Pupilo de Carlson homenageado em Porto Alegre

Share it


O presidente da Federação gaúcha de Jiu-Jitsu (FGJJ), Walter Mattos Filhho,  foi homenageado nesta terça-feira, 23, às 19h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O reconhecimento é uma proposta do vereador Luciano Marcantônio (PDT).

“Receber essa distinção me honra muito. Eu tenho raízes nesta cidade. Formei minha família aqui. Por isso, é muito difícil de exprimir em palavras o que estou sentindo. Agradeço a todos que estiveram ou estão ao meu lado nessa caminhada”, afirmou o professor.

Segundo Marcantônio, o título é uma forma simbólica de agradecer a um cidadão que dedicou quase duas décadas de sua vida a promoção do esporte, que tem como base princípios como honra, lealdade, caráter, disciplina, respeito e tantos outros que norteiam a filosofia desta arte marcial milenar.

O vereador lembrou ainda o trabalho do homenageado em projetos sociais, na promoção da cidadania e na geração de emprego e renda por meio do esporte. “Além de todo o trabalho militante do Jiu-Jitsu, o engajamento de Mattos já levou quase uma centena de professores faixas-preta brasileiros, na sua maiorias gaúchos, a ocuparem vagas geradas a partir de suas iniciativas, tornando-os profissionais do esporte”, ressaltou.

Walter Mattos conheceu o esporte na década de 70 pelas mãos do mestre Carlson Gracie, quando ainda vivia na cidade do Rio de Janeiro. Em 1992, quando voltou ao estado para exercer sua profissão de piloto de helicópteros, trouxe na bagagem mais de 20 anos de prática de Jiu-Jitsu. Em solo gaúcho Mattos fundou, ao lado de José Mario Sperry, a Equipe Walter Mattos – Zé Mário, que mais tarde daria origem à academia Sul Jiu-Jitsu. Paralelamente ao trabalho de empresário e entusiasta do esporte, também se dedicou o organizar a modalidade no Estado. Foi ele o responsável pela criação da FGJJ, entidade da qual é o atual presidente e que conta hoje com mais de uma centena de academias filiadas.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *