Qual foi o melhor conselho que você recebeu do seu mestre?

Share it
Roger Carlinhos Gracie by Ivan

Carlinhos Gracie com Roger na GB América, na Califórnia. Foto por Ivan Trindade.

A edição 180 de GRACIEMAG, com os dias contados nas bancas, lista 55 conselhos valiosos para praticantes de Jiu-Jitsu de todas as idades, faixas e objetivos.

Se você ainda não conferiu, não perca (clique aqui!).

Agora, o GRACIEMAG.com quer saber de você: qual foi o melhor conselho que o leitor já recebeu de um professor?

Comente abaixo!

Ler matéria completa Read more
There are 27 comments for this article
  1. Thiago balbino at 11:25 am

    Eu estava um pouco decepcionado com o meu desempenho no treino e ele disse
    “No jiu jitsu não se pode pular as etapas fica tranquilo e aprende uma coisa de cada vez degrau por degrau como uma escada”(Fabio Marmontel-blackbelt-bauru)
    nunca esqueci obrigado Sensei..Osss!!!

  2. minas gerais at 12:34 pm

    Só me decepicionei com o meu prof.pois nao o vejo mais como um irmao ou um parceiro,mais o vejo como um comerciante que quer ganhar dinheiro com o jiu-jitsuj.Agradando os alunos para renovarem o contrato,fico muito triste com isso…

    • Claudio_ac_bjj at 9:05 am

      meu filho,vc e tipico aluno egoista…vc acha que se mantem uma academia com tapinhas nas costas? concordo que nos professores temos que ser meio pai,meio amigo,meio psicologo dentre outras coisas,mas lembre-se que temos contas para pagar e familia para sustentar..
      claudio souza (faixa preta e professor a 12 anos)

      • Robson at 10:31 am

        A carapuça serviu claudio? o bom professor ficaria chateado com a atitude do professor desse rapaz, e voce fica contra ele, parece ser grande exemplo
        Robson (professor a 15 anos)

        • Claudio_ac_bjj at 3:38 pm

          caro professor robson…com 2 filhos, esposa,apto alugado e ponto comercial para academia alugado e impossivel nao pensar no dinheiro.
          mas dentre mais de 100 alunos que fazem parte de minha academia sempre existe aquele que acha que o treino deveria ser de graça,mas acredite sou muito mais que amigo,pai,irmao e mestre de cada um deles seja mais novo ou mais velho…faixa branca ou faixa preta…preto ou branco…pobre ou rico todos sao tratados iguais por mim.
          merçenario eu nao sou,mais sou pai de familia,trabalhador e professor em tempo integral,esse talves seja o melhor exemplo como mestre.
          com meus professores aprendi a pisar em cima da arrogancia todos os dias quando acordo,e abraçar a humildade e confiança em tudo que jiu-jitsu me transmite.
          nao bebo,nao fumo,nunca briguei na rua e estou sempre preparado pra ajudar ao proximo.

          claudio souza (faixa preta de jiu-jitsu 1o grau diplomado pela CBJJ e IBJJF /academia gracie humaita)

  3. Tluvison at 1:02 pm

    “No jiu jitsu e na vida se voce esta fazendo muita forca pra conseguir realizar algo esta fazendo da forma errada” Gustavo Bottura Ryan Gracie Osasco

  4. Diego Regazi at 7:15 pm

    “Confie mais em seu jiu jitsu, se você está treinado não tem o que temer. Lutar sempre, perder talvez, desistir jamais!” Rodrigo “Surfoque” Rigueira Viçosa-MG

  5. Eduardo_bjj at 1:55 am

    coloque metas na sua vida e no seu jiu jitsu, acredite nos seus sonhos !!! Rubens (cobrinha )charles para Eduardo

  6. Leanero Mg at 9:08 am

    Decepções nos ensinam que todos erram e podem ser perdoados. Nos sacrifícios, aprendemos a ser menos egoístas. Chico Xavier. … Por tanto não perca a Fé no Jiu Jitsu, viva a filosofia, o poder dessa arte é transformador. Oss.

  7. Renan nascimento at 11:41 pm

    Eu era faixa azul e sempre fazia a mesma coisa com meus parceiros de treino,e estava ficando chateado comigo mesmo pois ñ conseguia evoluir,um dia cheguei pro meu Mestre e perguntei: -Oq faço pra mudar,evoluir??? Ele disse: -Vai pras costas…De lá pra ca muita coisa mudou!!!

  8. Anderson Fernandes at 5:27 pm

    vou te dar o maior cacete da sua vida… só pq somos amigos pensa que vou amaciar?… lembra nas rodas de capoeira, quando vc me cortava no coro (há dez anos)? então chegou a minha vez! (depois de um rola) vc ainda está muito fraquinho, mas vai ficar bom!

  9. Jeffersonfreire at 8:34 am

    Meu Mestre é um PAIZÃO!
    Me dá muitos conselhos… sempre dá os toques, pra não beber, treinar mais, estudar muito também…Parabéns Jair Lourenço!
    Obrigado por tudo Mestre!!!

  10. Marcio de Deus at 11:51 am

    Depois de perder uma luta no estadual do RJ,sai muito triste do tatame,poxa,pronto a parar de competir…ai veio meu mestrão,me olhou e disse:-sua hora vai chegar,treine mais e mais,eu sempre vou estar do seu lado…toda q equipe tem orgulho de vc!!!Poxa meu Jiu-jitsu é outro,hoje sou professor tbm…

  11. ELTÃO CASTRO at 5:11 pm

    “O homem sábio pressentindo o perigo se afasta do mal” – PASCOAL MAGALHAES DUARTE – faixa preta 5º – Roraima-RR

  12. Sazinho Sá at 7:26 am

    Sem DEUS não somos nada. As vezes vejo pessoas na nossa arte atrás apenas de coisas efêmeras, como, fama e fortuna, mas o tempo mostrará, este é implacável e ao final verão quantos amigos de verdade feriu de morte por ter sido sugado pelo malicioso. A vida é assim, muitos chamados e poucos os escolhidos. O olhos do Senhor veem tudo, nada lhe passa em branco.

  13. Luizbebê at 4:57 pm

    “Pare de jogar futebol e leve o jiu-jitsu mais a sério e voce verá o quanto o jiu-jitsu mudará sua vida”kkkkkk esse foi um conselho que nunca esquecerei do meu mestre!!!! Oss….

  14. Joaopauloferbal at 9:31 pm

    No treino, evite deixar de tentar uma técnica com medo de perder a posição o ser finalizado, o treino serve pra isso; ver o que serve e o que não serve para seu biotipo… então arrisque mais….Prof. Hrivelto Martins “Vevé” Equipe Check-Mate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *