IBJJF esclarece questão da cor dos kimonos

Share it

 

Foto: John Cooper.

Diante da repercussão sobre a questão dos kimonos azuis e brancos nas competições de destaque do Jiu-Jitsu, o dirigente da IBJJF Marcelo Araujo nos enviou um e-mail para esclarecer o assunto, simplificando tudo. Diz Marcelo:

“De acordo com as novas regras, em vigor a partir de 2012, a IBJJF pode requerer que, em alguns campeonatos, atletas da faixa-preta tenham dois kimonos – um kimono azul royal e outro branco. A princípio, a mudança ocorre somente nas categorias transmitidas pela TV ou internet. Mas, com exceção desses campeonatos, kimonos azul-marinho e de cor preta continuarão permitidos na faixa-preta”.

A alteração no regulamento busca facilitar para a torcida e a arbitragem, principalmente pelo fato de o uso de kimonos de cor diferente comprovadamente cansar menos a visão de quem observa.

Para saber mais sobre Jiu-Jitsu e seus principais campeonatos, acesse sempre o GRACIEMAG.com, aqui e no Twitter.

Ler matéria completa Read more
There are 23 comments for this article
    • Anônimo at 3:54 pm

      O kimono preto é permitido na faixa-preta, com exceção desses campeonatos. Nota editada lá em cima, galera. Abraços

  1. Sgomes98 at 8:27 pm

    Achei perfeita esta medida, é muito mais fácil para a arbitragem, evitará que um dos atletas que fiquem com duas faixas presas a cintura e principalmente para quem estiver assistindo poderá ter uma noção muito mais amplas das regras.

  2. Jullierme_adv at 12:23 pm

    Acho muito importante essa decisão, pois queremos que o Jiu Jitsu seja Olímpico e essa é uma das mudanças que teremos que fazer… Mas poderia permitir o Kimono Preto também… Sendo Azul e Branco, ou Branco e Preto…

  3. Andre "Doido" Dreyfuss at 2:09 pm

    Apoio totalmente esta iniciativa da IBJJF, mas faço uma ressalva, deveria se tornar uma regra para todas as faixa. Gostaria que a IBJJF revesse também o tempo das lutas, pois acredito que 10 minutos de luta é um tempo excessivo e inviável para as transmissões televisivas.
    Ossssssssss

    • pedrobjj at 7:31 pm

      concordo com Andre, axo que uns 7 min pra faixa preta tava de bom tamanho, pq tem muita luta amarrada devido ao tempo, as vzs o cara nem é amarrão mais devido ao tempo tem q se poupar para as outras lutas.

  4. Thiago Campos at 7:17 pm

    Excelente atitude, sem duvidas acredito que uma arte marcial organisada deve existir normas no traje, chega de ver-mos o Jiu-jitsu como uma salada desorganisada!

    O mais eficiente esporte marcial deveria ser bem mais organisado que o Judô!

    Acredito que chegaremos a essa perfeição!

  5. pedrobjj at 7:35 pm

    temos que ir melhorando a cada dia, não podemos parar no tempo, senão o jj nunca nem chegara perto de uma olimpiada,
    Obs: sem falar q eu odiava qdo o juiz me dava a faixa colorida pra luta,
    é horrivel luta com duas faixas, rsrs

  6. Alexbjj at 12:21 pm

    otima decisao mas acho que poderia radicalizar mais, kimono so branco e azul, tempo de luta 7, bandeirinhas nas lutas para acabar de vez com aquele cochicho dos arbitros em caso de empate um sorteio de chavez ao vivo pela net para acabar com as baias que quase sempre sao dos gracie baias ou quer dizer gracie barra

  7. Carlos Frederico at 2:24 pm

    poxa já faz de uma vez em todo campeonato, obrigatório dois kimonos um branco e outro que poderia ser o azul royal , o azul marinho ou o preto, assim nosso Jiu Jitsu tende a ter uma indentidade própria , fechando em 4 cores de Kimono, abolindo de vez os vermelhos , camuflados e afins.

  8. Formigaojiujitsu at 7:54 pm

    otima a dos tres arbitros tambem, realmente as bandeirinhas em caso de empate seria perfeito para o publico entender quem optou por qual atleta osssssss

  9. Pingback: Indumentária “Kimono” Jiu-Jitsu – Octzone – Treinamento
  10. Itamar Meneses at 12:32 am

    tenho 1,66 de altura e estou pesando 80 kg, qual tamanho de jiu jitsu devo comprar? vou começar a praticar e gostaria de saber o tamanho certo pra mim , pois vou comprar pela net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *