Judô já tem casa escolhida para Londres 2012

Share it

Leandro Guilheiro em ação / Foto: Divugação.

A Confederação Brasileira de Judô já está em Sheffield, cidade escolhida para aclimatação para os Jogos Olímpicos de Londres. Integrantes de todos os departamentos da CBJ, além de sete judocas, chegaram à cidade inglesa nesta segunda-feira (26) para uma semana de treinamentos e inspeção em todas as instalações que serão utilizadas em 2012. Além dos atletas estão presentes também representantes das áreas técnica, administrativa, médica, fisioterapia, estrategismo, preparação física, psicologia e imprensa.

Os atletas disputarão, no final de semana, a Copa do Mundo de Liverpool, valendo pontos para o ranking mundial e olímpico.

“Será a cidade do judô brasileiro durante as Olimpíadas. Estamos ajustando cada detalhe para que a equipe tenha total estrutura e tranquilidade para se preparar da melhor forma para os Jogos”, diz o coordenador técnico da CBJ, Ney Wilson. “Atletas e comissão técnica farão relatórios minuciosos de tudo o que experimentamos para podermos aperfeiçoar a operação até o ano que vem”, completa.

Em 2012, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, a CBJ levará a Sheffield uma delegação de cerca de 50 pessoas, incluindo atletas, sparrings e comissão técnica e staff. Os treinos acontecerão dentro da Sheffield Hallam University (SHU), que conta com um departamento de esportes com mais de dois mil alunos.

“Estamos muito felizes em ter o Brasil conosco. Será muito importante para inspirar os jovens a praticar esportes, especialmente o judô”, diz Helen Best, chefe do departamento de saúde da SHU, que entregou a Ney Wilson uma placa com o brasão da universidade.

Com 600mil habitantes, Sheffield está na região de Yorkshire e fica a cerca de 290km a norte de Londres, próxima das cidades de Manchester e Liverpool. Embora tenha uma população considerada grande para os padrões ingleses, Sheffield é um dos lugares mais seguros do Reino Unido e possui uma vasta área verde, rodeada por montanhas, bosques e quatro rios e é chamada de “cidade das sete colinas”. Em Yorkshire existem cerca de 70 clubes de judô e dois mil atletas federados.

“O legado da vinda do judô brasileiro para a região é inestimável. Já compramos novos tatames e faremos alguns treinos abertos com judocas locais e os brasileiros”, Dermot Heslop, oficial técnico da Federação Inglesa.

A delegação do judô do Brasil chegará a Sheffield cerca de 15 dias antes da estreia nas Olimpíadas e cada atleta só entrará na Vila Olímpica dois dias antes de sua participação.

“Aqui teremos total condição de oferecer uma gama de serviços bastante abrangente aos atletas, em um ambiente de paz e longe da ebulição de Londres e da Vila”, diz Ney Wilson, que está em sua terceira visita a Sheffield. A primeira foi a convite da Federação Inglesa de Judô e a segunda em companhia do COB. Até 2012, o coordenador ainda retornará pelo menos mais uma vez, em novembro.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *