A lição de força, técnica e Jiu-Jitsu que Demian aprendeu ao treinar com judoca de ouro

Share it
O campeão de Jiu-Jitsu Demian Maia posa na pesagem do UFC em foto de Josh Hedges

Demian Maia durante pesagem do UFC. Foto: Josh Hedges/Zuffa.

O ano não começou fácil para o monstro Demian Maia, mas cá entre nós, quem gosta de moleza não se mete em Mundiais, ADCCs e UFCs.

Em seu primeiro treino em 2012 para o UFC on Fox 2, dia 7, faltou luz na academia em Moema, São Paulo. Depois, viu que seu adversário mudaria. E ainda teve de encarar, antes disso tudo, o judoca campeão mundial Tiago Camilo, também medalhista olímpico.

Após saber que vai encarar no próximo dia 28 o invicto Chris Weidman, aluno do ex-campeão Matt Serra e também um finalizador de mão cheia – que entrou no lugar de Michael Bisping, que pega agora Chael Sonne – , Demian falou com o GRACIEMAG.com.

“Treinei Jiu-Jitsu a vida inteira, então estou pronto para lutar com qualquer cara que queira lutar Jiu-Jitsu”, disse, já revelando que pelo curto espaço de tempo, pouca coisa deve mudar nos treinos, “Não dá tempo de mudar muito, falta pouco tempo – apenas um detalhe ou outro, porque o treinamento já foi feito”. Demian anotou oito finalizações na carreira no MMA, contra três do jovem Weidman.

Jiu-Jitsu, judô e a dureza ao raspar

Treino este que começou com uma lição interessante, pescada do rola inesperado e rápido com o campeão mundial de judô em 2007 e medalhista de prata nos Jogos de Sidney 2000.

“Na verdade foi muito rápido, a gente tinha levantado um peso na academia e resolveu dar um rola. O que foi bom, pois ele tem uma base excelente e eu estava com dificuldade para raspar”, conta Demiam. “Ainda mais porque já vinha de outro treino de força e estava cansado, Então fiquei sentindo ele, porque a força de um judoca, de um wrestling e de um lutador de Jiu-Jitsu são todas bem diferentes. A direção e o sentido da força dele, talvez pela diferença de ângulo de cada posição, foram bem diferentes, então foi bom para eu conhecer”.

 

Ler matéria completa Read more
There are 18 comments for this article
  1. Markinhosgracie at 6:58 pm

    sou faixa roxa de judô e azul de jiu jitsu e sei o q demian está falando…….. judoca duro é osso pra raspar………

  2. Terra Jitsu at 8:14 pm

    To decepcionado. O Demian tomou um amasso. Ele tem q parar de treinar boxe, pq o jiujitsu dele ta piorando e o boxe continua uma merda…

  3. Carlos-guerreyro at 10:03 pm

    Não é só por quer o Demian Maia tem um Jiu Jitsu de alto nivel, e vai treinar depois de um trabalho físico, com um judoca de alto nível que também tem um chão excelente, ele não pode tomar uma pressão? Vamos viver na realidade, deixar esse mundinho de fantasia e parar de falar merda…

    • Terra Jitsu at 12:01 am

      Pelo que eu entendi, o Tiago fez o mesmo treino físico que ele, logo, isso não é desculpa. Essa história de ficar sentindo a força do Camilo foi caô, pq no início ele foi com tudo, mas depois só conseguia se defender…
      Mas enfim, o meu comentário não se referia só a esse treino, mas às últimas lutas do Demian como um todo.
      Eu me lembro do Mundial de 2008, eu o encontrei no estacionamento, e o cumprimentei dizendo q ele era meu lutador de mma favorito pq vi uma na entrevista na qual ele dizia que queria ganhar todas as lutas sem dar um soco, só no jiujitsu. E foi assim que ele ganhou do Sonnen. Mas depois q ele foi pro Dorea, parece q esqueceu o jiujitsu, e suas lutas são feias, e chatas…

      • Carlos-guerreyro at 2:31 pm

        Concordo com você em dizer que o Demian tá querendo muito trocação ao em vez de busca levar pro chão, que é a praia dele…Mas dizer que no MMA moderno dá pra vencer só com Jiu Jitsu sem socos, é ilusão… As regras são diferentes na atualidade…

  4. Jack at 10:44 pm

    Sucesso para Demian nesta parada!!!!! Esperamos que ele tenha cautela mas não ceda espaço algum!!!!! vencendo, creio que ele vai encarar Toquinho com certeza, se não, o Belfort!!! OSS!! sou + Demian!!!!

  5. Dusantoro at 11:51 pm

    Ninguém pode contestar o jiu jitsu do Demian que é super refinado e ele treina com vários caras duros se mostrando sempre sem vaidade e sem o ego inflado por isso se encontra onde está. Treino é treino jogo é jogo, são 2 coisas totalmente diferentes. Parabéns Dama e traga mais uma vitória, to torcendo muito . Abração, Português

  6. Jack at 5:17 pm

    cansados …sei não, mas acho que só saberemos se os judocas olimpicos, tipo Camilo, Canto, Ishii, Edinanci Silva etc forem pra Abu Dhabi ou ADCC, OSSSSSSSSS

  7. Rodrigo at 3:43 am

    demian, bernardo faria, rodolfo vieira, langhi, serginho moraes, matheus luckman, braga netoo..e por aiii vaiii qualquer um raspava esse judocaa, demian rolando soltinhoo..ja fui aluno do demian e sei oq tou falando !!

  8. Andre Bernardo at 2:19 pm

    Q sufoco heim Demian !!?
    O Judô e o Brazilian Jiu Jitsu têm a mesma origem, ou seja, o Jiu Jitsu antigo dos Monges; sao complementares e deveriam andar sempre juntos, principalmente aqui no Brasa. O atleta q percebe isso sai na frente, se diferencia!

    Judô, BJJ, Sem Kimono, Luta Olimpica, Luta Livre… o negocio e rolar !!
    Osss..

  9. Rodrigoroxa at 3:04 pm

    concordo plenamente! demian ou estava muito sem gás ou esta esquecendo seu antigo jiu jitsu. pois, ja foi um dos melhores da arte suave ganhando inclusive do ronaldo jacare. (detalhe ambos de preta e em campeonato).

  10. rodrigoroxa at 3:17 pm

    gostaria de fazer uma pergunta. será que se fosse treino de judo demian teria dado sufoco no thiago? acho realmente que treino é treino, mas como bom lutador de chão, tem q apertar o adversario sempre! ainda mais um lutador de outra modalidade. demian não mostrou nada porq? tava sentido o cara, isso e pura conversa fiada. se fosse em um treino sem camera ainda até aceitaria. ah vai sentir o roger, o rodolfo, o langhi,o buchecha. apartir do momento que estava sendo filmado passe o carro e mostre sua tecnica, raspe, monte, finalize, ai sim depois sinta o JUDOCA.

  11. Martasantanagt at 3:19 pm

    Boa movimentação, apenas movimentação…
    Não da pra dizer que logo em um rola o Demian levou sufoco, ou mesmo que o Camilo não é bom de chão… Quem sabe logo vê que eles estão só movimentando e também, não faz comentários discriminando um medalhística olímpico de judo, e campeão mundial que é do pais da luta agarrada. Parabéns aos lutadores de verdade! Ossss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *