Qual é o tamanho do sacrifício que você está disposto a fazer para ter sucesso na vida?
Uma visita à academia Cícero Costha, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo, trouxe à tona um grande exemplo de até onde pode ir a força de vontade.
Numa tarde fria de fim de inverno, após o tradicional treino do meio-dia, dois jovens de 20 anos tiram um sono depois do almoço enquanto esperam a próxima sessão, dali a algumas horas.
Até ai, nada de especial, já que é comum que atletas usem as academias como extensões de suas casas.
Esse, porém, não é o caso. Os dois jovens paranaenses de traços orientais se chamam João Ricardo e Paulo Henrique Miyao, gêmeos, nascidos em 11 de maio de 1991, e estão a mais de 400km de casa.
É João que começa a contar a história da dupla: “Começamos a treinar em Andirá, nossa cidade, com o professor Adriano Carvalho, da Norte Sul Jiu-Jitsu. Há mais ou menos um ano, viemos para São Paulo porque os treinos na nossa cidade natal já não atendiam as nossas necessidades de evolução. Lá não havia muitas pessoas que levavam o Jiu-Jitsu a sério”.
Desde que chegaram, dormem no tatame e vivem dentro da academia. E não são os únicos. Cícero Costha mantém o projeto social Lutando pelo Bem, em que acolhe jovens carentes e os direciona na vida através da arte suave.João e Paulo, porém, vivem na academia mais por opção do que por necessidade: “O professor Cícero tinha até arrumado uma casa para nós morarmos, mas não quisemos. Aqui é como uma família, onde cada um ajuda o outro. E também não nos atrasamos para os treinos”.
São três sessões diárias, somadas a mais duas idas semanais à academia para malhar. Tal rotina impediu que os dois irmãos terminassem o curso de educação física na faculdade.
Tamanha dedicação já está dando resultados, como as medalhas em competições importantes mostram.
Em 2011, João foi campeão pan-americano peso pluma faixa-azul. Dois meses depois fecharam o peso pluma da faixa-roxa no Mundial, sendo que já tinham fechado a mesma categoria no Brasileiro.
Fora isso, brilharam no World Pro Cup, em Abu Dhabi, com João sendo vice na azul e Paulo campeão na roxa.
Com a faixa-preta já surgindo no horizonte (claro que antes ainda tem um bom caminho na marrom), os irmãos já fazem planos: “Nosso sonho principal é sermos campeões mundiais na faixa-preta”.
Mesmo com tanto a conquistar pessoalmente, eles não esquecem quem os ajuda hoje: “Queremos ver o projeto do professor Cícero crescer cada vez mais”.
Para terminar, quando respondem sobre os exemplos que seguem na arte suave, os dois não hesitam em apontar outra dupla que abalou as estruturas do Jiu-Jitsu nos últimos anos: “Nós nos espelhamos principalmente no Rafael e Guilherme Mendes. Gostamos muito de ver a luta deles. Outro exemplo é o Bruno Frazzato, além dos nossos companheiros de treino que nos ajudam a evoluir a cada dia. Amigos como o Leandro Lo, Thiago Barros, o próprio professor Cicero Costha e muitos outros”.
Assista a um vídeo com os irmãos na TV Brasil.
siniiiistros !
João e Paulo vão dar muito o que falar!
podem anotar isso ai!
desde já, sou fã deles!
ossssssssss
Marcio andre vai acabar com os 2 boto fe .
Esses muleques são sinistros,ja os vi lutando aq no parana…
E digo uma coisa podem escrever:O rafael mendes q desbancou o cobrinha,e no futuro esses dois vão desbancar os mendes,vai ser uma guerra de dupla dos irmãos…Os dois vão tirar a coroa dos mendes no futuro…Podem acreditar!!!!!!!
Muito legal ver a ascensão do esporte, mas tem um equivoco nessa matéria… em Abu Dhabi, quanto na seletiva do Rio de janeiro o Campeão foi o Atleta Márcio André da Equipe Nova União na faixa azul.
Gostaria que isso fosse revisto.
O Joao foi campeao absoluto e vice na categoria
Obrigado
VOCE ESTA COMPLETAMENTE CERTA SENHORA NATALIA RAMOS , A GRACIEMAG REALMENTE COMETEU UM GRANDE ERRO QUE PRECISA SER CONCERTADO!!!!
Eu conheco esse Marcio andre ele vai atropela eles na proxima vcs vao lembrar desse comentario .
Obrigado pela correção, Natalia! O texto foi corrigido. Abraços, Ivan
Fala Jony e Paulo , vcs merecem eu vejo, treino e aprendo com voces pura dedicação e força de vontade meu voces merecem tudo que conquistaram e merecem mto mais Oss
Parabéns Pessoal…muito legal… parabéns Cição pela batalha pra manter a mulekada que precisa no caminho certo…e parabéns aos irmãos pela dedicação!!PSLPB forjando campeões!!!osss
PARABENS AO PROFESSOR PELO PROJETO E AOS IRMAOS QUE SE DEDICAN AO MAXIMO.
Logo logo eles vao vazar para qq outra equipe que lhes oferecer um hamburger e uma coca-cola!!! Assim como abandonaram a equipe do mestre Barbosa cuspindo no prato que comeram, logo mais vao vazar da excelente equipe do professor Cicero, e por ai vai!!! Que sao talentosos e com um futuro brilhante, ninguem duvida! Torco para que o tempo e a arrte marcial molde o carater deles e lhes ensinem a ter gratidao, e que eu morda minha lingua…
cala boca n fala bosta vc n sabe de nada do que aconteceu no barbosa eles sairam pq tiveram motivo e não pq o cicero ofereceu alguma coisa pra eles antes de ficar falando besteira procura saber das coisas ze ruela
Há horas em que é melhor rever seus conceitos, como dito na matéria, na cidade não há tantas pessoas que levam o jiu-jitsu a sério, a mudança deles de equipe foi por buscar a evoluçao não porque “cuspiram no prato que comeram” como destacado!!
Não sei Exatamente os motivos pelo os quais eles sairam da Barbosa Jiu-Jitsu, mas com certeza não foram os melhores.
Mestre Barbosa, da mesma que o Mestre Cicero, abrigou e nunca deixou lhes faltar NADA.
Evolução?! Conhecendo o Mestre Barbosa e seus discipulos é sábido que, pelos menos em SP, a Barbosa Jiu-Jitsu é Referencia.
Cuspiram no Prato?! Depende da visão de cada um, creio que exista sim um Motivo plausivél, mas não cabe a nós julga-los.
Mas não me venha com essa conversinha Fiada de que Procuravam Evolução.
Luciana
Nunca ouvi meus irmãos falarem mal de ninguém…pura inveja.
Deus é nossa fortaleza!!!!
Parabens garotos
O João ja me deu um coro, e os mlks merecem são sinistros e se esforçam mto
Monstrinhos sinistros estes dois ! Eles possuem um jogo interessante , não tem como piscar em uma luta deles, já são ídolos.
Quanto ao fato de dizerem que eles cuspiram no prato que comeram, não posso dizer nada. Não digo nada não somente por não saber realmente o que aconteceu, mas, por esta decisão (trocar de bandeira/equipe) caber apenas aos dois e a mais ninguém.
Parabéns aos moleques pelo trabalho, quem dera eu tivesse a mesma dedicação, força de vontade, talento e oportunidade pra treinar o tanto quanto eles treinam.
abraços
Parabéns João e Paulo (meus filhos, meus irmãos de alma e coração), só nós sabemos o quanto vocês batalham dia a dia, que Deus continue sempre iluminando vocês!!! Estão de parabéns……
Ossss
muito legal mais mesmo na verdade
Eles começaram treinando judo com mais ou menos15,16 anos eles treinavam comigo eu tinha 13 no momento eu vi todo o esforço que eles faziam para treinar
uma vez o irmão joão teve que ir para o hospital por só estva comendo frutas
treinavam muito duro quando um tava na musculação eu treinava com o outro
admiro muito o trabalho deles
Treino JJ desde o meus 15 anos… dava gosto ir aos campeonatos e ver clássicos desde a segunda luta até a final. Dizem que o JJ evoluiu e com essa evolução veio a preparação física, suplementação (que até existia, mas de forma menos intensa), jogos de equipe, atletas com força descomunal…a técnica se reduziu e por vezes foi vencida pela força bruta! Raras vezes aparecem um Celsinho, os Mendes… Testemunhei alguns combates desses Miyao Brothers e fiquei emocionado! Os moleques são fora de série! Além de um JJ refinado p/ um faixa roxa, disposição, amor ao trabalho, tesão na luta, espírito de competição, são sintomas da formação dos futuros donos do peso pena e pluma na faixa preta! A maior lição é vê-los unidos como família dentro e fora dos ringues. Irmão de sangue, da vida e do sonho! Que algum ampresário veja esses moleques e dê uma moral. Tiro o chapéu!
bacana demais
Muito massa
show
parabéns … se deem muito bem nessa vida .
vllw fé em deus que nele vc6 podem tudo !
Campeões
Muito looco
Muito bem parabens pela historia meu filho é seu fan tenho fé em Deus que um dia poderei levar ele nesta academia é o sonho dele conhecer esta academia e vcs Joao e Paulo o jogo dele e identico o de vcs .
Quando leio essa historia fico com orgulho em ser Brasileiro
sou fazaça tbem e torço por eles oss
oi bem noite
eu surdo meu nome sou Vander
jiu jitsu sorocaba-sp
vi youtube campeonato mundial jiu jitsu
joão mayião seu irmão jiu top parabenss
Deus Abençõe coragem motivar jiu treinar
Oi Luciana tudo bem.
Eu queria saber se os seus irmãos tem algum grau de autismo, porque tenh um filho que treina jiu jitsu e tem um diagnostico de sindrome de asperger e quando essas pessoas gostam do que estão fazendo se destacam como os melhores so queria usar a historias dos irmãos Miyao para incentivar que o jiu jitsu tem futuro