Gui comenta novas regras e “estratégia principal” para 2012

Share it

Gui Mendes ensinando ataques do lado, com o irmão mais novo Rafael. Foto: Acervo Pessoal.

Você foi campeão mundial dos plumas, ao fechar com Ary Farias, e o Rafa também brilhou de pano e sem kimono. Qual foi a grande alegria dos irmãos Mendes em 2011?

O ano de 2011 foi excelente! Mais do que um ano de vitórias em competições, foi um ano de conquistas pessoais – vencemos juntos o Europeu e o Pan com nossos amigos, e depois o Mundial, em que conseguimos vencer em categorias diferentes, fato inédito para irmãos na faixa-preta. Alguns meses depois, sem descanso, Rafael entrou numa intensa maratona de treinos e venceu pela segunda vez o ADCC, tornando-se o atleta mais jovem a conquistar o bicampeonato no evento, na Inglaterra.

O que fica de saldo, após conquistas assim?

Aos poucos vemos nossos objetivos se cumprirem, é isso o que nos faz felizes. Trazer orgulho para nossa família e ser espelho para os nossos fãs têm sido maravilhoso. Podemos ver também cada vez mais pessoas aderindo ao nosso estilo de luta, com os “berimbolos” e “leg-drags”, quando assistimos às competições. Somos jovens ainda, mas já há novíssimas gerações usando nossas posições, garotos vencendo e lutando da mesma forma que lutamos. E nos seminários as pessoas demonstram respeito e admiração, sentimos que estamos acrescentando algo ao esporte, estamos ajudando na evolução e isso é muito mais grandioso para nós do que simplesmente vencer campeonatos. Portanto, fechamos 2011 realizados, felizes e agradecendo a Deus e às pessoas maravilhosas que temos ao nosso redor, e na capa da GRACIEMAG no fim do ano!

O ano virou. O treinamento muda nesta época?

Não. O Rafael foi escolhido nas páginas de GRACIEMAG o atleta mais consistente do ano passado, e em 2009 já havia sido eleito a revelação do ano. Isso só nos mostra como nosso trabalho tem sido sólido. Não paramos de treinar, estamos treinando forte com a galera para iniciar 2012 a todo vapor, estaremos em ação em breve!

Mas não no Europeu em Lisboa, certo?

Infelizmente acredito que ficaremos fora do Campeonato Europeu por termos alguns planos a serem concluídos. Mas estamos ansiosos, os seminários pelo planeta têm refinado nosso Jiu-Jitsu. Nos últimos anos estivemos em contato com pessoas de diversos países, de diversas escolas, e isso faz as perguntas serem sempre diferentes. A cada seminário saímos ainda mais experientes e com os olhos mais abertos para cada posição, pois sempre procuramos treinar com os alunos, para que eles tenham a oportunidade de treinar com a gente e ver que ensinamos realmente os movimentos que usamos durante a luta, e também para treinarmos com pessoas diferentes e com estilos diversos, o que nos ajuda a evoluir.

Para terminar, vocês deram uma olhada no novo caderno de regras do Jiu-Jitsu, no site da IBJJF?

Claro, e não achamos que houve grandes mudanças, e sim algumas melhorias. O caderno de regras ficou muito melhor, com imagens, o que torna mais fácil o entendimento. Mas independentemente das regras vamos sempre adaptar nosso estilo de luta para o objetivo maior, que é vencer. E para vencer temos de treinar duro, esta é a nossa principal estratégia. Desejamos a todos ótimos treinos este ano, e acompanhem nosso Twitter, onde estaremos postando as novidades para 2012!

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. BOXE NA VEIA at 7:21 pm

    Os irmaos mendes sao viotoriosos no Jiu Jitsu e no “sem kimono”, mas nao gosto e nao acho legal de ver sua lutas, mas nao tem como negar que os caras sao bons, agora ja que eles ja conquistaram muito em 2011 poderiam tentar a sorte no MMA e ver se a “farofada” deles servem no octogono.

    • Bruna at 10:07 pm

      Cada um com seu esporte ve se o Paquiao luta jj ou sem kimono ?
      Ve se o Messi joga volei , enato com compare as coisas de forma errada !
      Se nao quer ver a luta deles ou nao gosta cada um tem sua opiniao mas falar asneira sobre o que eles fazem e ser asno demais neh !

      • Thiagodaksoul at 3:57 pm

        BOA BRUNA E ESSA VAI PRA VC BOXE NA VEIA TODO LUTADOR DE MMA OU OS KE LUTAM UFC SEJA O KE FOR! TREINAM JIU- JITSU QUERO VER TEU BOXE NO CHAO CRITICO DE MEIA TIJELA!!!

  2. BOXE NA VEIA at 11:14 am

    Não se trata seu eu luto alguma coisa, isso não é o caso, agora se vc é da turma da “farofa embaralhada” faz inscrição junto com os mendes em eventos de MMA, pode ser eventos menores, e tentar sobreviver em cima com esse “beribolho” empetecado, se não forem direto pro hospital é marmelada!!!!rsrsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *