Zé Mario treina duro para Renzo e ensina posição

Share it

Aos 44 anos de idade, Zé Mario Sperry se prepara para mais um desafio. Em setembro, o faixa-preta de Carlson Gracie, que já foi campeão mundial de Jiu-Jitsu e brilhou nos ringues do Pride, encara Renzo Gracie na superluta de veteranos do ADCC, na Inglaterra.

Encontramos com a fera no CT dos irmãos Nogueira, no Rio de Janeiro, e acompanhamos de perto o trabalho para enfrentar Renzo. Zé trabalha duro com feras como Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, além de ter o prazer de reencontrar antigos parceiros de treino como Amaury Bitetti. Confira a seguir a entrevista, imagens e fotos exclusivas da preparação e, de quebra, aprenda uma pegada de costas ensinada por Sperry com exclusividade aos leitores do GRACIEMAG.com:

Zé Mario treina no CT dos Nogueira. Foto: Carlos Ozório.

Como surgiu essa oportunidade de voltar a lutar e enfrentar Renzo Gracie?

Fui pego de surpresa, estava um pouco afastado do mundo das lutas, há uns três ou quatro anos, mas encarei como um privilégio essa oportunidade devido aos anos da minha vida que me dediquei ao esporte. Resolvi aceitar pelo reconhecimento da organização do ADCC e também pelo adversário, que é um atleta conceituado e também tem história, além de lavar um nome de peso. Não poderia ser mais engrandecido esse convite.

Mas como você vinha treinando nesse tempo sumido, como era a sua rotina no Jiu-Jitsu?

Treinava quando podia, mas não tinha uma rotina. Estava treinando mais porque gosto. Viajo muito e, às vezes, dava uns treinos, então, em tese, estava parado há uns quatro anos. Essa é uma oportunidade de ver os velhos amigos e interagir mais com o mundo da luta e estou gostando disso. Sou forçado a tentar voltar à forma que eu tinha e é muito interessante. Posso sentir todo o legado que construí com o respeito dessa garotada toda que está me apoiando e é muito legal.

Então, depois de tanto tempo sem se dedicar com afinco, como é voltar a treinar duro?

É um desafio, como tudo na vida. A cada dia temos um novo desafio e um dos maiores motivos para encarar isso não foi só a oportunidade e o adversário, mas a chance de testar aonde posso chegar. De certa forma, posso servir de exemplo para essa garotada e mostrar que com disciplina e dedicação podemos superar todas as dificuldades.

O trabalho vai ser todo feito na academia de Minotauro e Minotouro?

Estou treinando com o pessoal da Minotauro. Tive o prazer de conhecer atletas que apenas via pela TV e a oportunidade de treinar com atletas que já trabalhei. Estou aproveitando todos os momentos.

Assista à uma pequena amostra do treino de Zé Mario e aprenda uma posição:

http://www.youtube.com/watch?v=7HDYdlvXW9w

Confira as fotos do treino, ao lado de feras como Rodrigo Minotauro:

[flickr set= 72157627035840629]

Ler matéria completa Read more
There are 5 comments for this article
  1. Bruno Santos at 12:44 am

    Lembro quando comecei no JJ em 1998 e acompanhava a carreira do famoso Zé Máquina no mma, ADCC e campeonatos de Jiu-Jitsu.

    Grande lutador, muito técnico e com uma raça fora de série. Vai ser uma grande luta pois o mestre Renzo também é um grande guerreiro.

  2. BRUNNOCUNHABCR at 12:02 am

    TIVE O PRAZER DE TREINAR COM ZE MAQUINA NO TREINO DAS 12:00 SO AS FERAS CARLSON GRACE DENTRO DA EQUIPE BUSTAMANTE E BOLÃO ANO 99 UM ABRAÇO A TODOS ( GALERA DE MANAUS TORCE ZE MARIO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *