3 dicas vitais para você não ser finalizado nas costas no Jiu-Jitsu

Share it
Bruno Frazatto atacando as costas no Jiu-Jitsu esportivo. Foto de Ivan Trindade.

Bruno Frazatto atacando as costas no Jiu-Jitsu esportivo. Foto de Ivan Trindade.

Fim de mais um Europeu de Jiu-Jitsu, e mais uma vez um dos golpes mais usados foi o estrangulamento pelas costas, tão básico quanto eficiente.

Se você é um competidor, vale reforçar que a pegada pelas costas vale quatro pontos no Jiu-Jitsu esportivo – ou seja, quando o atleta domina o adversário pelas costas, pondo os ganchos na parte interna das coxas.

Se você apenas treina, sabe muito bem o sufoco que é ver o parceiro apertar seu pescoço pelas costas.

A saída básica para este golpe recorrente é conhecida. Você precisa defender o pescoço, fazer uma ponte para trás e tirar um dos ganchos, saindo o quadril para o lado do gancho que foi retirado.

Mas e quando dá zebra?

O GRACIEMAG.com pegou as costas de três feras do kimono, que logo interceptaram o ataque, e reforçaram: não há nada mais vital que defender o pescoço com atenção.

Confira como eles fazem isto:

1. Movimentos simultâneos salvam no Jiu-Jitsu

“Minha dica”, começa Vinicinho Cruz (Carlson Gracie), “é passar o seu próprio braço, o braço do lado da mão que está na gola estrangulando, para o outro lado do pescoço. Ao mesmo tempo, você precisa ir tirando um gancho com a outra mão, sempre lembrando de pesar o quadril por cima da perna do oponente, e saindo as costas para o lado”.

2. Mesmo na defesa, incomode o oponente

“O importante é incomodar o adversário jogando o peso para trás, e nunca deixá-lo à vontade. E permanecer o tempo todo defendendo o pescoço. Depois é tirar um dos ganchos e tentar escapulir”, indica Thiago Maia (SAS-Ceará).

3. Não vire o pescoço para o lado da lapela

Para encerrar, Abraão Amorim (Evolution) ensina em vídeo como ele faz para escapar da pegada nas costas. Ele recomenda que você nunca vire o pescoço para o lado da lapela, e mostra um movimento de quadril muito usado por Kron Gracie.

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. Pingback: Aprenda Jiu-Jitsu: 3 dicas para não ser finalizado pelas costas no Jiu-Jitsu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *