Europeu de Jiu-Jitsu 2012: as primeiras lições e a galeria de fotos que você queria

Share it
JT toma cafe antes do Europeu de Jiu Jitsu

JT toma café-da-manhã relaxado em Lisboa. Foto: Raphael Nogueira.

Com vocês, as duas primeiras lições aprendidas no Campeonato Europeu, em Portugal, e uma galeria de fotos especialíssima, do nosso parceiro Kuba Sawicki (MANTO).

JOGUE COM AS REGRAS A SEU FAVOR NO JIU-JITSU

O Europeu 2012 (veja os resultados parciais aqui) é o primeiro evento da IBJJF em que as novas regras do Jiu-Jitsu competitivo estão sendo aplicadas. Ou seja, público e atletas – sobretudo os que não estudaram a nova cartilha – podem se surpreender com certas atitudes tomadas pelos árbitros.

Perguntei ao experiente árbitro Muzio De Angelis sobre essa questão. Veja o que ele respondeu: “Já aconteceu um lance muito curioso neste Europeu. Em pé, um lutador empurrava o adversário para fora da área de luta, sem aplicar nenhuma entrada de queda. É uma situação bastante recorrente na categoria superpesado ou no pesadíssimo. Por ser mais forte, o atleta apenas empurrava e fazia isso sucessivamente, achando que ganharia vantagem. Pois nas novas regras, em vez de favorecer o atleta que empurra, isso é motivo de punição”, contou o juiz faixa-preta.

Muzio conclui: “Ao insistir nessa falta, o lutador foi desclassificado. Perplexo, ele virou para o árbitro e disse: ‘Mas no ano passado eu fui campeão só fazendo isso!’”.

[flickr set=72157629061328713]

NA VÉSPERA DA LUTA, RELAXE

No café-da-manhã deste sábado, contei o caso narrado por Muzio para alguns competidores, entre eles, JT Torres. “Dessa eu não estava sabendo não”, disse JT. Semblante tranquilo, comendo cereais, JT só luta amanhã (domingo). Hoje os faixas-pretas adultos disputam apenas a categoria absoluto, que deve começar por volta das 15h no horário de Lisboa (o que representa 13h no Brasil).

Perguntei a JT sobre o que um competidor deve fazer na véspera da luta. “Relax, man, just relax”, ensinou o faixa-preta, entre uma e outra colherada de cereal. “O descanso é uma arma poderosa, muitos atletas não se dão conta disso. Na véspera de um campeonato, eu tento não pensar em nada que envolva luta. Tento desconectar minha mente de qualquer ansiedade ou tensão. O corpo só descansa realmente se a gente é capaz de libertar a nossa mente das preocupações”.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *