5 motivos para Cigano temer o Jiu-Jitsu de Overeem

Share it
Overeem ainda na vibração pela estreia bem-sucedida no UFC, sem Jiu-Jitsu. Agora é Cigano. Foto: UFC

Overeem nem precisou gastar o Jiu-Jitsu na estreia no UFC. Agora o desafio é o campeão Cigano. Foto: UFC/Divulgação.

Logo após a vitória de Alistair Overeem sobre Brock Lesnar, no primeiro assalto da luta principal do UFC 141, hordas de repórteres foram atrás de Junior Cigano com a singela e inevitável pergunta. “E agora, campeão?”.

Cigano, calejado como seu punho direito, comentou que não se impressionou com o muay thai ou com o chutaço do holandês, que abalroou as costelas do gigante americano Lesnar, por sinal devidamente aposentado após o nocaute técnico.

“Overeem é um grande lutador, bate forte, mas eu confio no meu boxe”, resumiu o campeão peso pesado.

Em termos de mão, dificilmente alguém discorda do astro brasileiro para a luta que vai valer o cinturão, lá pelo meio do ano. No chão, numa eventual troca de posições, é que pode morar o perigo. Cigano sabe disso.

Na ponta do lápis, Overeem, invicto desde 2007, finalizou 17 adversários com a ajuda do Jiu-Jitsu, oito apenas com a famigerada guilhotina. Mas seu jogo é mais versátil que isso, como o GRACIEMAG mostra a seguir. Com vocês, cinco dos maiores momentos da feição suave de Alistair Overeem.

1. Overeem pega Belfort no Jiu-Jitsu

Na Saitama Super Arena, Vitor Belfort e o holandês se embolaram, na primeira fase do Pride GP meio-pesado, em 2005. Grogue em pé, Vitor foi presa fácil no Jiu-Jitsu.

http://www.youtube.com/watch?v=upIx2hxFE2E

2. O melhor da Europa na luta agarrada

Na seletiva europeia para o ADCC 2005, Overeem sobrou. Finalizou todos os oponentes no pescoço. Na final, encarou o sueco Mikael Grothe, e passou grande parte da luta na meia-guarda. Tentou alguns botes sem sucesso, mas que foram importantes para desviar a atenção do oponente. Até que, no cem-quilos, veio o ataque final. Overeem deixou um espaço para o sueco virar de quatro, e aí sim, com o pescoço na mira certinha para a guilhotina.

 3. Overeem também tem guarda

No ano 2000, o novato Alistair era apenas o irmão promissor de Valentijn Overeem, o homem que no ano seguinte finalizaria Randy Couture. Alistair encarou no Japão, pelo evento Ring Millenium, o local Yasuhito Namekawa, quando mostrou que sua guarda de Jiu-Jitsu era mais do que um escudo, era uma arma das perigosas.

http://www.youtube.com/watch?v=VtLp2pxRYbA

4. Jiu-Jitsu invertido

No Dream 5, em 2008, contra o mão-de-pedra Mark Hunt, Overeem investiu no jogo de solo. Encaixou a americana invertida, que o neozelandês tentou defender capotando. Veja como terminou.

http://www.youtube.com/watch?v=pty8Ma8QDbU

5. Esganando o ganso com o Jiu-Jitsu

Overeem, em 2000, provou mais uma vez a lei de Helio Gracie: “Contra o sono, não tem valente”. Contra Vladimer Tchanturia, no Ring 2000, Overeem fintou o braço, mas ele queria mesmo era o pescoço. Com o gogó inimigo exposto, o holandês encaixou o esgana-ganso, apelido do mata-leão sem o braço atrás da cabeça.

E para você leitor, faltou algum grande lance? Você acha que o Jiu-Jitsu de Overeem é capaz de surpreender o campeão Cigano? Comente a seguir, logo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=T8gtUo-_02U

Ler matéria completa Read more
There are 10 comments for this article
  1. Pedro Sousa at 7:18 pm

    nao acho q possa ser um perigo para cigano q tambem tem um jiu jitsu muito bom!!! e ademas tds esses video ja sao de muitos anos atraz, overeem hoje n tem a mesma agilidade q antes e a massa muscular q tem hj nao facilta fazer tds essas finalizacoes!! cotinuo apostando o no jogo de box e o jiu jitsu de cigano!!

  2. Marioluisfernandes at 8:21 pm

    O Overbomba contra o vitorbomba chega a ser engraçado. O Vitor nunca mostrou jj de alto nível e o Overbomba também não. Para o MMA ser considerado esporte sério o anti-doping tem que ser rigoroso, não forma honesta de se ganhar tanta massa muscular, a fraude é evidente. Quem quiser ver o chão do Vitorbomba é só ver a luta contra o sakuraba, ficou no chão apanhando e não fez nada

  3. BOXE NA VEIA at 5:51 am

    Esse negocio de Overeem ser perigo pro cigano “no chão ” e uma grande besteira, Ciganao é preparado para não fazer jogo de chão, se por acaso o Alistair consguir levar a luta pro chão Cigano consegue se levantar rapido, Cigano vai trocar em cima como é sua especialidade “porrada” Boxe na veia, Overeem nao tem habilidade para manter Cigano no chao por muito tempo. Vai ser mais um nocaute na carreira que Cigano vai dar na sua carreira. Boxe…boxe…boxe…boxe…!!!!

  4. Pingback: 5 motivos para Cigano temer o Jiu-Jitsu de Overeem » MMA VALE
  5. ROB at 11:49 am

    NÃO SEI PORQUE VCS DA GRACIEMAG ESTÃO COM TANTO MEDO DESSES CARAS E PORQUE ENDEUSAM TANTO OS GRINGOS NO LUGAR DE DAR MORAL AOS BRAZUCAS. PORQUE VCS NÃO FALAM DOS ATROPELOS QUE FORAM MAIS MARCANTES DO QUE AS VITÓRIAS.

    LEVOU DUAS PISAS DE SHOGUM, ESSE OVEREEM É FRACO NA TROCAÇÃO POQUE VCS NÃO FALAM ? HEIM SOU MAIS CIGANO! E O QUE VCS QUEREM DIZER QUE ELE SABE? QUE O JIU DELE É FRACO É ? MAIS O BOXE DELE É O MELHOR DO MUNDO !

    É PORQUE ELE NÃO É UM GRACIE SE FOSSE VCS COLOCARIAM CIGANO GRACIE O INVENCIVEL ! NUM ERA ?

    ABS.

  6. Marcial Artas at 11:10 am

    Tudo isso ai não vale mais nada, infelizmente cigano não vai mais poder matar esse lixo que foi pego (tarde demais diga-se) Overeem testa positivo no antidoping. Todo mundo que trabalha dentro das lutas sabe que é muito fácil burla o antidoping, basta se saber as datas das testagens, em um teste surpresa, como deveria acontecer sempre, ele foi pego, adeus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *