No Jiu-Jitsu, feio é não finalizar

Share it
Augusto Tanquinho aplica mao de vaca no Brasileiro de Equipes 2009 Foto por Ivan Trindade

Augusto Tanquinho aplica a chave de punho (ou mão-de-vaca) com eficácia no Brasileiro de Equipes 2009. Foto por Ivan Trindade.

Após a reportagem na GRACIEMAG 180, com o professor Muzio de Angelis, sobre os golpes feios que funcionam, o debate comeu solto no GRACIEMAG.com. Os leitores mais puristas condenaram alguns golpes como grosserias, enquanto muitos outros concordaram que mesmo o que é feio é para ser usado – ou ao menos estudado e defendido.

Mão-de-vaca, arma importante mesmo em pé

Entre as finalizações mais “apedrejadas” pelos leitores, a mão-de-vaca, o amassa-pão e até as chaves de pé foram bem votadas. Em termos de estética, os internautas podem estar certos. Em termos de eficiência, no entanto, tais golpes não podem ser desprezados, como você vê no vídeo a seguir.

Comente depois, leitor. Para você, existe finalização feia ou feio é não finalizar? Não amarre nas respostas e mande ver.

Ler matéria completa Read more
There are 11 comments for this article
  1. Celso at 10:45 am

    é galera,o negócio é parar de reclamar,treinar e não deixar na mão dos juízes.se existisse golpe feio o jiu nao era tão buscado pelo resto do mundo! Oss

  2. Sakki-CTJJ at 11:07 am

    Verdade…
    Pontinhos, são importantes, porém odeio ganhar por ponto. “Nada é mais real do que os três tapinhas” li isso em uma das publicações da GracieMag. O pessoal da minha equipe correr atras dos pontos, mais o bonito do jiu jitsu é a FINALIZAÇÃO.
    O povo da antiga quando ia para campeonato, não ligava tanto para ponto e nem para o tempo, só queriam dar show e soltar a tecnica.
    Saudades dessas lutas.

  3. Marcelo at 11:33 am

    Existe finalização feia sim !!! São aquelas que, mesmo depois de bater, o lutador continua forçando até machucar de verdade, seja quebrando um osso ou estourando o ligamento do adversário.

  4. Guilherme Oliveira at 1:03 pm

    Na boa, mão-de-vaca na minha visão é um golpe desleal e lesiona facilmente a pessoa, eu mesmo já fiquei com os dois pulsos meses lesionados por causa dessa presepada.

  5. Gustonunes at 9:33 pm

    Eu não acho feio mão de vaca e nem chave de pé, calcanhar, joelho, amassa-pão e etc..
    Agora eu reafirmo minha opinião de que aquele trem que chamaram de “ABAFA” que sai na gracie mag é o cúmulo da falta de técnica, feiura e estupidez.
    minha opinião, ce voce acha legal e que vale a pena, boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *