A posição que fez de Ronaldo Jacaré um campeão de Jiu-Jitsu e MMA

Share it
Ronaldo Jacare celebra no Strikeforce em foto de Esther Lin Divulgacao

Ronaldo Jacaré celebra vitória na jaula do Strikeforce. Foto de Esther Lin/Divulgação Strikeforce.

A trajetória vitoriosa de Ronaldo “Jacaré” Souza no Jiu-Jitsu não tem muitos segredos. Assíduo nas páginas de GRACIEMAG desde a faixa-roxa, o astro do Strikeforce baseou seu sucesso como lutador em três pilares básicos: dedicação total, paixão pela arte suave e muita pressão – no chão e em pé.

Foi a partir dessa pressão contínua e quase irrefreável que o pupilo de Henrique Machado desenvolveu uma passagem de guarda sólida, que o leva a rastejar para cima do oponente ignorando os obstáculos no caminho.

Passe a guarda e finalize do lado

Durante um seminário no ano passado, no QG da loja de seu empresário Gilberto Faria, a Jiu-Jitsu Pro Gear, Jaca deu um rola e mostrou seu método preferido de passar a guarda. Primeiro derrubar, e cair já se ajeitando. Então transpor as pernas sem dar espaços e, do lado, botar pressão para pegar.

Neste segundo vídeo, Jacaré ensina que o macete é finalizar com os meios que o adversário oferecer. Confira a eficiência do seu estrangulamento ezequiel. Depois, comente: qual é seu macete favorito para botar pressão no adversário? Ensine você também para os demais.

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. Markinhosgracie at 7:36 pm

    excelente posição!!!!!!! o jacaré como tem um background do judô gosta muito de ficar no 100kg, q tb é chamado de yokoshihogatame. MUITO BOA a posição!!!!!!

  2. Renan nascimento at 12:47 pm

    Um dos segredos é nunca deixar seu adversario confortavel,ele ñ pode gostar da luta,sempre fazendo pressão nas pernas qndo for passar a guarda,segurar no minimo uma mão e uma perna qndo vc estiver fazendo guarda pra deixar ele desconfortavel,nas posiçoes de finalização ele com certeza vai defender mas sempre procurar fingir um ataque e fazer outro…São pqnas detalhes q vamos aprendendo com o tempo…Por isso amo esse estilo de vida!!!!!!

    • Ricardo at 3:13 am

      Oi Renan, legal essa explicação, achei interessante, sou novato, e esses detalhes são muito importantes, mesmo sendo na teoria. Tem algum fórum que eu possa ver mais teorias com esta que vc escreveu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *