“O Jiu-Jitsu anda cheio de amarrão, que luta pra dizer que não bateu”

Share it
Garantido em Abu Dhabi com tudo pago, André Galvão joga por cima na final com Clark Gracie, na seletiva de Jiu-Jitsu de San Diego. Foto: Alicia Anthony.

Garantido em Abu Dhabi com tudo pago, André Galvão joga por cima na final com Clark Gracie, na seletiva de Jiu-Jitsu de San Diego. Foto: Alicia Anthony.

Craque da elite do Jiu-Jitsu, André Galvão venceu no peso mas foi parado na final do absoluto da seletiva para o World Professional Championship (WPJJ), em San Diego, no último domingo. O seu algoz foi o astro Xande Ribeiro, e no duelo o placar marcou 4 a 4 – o faixa-preta da Ribeiro JJ levou o título por três vantagens. As lições do infortúnio? Galvão reflete, a pedido do GRACIEMAG.com.

Lutar Jiu-Jitsu é cair para dentro

“Eu tirei uma lição muito boa. Acho que independentemente do resultado ou da forma que a luta está, você não deve nunca parar ou pensar em desistir. Lutei caindo para dentro e mostrando o meu Jiu-Jitsu em todas as lutas. Aprendi que seis minutos é muito pouco tempo, e que é muito importante começar na frente. Acho também que dei uma lição a todos, mostrando que o Jiu-Jitsu foi feito para lutar e não para amarrar. O Jiu-Jitsu hoje está cheio de amarrão, que luta para dizer que não bateu para fulano ou cicrano”, disse Galvão.

(Confira a seguir as melhores fotos das finais, pelas lentes da craque Alicia Anthony)

[flickr set = 72157629212632098]

“Na minha luta com o Xande, na verdade acho que não me deram dois pontos, quando eu dou uma cambalhota pra trás e aplico o single-leg no Xande. Mas ele mereceu vencer pelo que ele fez no início da luta, foi um lutão. Estou feliz com o resultado geral e de todos os meus alunos. Minha equipe ficou com o primeiro lugar do torneio, e olha que entramos com apenas 22 atletas”, completou.

O campeão no peso e no absoluto do ADCC 2011 conversou também sobre como anda treinando:

“Eu treino muito finalização, nos mais diversos aspectos. Treino muito de tudo. Não tenho um Jiu-Jitsu de uma, duas ou três posições. Treino tudo, faço muita raspagem de meia-guarda, guarda-aranha e as variações dali”, contou a fera.

Saiba onde está o controle e mate as pegadas

“Uma lição importante é você perceber onde está o controle principal de cada posição. Saber matar as pegadas do adversário. O segredo de ficar bom na posição é treinar muito, fazer muito giro e especialmente arriscar durante os rolas na academia, até a hora em que começa a sair nos campeonatos. Acho que tudo é treino e muito giro. É o famoso “drill to win”, né irmão? Acho que para você ficar bom numa posição você tem de afiar muito ela, com repetição e controle. O treino específico também vai te ajudar muito. Essa dica é para evoluir em qualquer posição”.

Ler matéria completa Read more
There are 6 comments for this article
  1. Jack at 11:54 pm

    Gde Andre Galvão!!! Realmente falou tudo!!!!!!!! Parabens pelo desempenho e pela equipe!!!
    Infelizmente, alguns pensam que nos 6 minutos, os atletas vão cai dentro com tudo para aproveitar o gaz. Infelizmente isso faz o BJJ correr o risco de parecer o Judô esportivo- muitas decisões nas mãos dos juizes =/

  2. Marioluisfernandes at 6:59 am

    Que as regras facilitem as finalizações, mas o verdadeiro campeão consegue superar a amarração ( Roger , por exemplo ). O bom guardeiro que não se deixa finalizar representa a essência do jiu-jitsu porque mesmo lutando com um atleta superior fisicamente ,muitas vezes sobrevive mesmo sem chance de ganhar a luta. Por último acredito não haver moral para nenhum competidor atual falar essas coisas já que não existe anti-doping e não se pode afirmar que um ou outro não utilize anabolizantes, muito pelo contrário , o ganho muscular, força e resistência nítidos levantam suspeição. Nos esportes sérios os atletas são convocados para o anti-doping em qualquer época e punidos até com o afastamento definitivo.

  3. Victor Jarvis at 11:27 am

    O André Galvão, ao meu ver, nunca foi arrogante e falador! Muito pelo contrário, sempre projetou uma boa imagem de modo geral!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.