Henderson vs Fedor: o juiz acertou?

Share it

Foto: Esther Lin.

No Strikeforce deste sábado, em Chicago, Fedor Emelianenko chegou à terceira derrota seguida. Fim lastimável para quem imperou por dez anos no MMA… talvez.

Fedor, assim como muitos dos grandes atletas que brilharam no início do século, não consegue repetir as boas atuações de outrora, muitas delas nos ringues japoneses. No entanto, a luta contra Dan Henderson teve uma peculiaridade.

Ao escapar para as costas do russo, quando vivia um momento complicado no combate, Henderson passou a socar. Emelianenko realmente pareceu estar nocauteado, mas logo se recuperou. No entanto, o árbitro Herb Dean já havia interrompido.

Ainda no ringue, Fedor se mostrou descontente com a interrupção. No entanto, talvez tenha sido a atitude correta, no intuito de preservar o lutador.

E para você, leitor, o juiz acertou nessa? Assista e comente:

Ler matéria completa Read more
There are 43 comments for this article
    • RODRIGOCOUTJJ at 11:01 pm

      NA VERDADE O JUIZ JA TINHA PARADO ALUTA EM QUANTO O FEDOR AINDA ESTAVA DE QUATRO FOI PRECIPITADO.
      JA VIMOS O FEDOR APANHAR MUITO MAIS. PRA MIN ELE FOI PREJUDICADO E MUITO.

      MESMO ASSIM O FEDOR SERA SEMPRE O REI DO MMA

      • Pnt at 5:31 pm

        NA VERDADE O JUIZ SO ESTAVA SEGURANDO O HENDO O FEDOR ESTAVA APAGADO E INCONSCIENTE E AINDA ESTAVA LEVANDO UMAS PEDRADADAS ! HENDO IS A BEAST!!!!!

  1. Fabinho at 9:15 pm

    Repôs a guarda??? O Fedor só virou de barriga para cima, mas em nenhum momento mostrou que se recuperaria ou que evitaria tomar mais amasso do Henderson. Decisão certa do Herb Dean, grande vitória do Henderson. E o Fedor há muito tempo parece que não tem mais saco pra treinar e lutar como no tempo do Pride.

  2. Sandro at 9:54 pm

    Obvio que tinha a mao do careca dana no meio, pois o cigano quase matou o carwin e esse mesmo arbittro nao parou a luta, ou seja 2 pesos 2 medidas, o pezao socou muito mais, o bret rogers tambem e em momento algum o juiz parou.
    Agora colocam um arbitro americano mau intensionado e ja viram ne, quem assiste e acompanha o fedor pela decada , sabe que ele vive saindo de adversidades bem piores, entao fica claro que o juiz ROUBOU.

  3. Ricardo at 1:20 am

    Seu alguém falar que o árbitro não vacilou tá de sacanagem! Esse evento é muito estranho, os caras não transmitem as lutas, mandam embora o Over, o árbitro faz uma cagada dessa…

  4. Vinícius Da Silva Santos at 2:17 am

    Pra mim o juiz agiu certo pois é visível que o Fedor apaga mesmo que só por um certo tempo, se apagou esta impossibilitado de lutar, é a mesma coisa quando o lutador é nocauteado em pé, se ele cai apaga do o juiz para mesmo que ele acorde logo após. Pra mim Herb Dean agiu corretamente.

    • Yagosimoes at 5:50 pm

      nem sempre vinicius da silva santos. vc nunca viu o soco que o yvel tomou do cigano e caiu de costas? o cara caiu como se tivesse apagado se fosse o fedor o herb dean ja teria parado naquele momento. e tem varias lutas que da tempo do cara acordar e manter a luta no chão.n sei se foi roubado,mas foi precipitado.

  5. jose reinaldo at 3:24 am

    ainda ñao vi a luta toda ,mais me parece,q mesmo em outra categoria, fedro me pareceu q,nao esta com a mesma garra e vontade de vencer,como no inico de carreira,o q é muito importante pra os lutadoes de mma,assim a carreira dele esta chegando ao fim.

  6. Papel at 4:45 am

    Decisao precipitada demais, ja vi o fedor tomar muito mais porrada e ganhar por nocaute depois. E uma pena pois o herb dean e um bom arbitro. Sera que teve dedo do dana ai tambem? Quero ver o arona no UFC. BJJ na veia !!!

  7. Hugoosv at 6:34 am

    esse mesmo juiz levou a luta do josé aldo x hominivck ate o fim, mesmo com o canadense estando com cara de mutante… ridiculo, o fedor sairia dessa com cereteza !! roubo

    • Vinicius Cruvinel at 6:35 pm

      Quando o atleta está com algum machucado muito grave, quem determina a continuação da luta não é o juiz e sim o médico. (tanto é que na luta do José Aldo, o médico autorizou o Hominick a lutar). O máximo que o juiz pode fazer é parar a luta para o médico olhar, mas quem tem o poder de decisão nesse caso é o médico e o bom senso do atleta.

  8. Cristiano at 12:19 pm

    Fedor apagou com o primeiro soco, nesse momento o Herb Dean já estava indo para interromper, o russo tomou mais dois (na nuca!!) e acordou. A luta poderia ter continuado? Até poderia, mas provavelmente não iria muito lonje, pois quando o Fedor deu aquela rolada e caiu de barriga pra cima, estava atordoado, e com os braços abertos. Acho que o juíz não falhou. O pessoal viaja muito falando de teorias da conspiração, “tem o dedo do Dana White aí”. Por favor, galera… Dedo do Dana? O cara apagou, o Herb Dean estava atento, isso sim, pra que deixar o cara apagado tomar mais socos? Vamos ser realistas, sem fanatismo. Eu também queria ver o Fedor vencer, mas não deu, o cara dormiu.

  9. lazzinho lustosa at 1:27 pm

    num movimento de puro jiu jitsu hendo partiu de baixo para cima e aplicou o nocaute tecnico e foi justamante interronpido pelo arbitro porque era obvio o massacre quando fedor ficou de costas para o chão!

  10. Luisgei at 3:19 pm

    Aqui em Porto Alegre mês passado no Extreme Figth um o atleta Bruno Monstro aplicou um amr lock em Rafeal Marreta que dobrou e estalou o braço…. o juiz imterropeu e Bruno Monstro foi declarado vencedor. O atleta Rafael MArreta descontente agrediu o juiz covardemente pelas costas…. uma lastima, uma vergonha, que vem para machar o esporte que tanto gostamos de ver.

  11. PostaL at 3:40 pm

    Foi ridícula a decisão do juiz, não importa se tinha a possibilidade dele ser nocauteado em seguida, deve se interromper a luta depois do nocaute, não antes.
    Juiz sem visão, merece ficar fora de grandes combates por um bom tempo…

  12. Fred at 5:16 pm

    Quem entende e não age com emoção, sabe que ele tomou a atitude correta, em um soco por baixo Hengo nocauteia Fedor, apenas com um soco, acertadissimo!

  13. Vinicius Cruvinel at 6:36 pm

    Eu sinceramente acho que a luta tinha que ser interrompida sim, todo mundo pode obserar no vídeo que depois que o Henderson virou para as costas do Fedor e começou a socar, ele ficou com a cara grudada no chão, dando indicios de um nocaute. Só observar.

  14. Opesp29 at 7:14 pm

    Fedor apagou? tá de brincadeira. Comentário mais infeliz esse o seu. O juiz interrompeu equivocadamente. Antecipou-se muito…..

  15. Lukas wolf at 7:43 pm

    não acertou , herb dean assim como outros juizes , estao se prescipitando e isso atrabalhar o esporte como tbm seus resultados , os atletas que passam meses treinando estao cada vez mais irritados com isso , o knock down que muitas veses parecem feios, muitas veses podem ser rapidamente recuperados , o certo seria todos os juizes (todos) independentemente do evento , espera ate quando ñ tiver realmente condiçoes , so interrompe rapoidamente quando for finalizaçoes que pd qeubra um osso ou mata o atleta , eu como lutador prefiro apanhar do que ser prejudicado com uma decisao precipitada , entao na duvida deixa rolar ate … apagar geral , que diga wanderlei silva , minotauro , os caras que + apanharam e sempre viravam as lutas

  16. Markinhosgracie at 9:40 pm

    carlos gomes gomes alguma vez tu já botou o teu na reta?????? ironizar o maior lutador de todos os tempos (FEDOR) dessa forma dar impressão q vc é um campeão mundial……….

  17. Deosgoes at 10:19 pm

    ele parou a luta erradamente pois fedor nao tava nocauteado, pois todos nos sabemos que ele absorve muito bem os golpes

  18. Felipe Amorim at 1:03 am

    talvez o arbitro esqueceu do suple que fedor tomou do kevin randelman no pride, se ele fosse arbitro daquela luta, acho que chamava a ambulancia, precoce….

  19. Luiszinho at 1:56 am

    por ser o FEDOR meu, acho que tinha que ter deixado mais um pouco, o cara aguenta porrada, nao ia morrer por 2 ou 3 socos a mais … ficou duvidoso, mas merito pro Henderson, com a fantastica ida pras costas, depois de ter tomado umas tambem …

  20. Newtonjfaragao at 2:51 am

    FEDOR PERDEU PARA O JIU-JITSU!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SE DEFENDESSE AS COSTAS, NÃO ACONTECERIA ISSO!!!!!

    VAI TREINAR JJ FEDOR!!!!! COMPLETE O SEU JOGO!!!!!

  21. Fejaumsurfista at 10:21 am

    tds tem q entender q isso e um esporte e nao rinha de galo…e fedor n tem mais condiçoes nao lutando sem estrategia dando pombos sem asas chegou a hora da aposentadoria..infelizmente mas e isso a hora chega pra tds…

  22. Danilo Supreme at 3:41 pm

    Apesar de Fedor ter “apagado” momentaneamente, a recuperação dele foi muito rápida e tenho certeza que ele conseguiria continuar o combate e reverter a situação. Estou indignado por ele.

  23. PIPO at 12:39 am

    CREIO QUE HOUVE UMA PATRIATADA (SERÁ QUE EXISTE ESTA PALAVRA?), FAVORECENDO O AMERICANO. OS BRASILEIROS, ESTES SIM VENCERAM NA RAÇA.

  24. Humberto at 3:08 am

    Pelo que vi, aparentemente, mesmo que sem querer, o motivo do apagamento momentâneo de Fedor foi devido uma cabeçada na nuca! Golpe baixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *