Como você usaria seu Jiu-Jitsu se Butterbean viesse para cima querendo briga?

Share it
Eric Butterbean comemora no Japão. Foto: Divulgação.

Eric Butterbean comemora no Japão. Foto: Divulgação.

Eric “Butterbean” Esch é um fenômeno. Talvez por sua participação em “Jackass – o filme”, talvez por seu corpinho bonito, o pugilista americano de 45 anos é uma febre na internet, entre fãs de MMA ou simples curiosos.

Mas se as lutas dele são bizarras ou empolgantes, não é este o ponto aqui. O ponto aqui é debater o Jiu-Jitsu como defesa pessoal, e perguntar ao leitor: o que você faria se um cara do tamanho do Butterbean surtasse e viesse para cima?

Tentar conversar e correr são sempre boas opções. Mas nem sempre é possível. E aí, já pensou o que você faria? Chorar não é uma opção, mantenha a postura.

Helio Gracie usa seu chute duplo como voadora em Carlos Gracie: técnica do Jiu-Jitsu. Foto por José Medeiros/Arquivos

Helio Gracie treinando a voadora dupla com Carlos Gracie. Foto: José Medeiros/Arquivos GRACIEMAG.com.

Chute, opção do Jiu-Jitsu sim

Passamos a pergunta de forma bem-humorada ao professor Guilherme Valente, pupilo de Helio Gracie. A resposta veio na ponta da língua.

“Olha, por incrível que pareça, um pequeno japonês já pôs em prática, contra o próprio Butterbean, a estratégia Helio Gracie para enfrentar boxadores muito grandes e pesados”, diz Valente. “Ele gostava de entrar de voadora dupla no peito. Na pior das hipóteses, você já cai na guarda e pode atacar dali o pé, pescoço ou mesmo pegar as costas. Professor Helio Gracie treinava aquele chute duplo exatamente para isso. Nunca deve se subestimar a força de um bom ‘pegador’, ensinava ele”.

Na verdade, foram dois os japoneses que se deram bem com esta técnica, Genki Sudo e Ikuhisa Minowa. Veja como fez o faixa-preta de Jiu-Jitsu Sudo, nesta luta que aliás foi a estreia de Butterbean no MMA, em 2003.

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. Felipe Amorim at 10:34 pm

    eu ia falar o seguinte: butterbean, i am fighter brazilian jiu-jitsu, já te vi lutando no pride, lembra? pride, p-r-i-d-e, pride!!! para com isso, somos da mesma família, tu treina lá na att eu treino lá na btt, tá tudo casa mano, para com isso, carnaval já tá chegando, bora pegar umas mulata manera.kkkkk

  2. Renan Nascimento at 9:56 am

    O segredo é ir pras costas e atacar com chaves os pés e joelhos,um cara desse tamanho deve ter os pés e joelhos danificados por causa do peso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *