Zé Mario, quase 45, não perde o foco nem a disposição

Share it

Onde está Sperry no dojô da Sul? Fotos: Divulgação.

A um mês de completar 45 anos, José Mario Sperry é só disposição. Focado no treinamento para o ADCC 2011, em que faz um superclássico contra Renzo Gracie, o popular “Zé Máquina” ainda faz justiça ao apelido, como flagrou em Porto Alegre nosso colaborador Mohamad Jehad, faixa-preta da Sul Jiu-Jitsu.

Na terça-feira, atarefado com compromissos de trabalho que o levaram do Rio de Janeiro, onde mora, ao Rio Grande do Sul, Zé Mario conseguiu tempo e disposição para um forte treino na Academia Sul Jiu-Jitsu, equipe fundada por ele e Walter Mattos em 1994.

Sperry tem dividido o trabalho com os treinos. No fim de julho, esteve em Abu Dhabi para reuniões, mas treinou todos os dias com o xeque Tahnoon bin Zayed. Nem a longa duração e a intensidade dessas viagens têm desviado o foco dos treinos de Jiu-Jitsu sem kimono.

“Zé chegou ao aeroporto 10h da manhã, teve reunião às 11h e ao meio-dia já estava em cima do tatame”, contou Fernando Paradeda, líder da Sul. “Enfrentou mudanças de temperatura de mais de 10 graus e ainda amassou a rapaziada.” Ao que tudo indica, teremos mesmo um ADCC 2011 inesquecível na Inglaterra.

"Zé Máquina" bombardeia a guarda de Fernando Paradeda.

Ler matéria completa Read more
There are 28 comments for this article
  1. Forcabjj at 7:48 am

    Boa Edu, fica na torcida mesmo, adoro o renzo, mas o carioca da gema voce poderia ter guardado pra voce….viva a forca bruta!!!
    ossss

  2. Fernando Teixeira at 11:00 am

    Concordo com R.C.! Sou um dos grandes admiradores do Renzo! Mas não concordo com o Edu quando ele diz: ” A sua equipe no Sul pelos lutadores que vi em um campeonato quando treinei la era assim também e tinham aquela marra associada com a força bruta!” Caro Edu, talvez voce tenha treinado ou assisto outro time. Nós aqui do Sul e da Sul não somos assim! Mas concordo com o que disse no início sobre o Mestre Zé Mário, grande samurai. Mas torce pelo Renzo, mesmo sendo admirador dele, acho que ele vai precisar!

  3. Eugenioclub at 4:42 pm

    Todos que duvidaram do Zé perderam ou bateram, nunca ví ele cartando antes de luta, e sim treinando, o Renzo e casca e muito boa praça, mas acho que nao agüenta a pressão, quem viver verá…

  4. Pablo at 8:27 pm

    Zé Mario é faixa preta do Grande mestre Carlson Gracie….quem conhece BJJ, sabe que ele parada dura…prefiro não optar o resultado, mas que será uma aula de Jiu -Jitsu, não tenham duvidas!

  5. Isaacranfler at 8:32 pm

    Se o Zé mario Lutasse o Absoluto é capaz de chegar longe, o Carlson Gracie deveria ter algum segredo de treino, pra ter revelado tantos talentos do jiu jitsu o estilo Carlson Gracie dos anos 90 é o jiu jitsu voltado para o MMA de hoje , jogando por cima amassando e si cair por baixa levanta e derruba bixo =)

  6. Amauri Santos - BRAZUKA JJ at 1:07 am

    Caro Edu, acho que vc está confundindo força com raça, pois o Zé é raça pura, um excelente competidor, acompanho ele desde marrom e sempre foi um comabtente de muita raça, o Renzo é mais técnico, será um um combate muito bom e que vença o melhor, Osss!!!!

  7. Felipe Amorim at 2:59 am

    eu não sei…..zé mario se destacou mais no adcc do que o renzo, passou diversos sufocos, como aquela gravata no pau de mark kerr pra cima dele, e ele conseguiu sair, a idade é praticamente igual, o peso já não sei, mas creio que vai dar zé mario pela pujança, quando ele ver de novo o xeque thannon e relembrar toda sua história no adcc..o caldo vai engrossar…..

  8. Isaacranfler at 5:24 pm

    hauhuahua Edu meu amigo você quer compará o Delariva com o Zé ? brincadeira né cara olha a diferença de tamanho , peso , lógico que o Zé mario não vai ser um guardeiro com posições mirabolantes , pois sua característica é outra mas , ele é técnico sim não é por que ele é grande e forte que não deixa de ser apenas mudam as características de lutador pra lutador , lembrando Wallid é técnico sim o Royce que o diga foi apagado por ele , o Bitetti também é grande e tem característica semelhantes ao do Zé mario ,passou o carro geral nos gracies , so falta você falar que o Rafa Mendes é Técnico e o Rodolfo Vieira não é !

  9. Lucas at 5:47 pm

    Aqui no Sul é isso ai mesmo….treino duro todo dia!!! Físico forte e muita raça!!! Passamos para um lado e passamos bem….joelho rasgando e muita pressão!! Zé Maquina vai lutar pelo Exército Sul Jiu Jitsu!!!!! A vitória, Sempre!!!

  10. Edu at 7:01 pm

    Noburo
    Meu caro lutei com um aluno de voces e ganhei!
    Se a luta que vc luta se chama arte suave e voce gosta de fazer força, va carregar pedra, incoerente!
    Carioca da gema, terra da arte que voce pratica ai no sul e que se nao existisse voce nao estaria dançando balé.Se nao tem técnica, tem fazer força mesmo,pangaré e pelo jeito pitboy!!

  11. Maceljob at 8:42 pm

    Dos admirados por você, pelo que sei, o Guto Campos e o Mario Reis abriram academias, saíram da Sul faz tempo. Acho que faz tempo que a Sul não tem um faixa preta de destaque. Parece que nem campeonato gaúcho ganham mais, isso que eles que organizam o campeonato. O Zé Mario abandonou e a academia caiu bastante

  12. Junior at 2:11 am

    Tambem acho que alguem patrolou esse Edu por aqui.
    Cada um com a sua opinião mas dizer que a equipe da sul treina com marra associada com a força bruta, desculpe velho mas tu não sabe nada dos treinos aqui da Sul jiu jitsu!!

  13. Felipe Amorim at 1:52 pm

    bom, entre aqui para deixar mais uma vez minha opinião-até mesmo porque o assunto está ficando quente, mas vamos aos fatos: a escola carlson gracie sempre primou pela técnica, isso é verdade, como tem que ser o fundamento do esporte, só que havia um chamado á raça, a força muito grande…. técnico, realmente técnico por assim dizer foi o ricardo de la riva, esse indisucitivelmente…..sobre o paradeda as últimas lutas que vi dele, ainda no tempo que competia, se sobresaia mais pela pujança física-não vou falar força, grosseria, mas trocando em miúdos é isso-, então é aquela coisa, foi pro sul do país que só tem cara bem de vida, que se alimenta muito bem desde novo, até mesmo pela condição financeira, é isso…. eu acho que dá zé mário, mas torço pelo renzo, pelos seguintes motivos: simpatia extrema, humildade, honradez, e sem contar que é uma oportunidade única de vingar o royler, tem muita coisa em jogo, só pra constar, anos atrás o carlson deu uma entrevista para uma famosa revista brasileira onde perguntaram: como é seu jiu-jitsu? ao que foi respondido: o meu jiu-jitsu é carlson gracie jiu-jitsu, não tem nada a ver com gracie-jiu -jitsu, aí ficou aquela coisa…. então vai ser uma superluta realmente e com muito apelo, principalmente dentro da própria família e pelo lado dos alunos do carlson.acho que dá sperry mas torço pelo renzo.

  14. BJJ at 2:25 am

    Primeiro a Sul Jiu Jitsu tem sim excelentes treinos, basta ir lá pra comprovar, as portas estão abertas para que quiser tirar uma prova numa boa. É a maior equipe do sul do país inegavelmente. O Zé Mário continua ligado com a Sul, apenas tem outros negócios, tanto que nem está mais treinando tanto por causa disso, se tivesse abandonado a Sul não teria vindo dar um treino aqui, com tantos lugares no mundo para ele treinar.
    Dizer que alguém com o currículo do Zé Mário não é técnico e sim mais força fisíca é ridículo, alguém conquistar os titulos que ele conquistou na força é o mesmo que dizer que no Jiu Jitsu a força prevalece a técnica, absurdo.
    E ficar dizendo que no Sul é isso e que no Rio é aquilo é a maior bobagem, o que importa é esta arte marcial maravilhosa chamada Jiu Jitsu e o enorme privilégio que teremos de ver estes dois monstros do Jiu Jitsu em ação, que como já foi dito aqui será uma aula para quem está afim de aprender… Rio tem suas qualidades, Sul tem suas qualidades, mas na verdade é uma coisa só Brasil terra do Jiu Jitsu brasileiro… o resto é besteiras…

  15. Fábio SJJ at 2:16 am

    Convido a todos que estão participando deste forum para terça-feira (22/08), comparecer na Academia Sul Jiu Jitsu, sito Rua Libero Badaró 279 e ter o privilégio de treinar com o mestre Zé Mario. Aos que acham que os treinos são fracos e ruins, esta é a chance de mostrar seu jiu jitsu.
    Aguardo vocês !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *