Quem serão os reis do Pan de Jiu-Jitsu 2012 da IBJJF?

Share it

A quatro dias do fim da inscrição para o Pan de Jiu-Jitsu 2012 – o maior e mais familiar torneio anual da IBJJF –, os astros afiam as garras nas maiores academias dos EUA, do Brasil e do mundo.

As estrelas já se aglomeram, ao menos na lista de confirmados. Confira aqui, e comece a entrar no clima com uma luta do ano passado.

Além de muita ação entre as promessas e categorias de base, a faixa-preta promete. Entre os galinhos da elite, promessa de muitas raspagens e boa técnica, em guerra sem favoritos. Estão no páreo Fabbio Passos (Alliance), Felipinho Costa (Brasa Warrior International), Brandon Mullins (GB Texas), Joseph Capizzi (Renzo Gracie) e os ágeis japoneses Takahito Yoshioka (Tokushima BJJ) e Koji Shibamoto (Tri-Force). Teremos algum outro monstro entrando de última hora para complicar a vida deles?

No peso-pluma, a parada é ainda mais indigesta, com nível de Mundial de Jiu-Jitsu – e vários campeões mundiais também. O atual, Gui Mendes (Atos Jiu-Jitsu), vai tentar comprovar o favoritismo contra Pablo Silva Santos (GB Texas), Bernardo Pitel (Nova União), Laércio Fernandes (Lotus Club), Francielio Costa (Alliance) e Henrique Costa e Silva (Marcelo Garcia), entre outros.

O pena vem com Rafael Mendes (Atos) e mais um punhado de guerreiros. Apesar de o bicampeão mundial Rafa ser o favorito, a coisa ainda pode esquentar. Em Los Angeles, Rubens Cobrinha está treinando forte, e pode pintar em Irvine. Ameaçam o reinado de Rafa caras como Renan Borges (BTT), Justin Rader (Lovato) e Paulo Eduardo (GB Campinas), além de outras feras.

Rafael Mendes aquece antes de luta de Jiu-Jitsu no Houston Open 2012

Rafael Mendes aquece antes de luta de Jiu-Jitsu no Houston Open 2012. Foto: Mike Calimbas.

O peso leve mereceria um dia inteiro só para ele, para o fã do bom Jiu-Jitsu não perder nada. Mas, na impossibilidade, não tire os olhos de Lucas Lepri (Alliance), Leandro Lo (Cicero Costha), Bruno Amorim (GB Texas), Rodrigo Caporal (Atos), Claudio Caloquinha (GB BH), Vinicius Marinho (GFTeam) e, last but not least, os americanos Ryan Beauregard (BJJ Revolution) e Jonathan Torres (Lloyd Irvin). Quem vai reinar no final?

O peso médio deve ser a segunda divisão mais tensa. Com Claudio Calasans (Atos), Marquinhos Yoshio (Bonsai), Marcelo Lapela (CheckMat), Vitor Henrique  (GFTeam), Jonatas Novaes (Brasa) e Clark Gracie (Carley Gracie), os tatames podem não aguentar a pressão.

No meio-pesado, Romulo Barral (GB Northbridge) tem a difícil missão de confirmar que é o rei da categoria, contra pelo menos 13 novos valores sedentos pelo ouro, como Marco Antônio (CheckMat), Wancler Oliveira (GFTeam), Ben Baxter (Ribeiro JJ) e Oliver Geddes (Roger Gracie).

Promessa de clássico do Jiu-Jitsu no feminino

O peso pesado, por enquanto com poucos atletas, tem os professores Gustavo Pires (GB America) e Yuri Simões (CheckMat) entre os favoritos, com Fabiano Leite (Alliance) e Daniel O’Brien (Solis).

Já no superpesado, a missão é parar Bernardo Faria (Alliance), algo que Antônio Carlos “Cara de Sapato (CheckMat) e James Puopolo (Lovato) vão tentar de todas as formas.

No pesadíssimo, duas feras que podem aprontar no absoluto: Alexander Trans (CheckMat) e Ricardo Evangelista (GFTeam).

No feminino, as grandes estrelas estão dentro, como Gabi Garcia, Hannette Quadros, Luanna Alzuguir, Sofia Amarante e Fabiana Borges. No absoluto, a expectativa por Gabi vs Hannette, que fizeram eletrizante luta sem kimono ano passado em Abu Dhabi.

Quem são seus favoritos, leitor? Está sabendo de alguém mais que vai entrar e ainda não apareceu na lista? Comente com a gente.

Para se inscrever no Pan 2012 ou saber mais, clique aqui.

Ler matéria completa Read more
There are 8 comments for this article
  1. Luã Ramos at 12:37 pm

    Na minha opinião o destaque masculino bernado faria e no feminino gabi garcia Boa sorte pra todos presentes na batalha

  2. Rodrigo Montini at 4:21 pm

    Pena que o Rodolfo não disputará, seria mais um titulo para sua carreira!!
    Gostaria de ver o cobrinha dar um nó no rafa mendes!

  3. Mfp2004 at 3:22 pm

    é claro que quero ver calasans dando um show, como sempre e saindo vencedor de mais um campeonato grandioso de muitos que ainda virao….

  4. Markinhosgracie at 10:36 am

    bem lembrado…….. o mário reis joga pra frente, pra finalizar!!!!!!!!!! tive oportunidade de ver o mário reis lutando, e pode ter certeza q é pau pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *