Ameaça em Illinois: IBJJF busca adequação às novas normas

Share it

Gustavo, em foto de Felipe Pires.

A aprovação de uma lei em Illinois dificulta, e muito, a realização de competições Jiu-Jitsu no estado americano. Segundo informou Rodrigo Comprido ao GRACIEMAG.com, com esta lei o Jiu-Jitsu se equivale ao MMA. O esporte passa a se submeter à Comissão Atlética de Boxe local.

Entre as novas resoluções, segundo o lutador, todos os atletas passariam, por exemplo, a fazer exame de sangue obrigatório, logística difícil em eventos que podem ultrapassar mil inscritos.

Comprido também comentou o possível cancelamento do Chicago Open, maior evento 100% nas regras da arte suave no estado. Sobre isso, a IBJJF, entidade que organiza a competição, passou a sua posição oficial nesta segunda-feira:

“Em vista à lei 1490 do estado de Illinois, de 31 de maio de 2011, a IBJJF procura se adequar à nova regulamentação. A data e local do evento vão ser anunciados assim que possível”, diz o site da Federação Internacional.

O Chicago International Open teve sua primeira edição em 2010 e contou com Rodrigo Medeiros, o Comprido, como campeão do absoluto. Neste ano, houve a edição de inverno do Chicago Open. Entre os campeões, feras como Samuel Braga, Philipe Della Monica, Davi Ramos, Rodrigo Comprido e Gustavo Pires. A próxima edição do torneio agora segue sem data definida.

Existe uma espécie de abaixo assinado no Facebook para dar alguma pressão na negociação com os deputados sobre a lei. Clique aqui.

 

Ler matéria completa Read more
There are 6 comments for this article
  1. JoanaLele at 1:56 am

    Na boa, da vontade de ir morar em Ilinois, de repente la, eu nao vou ter que lutar com atletas anabolizados e assim posso comecar a ter chances de vencer algo… aqui no brasil ate os galo tomam bomba, temos que acabar com isso. Qdo vem uma lei super inteligente que valoriza o atleta o que acontece??? Tacam pedra , dizendo que vai matar o jiu jitsu… O jiu jitsu esta nascendo para uma geracao contra bombas, e que dessa vez , o melhor vai vencer . O verddeiro lutador. Bato palmas pra essa decisao, e peco que, os responsaveis pelos eventos no Brasil, tomem essa decisao como base para melhorar nosso esporte e assim transforma-lo em olimpico.

    Pessoal vamos ter bom senso, vamos acabar com as bombas nas lutas. Isso e uma vergonha pro pais, um faixa preta renomado deveria ter vergonha de dar uma declaracao dessas.

    Parabens ao Estado de Ilinois, o jiu jitsu so vai crescer . Pq os atletas tem que tomar bomba pra lutar?? Pq o ilegal e o certo? Pq nao fazer o bendito exame?? Qual e o problema disso???

  2. Abraham Lincoln at 3:49 am

    JoanaLele

    pelo o q eu intendi nao eh soh exame de sangue anti dopping..
    vai tbm de juizes serem da comissão atletica de boxe…
    coisas como pontuação seriam mudadas descaracterizando o q se conhece de jiu jitsu hoje em dia…
    o fato de ter anti dopping sim seria muito bom para o esporte….torço q issu aconteça logo
    mas alterar as regras de uma entidade oficial de uma modalidade nao pode

  3. Nick at 2:59 pm

    O Dopping eh uma coisa necessaria para o JIU JITSU ! Com o anti dopping vai preparar a ARTE SUAVE para ser tornar OLIMPICA Como sempre sonhamos !
    Os atuais campeoes, terao que provar que sao bons mesmo na tecnica. E varios deles vao cair ! varios ! E os verdadeiros campeoes finalmente serao recompensados pelo seu esforco de ficar limpo dessas NITROS substancias.

    Sobre esse tema da federacao de boxe ter que partiipar do evento, isso tenho certeza que a comissao organizadora vai achar um jeito de mostrar para eles que nao podem mudar as regras.
    A nao ser que seja para a evolucao do esporte, tornando cada vez um espetaculo melhor. Regraas para a arramacao da luta tmb tem que ser discutidas.

  4. Marcão at 4:12 pm

    Caros colegas,
    A IBJJF tem que tomar uma decisão definitiva quanto ao dopping no Jiu-jitsu! Não podemos espera que uma lei como estas se faça valer para que isso aconteça e sim, definitivamente, submeter todos os atletas a exames pré competição. Não venha me falar que são muitos escritos e outras coisas mais. O atleta tem que se responsabilizar por realizar o exame e encaminhar para o orgão responsável até o dia da competição. Temos que criar mecanismos para que os verdadeiros atletas, que treinam dignamente limpos destas drogas, sejam reconhecidos e respeitados. A cada dia que passa vemos a excência da arte, em que o mais fraco deve e pode superar o mais forte através da técnica, ser dezimada por um conceito erroneo de que a força sintética deve prevalecer. Força é importante sim, mas que cada um adquira a sua através de muito treino e dedicação.
    Vamos fazer uma corrente para acabar com esse inimigo do nosso esporte.

  5. Rodrigo comprido at 11:16 pm

    http://www.change.org/petitions/the-governor-of-il-vetoamend-il-house-bill-1490-keep-amateur-martial-arts-in-illinois

    A nova lei nao obriga a nenhuma mudanca de regra ,mas o briga a todos os atletas a se filiarem a comissao de boxe.Sou completamente favoravel a regulamentacao do esporte , me posicionei sobre isso varias vezes.Contudo se esta lei entrar em vigor nao teremos mais competicoes no estado.
    Por favor nos ajudem e assinem a peticao acima.

  6. Rodrigo-samurai at 11:37 am

    Adorei parabéns pelo o exame de sangue até graças a Deus os falsos atletas movido a Bombas, anabolizantes etc, vão cair fora e parar de sujar a Honra e a gloria do Jiu Jitsu ……Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *