Qual o local mais curioso onde você fez Jiu-Jitsu?

Share it

Muita gente boa adora o debate sobre se as primeiras chaves e torções nasceram no Japão, na Índia, na África ou alhures. O GRACIEMAG.com não liga para tal questão. Se um samurai japonês de passagem pela Índia viu um monge se embolando e gostou, ou se a arte nasceu mesmo em Kioto, isso não diminui ou aumenta a importância de povo nenhum, muito menos do nosso Jiu-Jitsu.

E não muda o fato de a Índia ser um dos países mais interessantes da atualidade, sempre presente no noticiário, para o bem ou para o mal. Um lugar que, claro, haveria de ter treinos de Jiu-Jitsu, como nas cidades de Bombaim e Bangalore. Alguns desses treinos chamaram a atenção de nosso leitor Robby, que passou parte da lua-de-mel por lá, e contou o que aprendeu.

“Havia um grupo pequeno em Bangalore, sem mestre nem nada. A Índia é um país enorme e o Jiu-Jitsu apenas engatinha, mas isso demonstra como o Jiu-Jitsu brasileiro se espalhou realmente para todos os cantos da Terra. Acho que esse pequeno grupo pode nos inspirar de diversas formas, por sua paixão pelo esporte”, nos escreveu Robby.

Os treinos de Jiu-Jitsu no país hoje seguem evoluindo, tocados principalmente pelo instrutor Rama Reddy, numa academia de MMA. Confira abaixo o Jiu-Jitsu indiano em Bombaim e comente: qual o lugar mais interessante em que você fez Jiu-Jitsu?

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *