5 ou 6 detalhes para você acertar a raspagem helicóptero

Share it
Flavio Almeida cai por cima e confere o placar no Las Vegas Open de Jiu-Jitsu.

Flavio Almeida, por cima, no Las Vegas Open de Jiu-Jitsu, em 2010. Foto: John Cooper.

A raspagem helicóptero é uma posição tão surpreendente quanto eficiente, e que todo mundo fica admirado ao vê-la em execução no Jiu-Jitsu.

No site da Gracie Barra, o professor Flavio Cachorrinho deu uma aula de como botá-la em prática (em inglês apenas, infelizmente), a partir da guarda aberta, ou guarda-borboleta.

Mas os segredos a gente traduz aqui para vocês, no GRACIEMAG.com.

Ceder, para ganhar

Segundo o professor da Gracie Barra Dana Point, na Califórnia, um dos primeiros detalhes é ceder a esgrima, permitindo que sua mão vá exatamente para onde você deseja.

Outro ponto é manter o gancho sob a panturrilha do oponente, lance vital para a manobra plástica.

Confira e diga o que você achou. Se você não entendeu algum ponto específico, só perguntar que a gente, ou outro leitor sabido, explica na hora.

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. Luciano Martins at 12:14 pm

    Herich – a diferença talvez seja que, lá fora, os praticantes de jiu jitsu levam o esporte mais a sério, vão aos seminários, apoiam, ajudam na divulgação e COMPRAM os produtos. Aqui todo mundo reclama mas, na hora que tem um seminário, um livro ou um DVD lançado por alguem, ninguem quer meter a mão no bolso ou pirateia. Sei lá, lembre-se que os tops do esporte, assim como nós, precisam sobreviver e tem família pra sustentar e contas pra pagar. Abração, OSS!

  2. branco534343434 at 2:03 pm

    Nao custa nada fazer o video em ingles e portugues , vende para os gringos faz a grana e nois ajuda (patriotismo) mas no fundo tenho que afirmar brasileiro a maioria é tudo merda mesmo eu faço minha parte e conheço pessoas que fazem tambem mas infelizmente o negocio é dinheiro…. por favor nao estou generalizando mas a maioria é merda mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *