabilizado…Todos ajudam e ele volta, mas ninguém dá nele um choque de realidade.
    Está doente e tem de ser tratado como tal, mas não pode ser inocentado de suas falhas.
    é assim qeu se trata um dependente, fazendo primeiro com que ele consiga ver sua culpa, e após começar a tratar.
    Deus abeçoe este rapaz.

  12. RGR_2012 at 12:46 pm

    Fico muito triste pelo Tererê, porém como os colegas estão dizendo… Antes de iniciar qualquer campanha, ele tem que querer!!!
    Nada vai adiar se o cara não quer ser ajudado…Sinto pela família dele e pelo jiu-jitsu que está perdendo um grande atleta.
    Acho viável tornarmos isso público e fazermos uma campanha para mostrar para os jovens que estão entrando agora no nosso esporte o que a droga faz!!!

  13. Mia Andrade at 1:40 pm

    Olha é muito complicado saber se ele quer ou não, nesse momento acredito que não tem mas comando sobre seu corpo e mente, não que ele tenha errado por que quis, mas vc tem que evitar pessoas e lugares, não podemos brincar com a nossa natureza jamais, não podemos achar que somos forte que superarmos, p/ ficar se testando, é uma barra muito dificil so sab quem passa ou ja passou, muitos dizem: ajudar de novo p quer se o cara volta, blz entendo. Mas tenta imaginar quando essa pessoa com um talento enorme um potencia incrivel é um irmão um primo ou ate mesmo teu melhor amigo, CARA TU NUNCA VAI QRER DESISTIR DELE (amor incondicional) E o que significa este Amor Incondicional? É tão divino que o humano tem dificuldade até na compreensão desta expressão… é o caminhar na vida levando compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego… dar valor ao que realmente tem valor, é não ficar preso a palavras, gestos, fatos, eventos, situações emocionais; é relevar com compaixão as mágoas, as injustiças, as decepções vividas no nosso cotidiano… é compreender que tudo isto é muito pequeno comparado com a grandeza da alma, com a grandeza da vida.
    então bola p frente se eu poder ajudar, ajudarei sim quantas vezes for preciso, é uma vida. Familia tenha fé muita fé mesmo que se ele saiu uma vez vai sair de novo. Familia não de ouvidos a pessoas que criticam por q elas ñ sabem o que é sentir isso na pele, choque de realidade ( luizjj ele ñ é coitado, concordo que ele tem que encarar a realidade, mas te digo, muitas vezes esse mundo ñ tem volta e confronta-lo ñ é a melhor saida, garanto experiencia propria)

    AGORA É COMO EU DISSE NO COMEÇO: EVITAR PESSOAS E LUGARES. BJOS E QUE DEUS ILUMINE TDOS QUE TORCEM POR ELE.

    • Felipe Amorim at 9:59 pm

      samurai dos teclados, atrás de um mouse, destila o ódio, voce ajudou o cara? se ajudou não passa na cara não, porque aí não é ajuda, terere não tá te “tirando” não, a dependencia química é um inferno, talvez voce não saiba disso….. se contenha.

  14. Felipe Amorim at 8:54 pm

    o que eu vou dizer aqui é forte, mas sempre foi a realidade, me lembro que alguns anos atrás a revista veja trazia uma reportagem de capa com o seguinte título: POR QUE ELES FORAM JOVEM DEMAIS?, e nessa materia relatava a morte da modelo da antiga revista capricho a Adriana de Oliveira que morreu de uma overdose na casa de praia do namorado, era um rosto muito conhecido no meio da moda, no final dos anos 80 e comecinho dos 90, e também tinha o relato emocionado da mãe do faixa preta Marcelo Behring que foi assassinado na ladeira dos tabajaras, ela deixou o seguinte conselho que nunca me esqueço: a dependencia química é como um botão de start, todos nascem com esse problema, uns desenvolvem outros não, portanto, nunca experimente nada, pois se voce apertar esse botão, pode ser que voce não volte nunca mais, a foto trazia ela olhando a foto do faixa preta do rickson, o marcelo, anos depois em algumas andanças em tatames de judo e de jiu-jitsu, volta e meia, tinha gente entrando no banheiro e saindo freneticamente, década de 80, cheirar cocaína era cult, tava na moda, eu mesmo já treinei com cara que tinha usado estimulantes no banheiro, o cara partia pra dentro igual um bicho, olhos esbugalhados, bufava e não cansava nem a pau, então a droga sempre existiu nesse meio, não só no meio da luta, mas em muitos esportes, acredito que dar conselho para isso já se tornou repetitivo demais, todo mundo sabe que faz mal, o problema é que a sociedade glamourizou muito o vício e seu entorno, eu sinceramente, não vejo mais saída para isso não.

  15. Felipe Amorim at 9:00 pm

    richard, desculpe também a minha ignorancia, mas para voce o que é mais difícil superar a dependencia física ou a dependencia psicólogica?

  16. Joao Caetano at 10:00 pm

    Olha nesse caso.Em primeiro lgar ele próprio tem que querer se recuperar!
    Priemiro coisa a ser feita e ele ver o que está acontecendo com ele.
    Ele prescisa perceber como ele está!Podem filmar ele em uma crise.É super chato para familiáres e amigos fazer isso eu sei.Mas è um caminho!
    Em segundol lugar todos ao seu redor tem que trata-lo como um dependente químico.
    Pq ele prescisa sentir na pele o quanto ele está fazendo mal a si mesmo,o quanto está fazendo mal a todos que gostam dele!
    Filmen ele numa crise e mostem isso quando ele naw estiver em crise!
    Ele tem que ter conciência de tudo.Naw adianta igreja,muletas naw resolvem o problema! E ele tem que ficar só ele c ele mesmo.Se olhar no espelho e escolher o caminho que quer seguir na vida.
    Deve ter contato com pessoas que passaram e passam por esse problema,deve visitar instituições com pessoas com doenças,que estão lutando por uma chance p viver!Pq tem muita gente doente querendo uma chance,e ele jogando o talento e é saúde e família e amigos pela janela. Tem que chamar ele na chinxa!
    É mostrar a realidade da vida p ele.
    E naw passar a mão na cabeça dele! Naw botar a culpa em traficantes ou na polícia e etc. Ele é que está errado! E tem que admitir seus erros e melhorar,por si só! Temos que encarar a vida de cara limpa!Ela naw é fácil p ninguém.
    Muiots paparicos atrapalham as pessoas quando estão passando por esses problemas!
    Mas acho legal quem está perto dele mostrar pessoas com doenças,pessoas na rua sem casa,sem comida sem ninguém!
    E falar porra Tereré!O que vc quer? Vc tem tudo e está jogando tudo que é mais legal na vida no lixo?
    Ta na hora de tomar tenência na vida e voltar pra realidade.

  17. Francisco_bjj at 12:00 am

    Respondendo ao Felipe Amorim; eu era usuário, quase morri, tenho mais de 15 anos jiu-jitsu valeu pelo “samurai” ,graças a esse espírito de samurai de guerreiro de alma, de uma mente forte que éo que nos comanda, e pessoas abençoadas por Deus, NUNCA mais voltei para esse submando as dogras.
    Pisicolgia humana, estudo da mente, formas de controlar e manipular sua força seus medos, e seus vícios, meu maior pesar e que perdi amigos, mas não desisti deles, e em nenhum momento desestimulei a ajuda ao Terere, muito pelo contrario, vc não tem idéia oq ONGs são capazes de fazer, eu sei, projetos sociais, eu sei, vc sabe, já tentou? Pois é…não julgue por uma opinião, pois vivemos num país livre, vc pode ter certeza que minha ajuda ao terere vai chegar, ea sua? Pois é…cresça mais um pouco, e antes de criticar tenta me superar, “samurai”!! osss

  18. ErikMjj at 10:51 am

    EAI GRACIEMAG ,BORA FAZER UMAS CAMISAS EM HOMENAGEM AO TERERE ,MUITA GENTE IRA COMPRAR ,E O DINHEIRO DAS CAMISAS ,VAI DIRETO PRA CLINICA ,PRA AJUDAR ESSE CAMPEAO ,TENHO CERTEZA QUE ESSE MARKET IRA AJUDAR ESSE GUERREIRO . VAMO AGITA GALERA .

  19. Vinicius de Barros at 2:05 pm

    Na minha opinião é muito triste a situação do Tererê, afinal ele era um talento do Jiu Jitsu e respeitado por todos, com certeza as drogas pegaram de jeito aquele que um dia pegou muitos pelos tatames. Acho que ele tem querem ser ajudado, algumas campanhas foram feitas e infelizmente não teve retorno, teve regresso, a única solução é JESUS, pois este sim é capaz de solucionar grandes problemas, por que não recorrer ao GRANDE MESTRE ? Tem coisas que o homem pode ajudar, mas tem coisa que somente DEUS pode e acho que este é o caso o Tererê, quem está a frente desta campanha pense nisto… Conheço muitos casos de pessoas que foram libertas por DEUS na Igreja Universal do Reino de DEUS, levem ele lá, peçam a um Bispo ou Pastor para orar forte por ele, duvido que DEUS não irá se manifestar em favor dele, pois acho que o mal está nos caminhos do nosso grande amigo Tererê… O que nos humanos poderemos fazer com certeza faremos, mas acho que em primeiro lugar, o Tererê precisa de DEUS, depois a gente faz a nossa parte, pois se não for assim será apenas mais uma campanha para tentar e não solucionar os problemas de vez do Tererê, eu inclusive ja mandei um elamil para o Elan Santiago, e tenho a fé que ele irá reponder e ouvir o conselho de DEUS. Abraços e pode ter certeza que o que eu puder farei novamente pelo Tererê, tanto na parte espiritual quanto financeira, mas para haver luibertação so depende dele.

  20. Caio at 2:45 pm

    Só para informação dos fãns, o Terere chegou hoje para um clinica de reabilitação, tomara q ele se livre das drogas
    abrss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *