No Rio de “Drive-in”, quem vai à escola recebe aulas de Jiu-Jitsu

Share it

Paulo Cézar "Drive-In": professor é mais um guerreiro, entre tantos espalhados no Brasil, que ajuda a salvar vidas graças ao Jiu-Jitsu. Fotos: Gustavo Aragão.

O faixa-preta carioca Paulo Cézar Alves Pinheiro, o popular “Drive-In”, vivia contente com seus conhecimentos de kung-fu, até que um faixa-branca de Jiu-Jitsu veio tirá-lo de sua zona de conforto.

“Há 19 anos eu fazia apenas kung-fu, até o dia em que um faixa branca de Jiu-Jitsu me levou para o chão três vezes sem eu poder fazer nada, a não ser bater no chão para ele me soltar”, conta ele, seis anos como faixa-preta da Gracie Barra matriz.

Hoje, Drive-In toca um projeto importante e inspirador em sua comunidade, o bairro Gardênia Azul, em Jacarepaguá. Para quem mora por lá, visitar esse “Drive-in” é muito mais que diversão e distração por algumas poucas horas, como no cinemão que lhe dá o apelido.

Há quase oito anos, o professor treina de graça mais de 35 crianças, entre 5 e 17 anos, que moram na comunidade. “Praticamente todos os alunos já ganharam medalha em algum campeonato de Jiu-Jitsu. A única cobrança que o professor faz é presença e boas notas no colégio”, conta o amigo Pedro Sol, da Gracie Barra.

O prêmio para quem não falta aulas.

Só que manter esse projeto não é uma tarefa fácil, muito menos barata. Sem patrocínio algum, Paulo Cézar batalha para continuar mudando a vida da molecada.

“A ideia é dar continuidade a esse projeto que criei e ampliar a academia, para oferecer uma estrutura maior e mais moderna para os alunos que já tenho, e para as futuras crianças que queiram praticar o esporte”, planeja o determinado Drive-In. “Minha vida mudou depois que comecei com meu projeto, e hoje me dedico 100% ao meu trabalho com as crianças”.

O esforço vem dando frutos, o que pode render para eventuais apoiadores. No último Campeonato Estadual, por exemplo, em junho, foram 15 alunos inscritos, e 14 medalhas (cinco de ouro e cinco de prata).

Ler matéria completa Read more
There are 16 comments for this article
  1. Thiago Orgelio at 4:31 pm

    Fala ae amigos da graciemag, Eu tive a oportunidade de estar perto desse cara no brasileiro grande professor e maior ainda como pessoa ele merece tudo de bom, Parabens por tudo. Grande abraço

  2. Wallace Celso at 5:29 pm

    PÔ É DE CARAS ASSIM QUE ESSE PAIS PRECISA!!!!!!!!!!!
    O JIU-JITSU MUDA O RUMO DE VIDA DAS PESSOAS, MOLDA O CARÁTER E DE QUEBRA AINDA É UMA ÓTIMA ATIVIDADE FÍSICA!!!!!!!!!!
    JIU-JITSU NAS ESCOLAS JÁ!!!!!!!!!!!!!!

  3. Serginho_4jiujitsu2006 at 3:11 am

    drive in é um exemplo de humildade,além de ser um excelente professor e um casca grossa da velha guarda que de vez em quando luta com a garotada!!!!!!!!!

  4. BRUNOSERRATO DINIZ at 7:01 pm

    TENHO ORGULHO DE TER ME TORNADO AMIGO PESSOAL!!DESSE CASCA GROSSA!!TODA VEZ QUE POSSO!!! FAÇO UMA VISITA/TREINO COM SUA EQUIPE!! (PROGETO DRIVE-IN/GUARDENIA AZUL) OS MULEKS SÃO OTIMOS ATLETAS!!PARABÊNS PROFESSOR CESAR PELO OTIMO TRABALHO QUE O SRº VEM REALIZANDO COM A MULEKADA!!
    ASSI:BRUNO DINIZ

  5. Matheus Fernandes at 3:22 pm

    Parabéns Drive-in, fantástico o trabalho que você realiza com essas crianças!!

    Quem lhe conhece pessoalmente, sabe de sua dedicação e competência. Força!! Oss

    Ass: Matheus Fernandes (GB Rio Preto)

  6. Michael at 1:58 am

    Paraabens drive-in pelo seu trabalho ,aconpanho de perto esse progeto e posso garantir quue esse grande mestre casca mt grossa faaz um belo progeto com muitos campeos continuee assim voce e sua garotada .OOOOOOSS

  7. Paulo Cézar at 3:11 am

    TUDO QUE EU TENHO,AGRADEÇO A DEUS,PORQUE TUDO QUE EU TENHO PERTENCE A DEUS! OBRIGADO MEUS AMIGOS PELOS COMENTÁRIOS,DEUS ABENÇOE VCS E TODAS AS SUAS FAMÍLIAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *