O que você faz para escapar do cem-quilos no Jiu-Jitsu?

Share it

Robert Drysdale por cima de Bráulio Estima, na faixa-marrom do Mundial 2003. Foto: Gustavo Aragão/GRACIEMAG.com

Quando você deixa o lutador de Jiu-Jitsu chegar aos cem-quilos, a posição traduz que ele está no caminho certo – e você com problemas. Ele já passou a guarda, o que equivale a três pontos no placar, e agora está pronto para montar e/ou finalizar você. Tanto em torneios como nos treinos, a posição peito com peito incomoda, e caso o cara em cima baixe o quadril a pressão é maior ainda.

Para revisar a posição, comece estudando como se ataca, com nosso GMA no Texas João Crus, professor que ensina dois ataques partindo dos cem-quilos e ainda um macete para evitar a inversão.

Agora, o GRACIEMAG.com lista 5 lições importantes para você sair da pressão, com algumas feras do pano.

1. Não abrace seu adversário

Como lembra João Paulo Marques, faixa-preta da Mossoró Combat e parceiro de treinos do UFC Gleison Tibau, “O ideal seria não deixar seu adversário chegar até essa posição. Mas, uma vez nela, nunca abrace seu adversário. Procure esconder pescoço e braços, e procure afastá-lo para repor a guarda”. Em caso de o adversário abraçar o seu pescoço, João Paulo sugere que você ganhe a esgrima e rode para as costas. “É uma saída esperta e muito eficiente”.

2. Não fique parado, se movimente

“Sempre se movimente para não deixar o oponente na boa”, sugere Rodrigo Comprido. “Fuja o quadril, para assim criar o espaço necessário para escapar”, diz o bicampeão mundial absoluto, uma das atrações do Pan 2012 e da 1ª World Jiu-Jitu Expo.

3. Cotovelos próximos dos joelhos

“O mais importante para não ficar preso no cem-quilos é usar os cotovelos e as pernas para sua proteção”, lembra Renato Tavares, da ATT Vero Beach. “Procure sempre manter os cotovelos próximos do joelhos, não dando espaço para o controle do rival, e crie espaço para escapar ou raspar”.

4. Combine várias saídas

“No cem-quilos, a melhor dica é mesmo não parar de se movimentar na hora em que o adversário estiver passando”, lembra Jonatas Novaes, campeão absoluto do Chicago Winter Open. “Não se deixe acomodar só porque ele está do lado. Naquele momento, ele ainda não está bem na posição, e será mais fácil de você sair. Agora, caso ele já tenha passado, e ganhou a posição e a pontuação, é melhor respirar e esperar o melhor momento para fazer a explosão. Procure combinar várias posições de saída, fazendo que ele defenda bastante e abra espaço para você repor a guarda ou a meia-guarda. Não se esqueça de proteger o pescoço e os braços evitando os ataques de finalização”.

5. Veja como supinar para repor a guarda

O professor Marcos Schubert (Gracie Barra Curitiba) tem várias técnicas postadas no YouTube.com, e no vídeo abaixo mostra como escapulir do cem-quilos. Schubert destaca aqui que o importante é colocar uma mão no ombro e outra no quadril, e supinar para criar o espaço. Então, é esgrimar e fugir o quadril para repor a guarda.

E para você, leitor? Qual a melhor saída? Compartilhe com a gente.

 

Ler matéria completa Read more
There are 11 comments for this article
    • Santiago at 6:21 pm

      Bom, atualmente o Professor Marcos é reconhecidamente um dos mais técnicos e didáticos professores de Jiu-Jitsu do Brasil, tanto que há uma centenas de milhares de visualizações de vídeo e pouquíssimos comentários negativos.

      Se só a estatística do dado não te convence, tomo a liberdade para te fazer um convite meu velho. Te garanto que tu vai ser bem recebido em Curitiba ou em Soledade/RS ou nas outras academias vinculadas ao Professor para aperfeiçoar a tua técnica e ver se adianta ou não o que ele ensina.

      Abraço

      Santiago

        • BJJ at 3:00 pm

          brincou ne Santiago vc so pode ser aluno dele p fl isso conheco o kara ja rolei com ele e sei q eh mto frako de jiu e essas tecnicas funcionam sim mas em um boneco so se for…
          Antes q vc fl q o kara eh fera me diz doq q ele ja foi campeao???

          • Santiago at 11:09 pm

            meu velho:

            o jiu jitsu é um estilo de vida que abrange hombridade, honestidade, caráter, pelo menos deveria ser apesar da grande maioria não prestar atenção nisso.

            eu ainda infelizmente não tive a oportunidade de rolar com ele, mas não por ele ser mais ou menos titulado e sim por que me sentirei honrado em rolar com um cara do caráter dele, que dispende atenção aos emails e que apresenta vídeos com uma didática impressionante.

            Também me sinto honrado em rolar com caras menos graduados que fazem do jiu seu dia a dia e que aprendem algo com o jiu para aproveitar na sua rotina diária.

            Ficaria honrado em rolar com outros caras também tipo um Tererê da vida que vem superando obstáculos mas não por ele ser multicampeão e sim por ele ser um exemplo de superação (por sinal a passagem que ele ensinou no vídeo recentemente adianta, é simples e direta)

            agora, eu não discuto tua opinião por que é tua opinião e como tu pode ver aqui mesmo é a minoria e se tu tiver dúvida acessa o youtube para ver como segue sendo a minoria.

            enfim é isso. se tu acha que não te serve não veja o vídeo. eu acho que serve para a grande maioria como eu que agradece, apóia e sugere de forma construtiva um jiu jitsu para a frente, simples e que pega.

            eu não entro na graciemag para dizer que sou melhor que ninguém ou para dizer “é fraco ou não é” e sim para buscar coisas que sejam úteis no meu jiu e na minha vida.

            a maioria está acima disso.

            abraço

            Santiago- Arvorezinha/Soledade-RS

  1. Dannthomas News at 7:01 pm

    o Mundial da foto foi TOP, Jacare e Drysdale sobbraran fechando o Meio Pesado e Robert cedeu sua vaga do abs pro nao tb menos sinistro hj doutor Matheus Miranda faixa preta de vitoria, mas no final foi Jaca e Lagarto em outra batalha….

  2. Andregraciezao at 11:39 am

    Grande prof Marquinhos, mais uma apariçao ai na graciemagazine, sempre colaborando com nosso jiu jitsu brasileiro, somos gratos por sua pessoa. Pois tem contribuido e inspirados muitas pessoas com seus videos abraços .

  3. Serafin at 12:47 pm

    Temos muito a agradecer ao Professor Marcos que enrriquece o nosso JJ divulgado diversos vídeos na internet. São exelentes técnicas. Um verdadeiro fenomeno do Youtube.

  4. Thiago Ferreira at 2:19 pm

    mais uma vez o nosso grande professor e irmao Marcos Schubert aparece com uma grande tecnica,nao eh atoa que a Schubert Jiu Jitsu vem crescendo a cada ano sim na America do Sul quantp na Europa,e pra vc que acha que nao funciona e ao inves de apoiar o bom Jiu Jitsu faz criticas apareca em uma de nossas filiais e e confira ao vivo se faz efeito ou nao…vamos deixar de ego bobo e apoiar mais a arte suave,alias oque vc ja fez mesmo pelo Jiu jitsu?pense nisso,um grande abraco Marquinho,Schubert Jiu Jitsu e MMA Reino Unido.

  5. Alberto Villanueva at 5:19 pm

    El profesor Marcos es un gran maestro del Jiu Jitsu Brasileño, gran técnica para escapar de los 100 kg, he entrenado directamente en su academia en Curitiba, felicidades mestre…

  6. Augustomma at 4:45 am

    Nunca vi um meio para ter tanta fofoca e nego bom em tudo: super campeões,super isso,super aquilo como no jiu-jitsu!Uma pena!Professor Marcos,excelente e completo,sabe judô,gosta de defesa pessoal,é didático,sabe ensinar,parabéns professor!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *