Grandes lições de Royce numa entrevista imperdível

Share it

Mario Filho treina com Royce. Foto: Arquivo Pessoal.

Royce Gracie esteve em destaque na última edição do “Sensei Sportv”. Ao repórter faixa-preta Mario Filho, o Gracie falou sobre aposentadoria, a vontade de fazer o último desafio, Matt Hughes, Renzo, os novos Gracie que vêm por aí e abriu o jogo: qual é a bolsa de Royce?

Em tantas declarações explosivas, é possível absorver lições valiosas de quem representa o Jiu-Jitsu há décadas e fez a modalidade ser conhecida por todo o planeta. Para assistir na íntegra o programa imperdível, clique aqui.

Abaixo, confira alguns trechos:

“Só escuto os meus técnicos, quem eu quero escutar. O resto não me importo.”

“Ainda posso lutar, não sei quando.”

“Estou próximo de parar e só tem um adversário que eu quero.”

“Seria bom lutar em casa, no Brasil, é onde começou tudo.”

“Matt Hughes, num octagon, no Rio, seria o ideal. Só falta ele para mim.”

“Naquela luta contra ele, passei do limite nos treinos. Papai me disse: “isso é um erro.”

“Se pudesse, me alimentava basicamente com frutas.”

“São 44 anos fazendo Jiu-Jitsu. Sempre tive cabeça aberta para outras lutas, mas para saber o que pode vir. Não vou aprender wrestling para derrubar o Matt Hughes.”

“Renzo é muito valente e tem tudo para vencer se enfrentá-lo novamente. O Renzo já falou: ‘Quando cai um, já temos outro em cima para correr atrás’. Tem muito Gracie vindo aí.”

“Com o Renzo não tem tempo ou hora. Ele luta vale-tudo e na semana seguinte o ADCC. Ele já fez isso.”

“MMA? A pessoa treina uma arte marcial. O Nogueira faz Jiu-Jitsu a vida inteira, mas não quer dizer que não faça um boxe para suplementar. Agora, vou treinar MMA, o que é isso? Treinar MMA é o Kimbo Slice. Ele consegue lutar em pé com um boxeador? Não. Ele consegue fazer uma boa luta de chão? Não. É um casca-grossa, mas não é bom.MMA não é uma arte marcial. Você tem que ter uma casa, saber uma arte.”

“Dana White sabe o meu valor, sabe o que eu vou trazer na mesa. Sim, minha bolsa tem sete dígitos!”

Ler matéria completa Read more
There are 15 comments for this article
    • Musashi at 2:34 am

      Fanfarrão? Sobe lá no ringue, bate em alguém e depois fala alguma coisa. Nunca nem brigou na vida e abre a boca pra falar besteira.

    • Romuloarantes at 9:43 pm

      Falar mau do royce e como nao saber quem e o Pele para o futebol, o cara merece respeito por tudo que representou e pelo passado dele se vc nao entende muito por favor nao fale nada, entenda a historia do mma para falar alguma coisa antes, foi o melhor do mundo em uma epoca muito complicada e sendo muito menor e tendo coragem de lutar com caras acima dos 200 kg do sumo por exemplo entao respeito e bom para as pessoas e mesmo se ele nao fosse nada respeite os outros e sempre bom para vc vencer alguem.

    • Cristianovfb at 8:28 pm

      Opiniões como ele é um fanfarrão e outros adjetivos só deixa ainda mais evidente que alguns brasileiros não valorizam seus atletas como eles merecem, o Royce tem o direito de não ser mais o jovem lutador do passado, vencedor de inúmeros desafios, e se aposentar, ou melhor dizendo, de se tornar um professor para os mais novos..

  1. Cesar at 2:00 am

    Entrevista rídicula !!!!!!!!!!!! Esse cara se acha muito ..Tem muitos lutadores da atualidade , bem superiores , cujo a bolsa não tem sete dígitos !!!!!! Tomare que se aposente sem lutar …

    • Eduardo_moraes_filho at 5:27 pm

      Ele não se acha,ele é…o cara vem de uma geração onde naõ tinha tanta tecnologia para ajudar os atletas, nem GH ou outros produtos para melhorar o condicionamento e mesmo assim ele começou a criar a sua história onde ele lutava 3 ou 4 vezes na mesma noite, com intervalos de minutos entre uma luta e outra. Royce tem uma história bonita em nosso esporte e não tem o valor merecido. Nota 10 pra entrevista.

  2. Markinhosgracie at 1:33 pm

    ROYCE GRACIE fanfarrão????????? vcs devem estar loucos!!!!!!!! o vale tudo e o UFC hj estão em alta por causa desse cidadão!!!!!!!! RESPEITEM o profissional q ele é!!!!!!!!!

  3. Jorge at 5:04 pm

    Se todos pensassem assim, as Bolsas pagas aos Lutadores de MMA não seria essa gorjeta que é hoje em dia. o MMA é o esporte que mais cresce, porém, vejo lutadores lutando por 10 mil dolares… longe das bolsas do Boxe, que lutadores chegam a ganhar 10 milhões em uma luta…

  4. Felipe Amorim at 4:06 am

    fanfarrão????? essa é a inveja de quem é bem sucedido aqui no brasil, o cara abriu caminho para muitos brasileiros serem verdadeiramente respeitado no exterior, abriu um mercado para os caras pararem de lavar banheiro de americano, desentupir esgoto de americano, eram pra agradecer ao cara a toda hora, mas acho equívoco ele querer lutar novamente com o hugges, não dá mais, um lutaço seria contra o ken shamrock para esclarecer aquele olho fechado dele no ultimate 5.

  5. Rodrigohxcx at 8:15 pm

    Romuloarantes, me desculpe…mas nem se compara Royce com Pelé…Pelé foi campeão em uma época de craques no futebol, enquanto o Royce ganhava quando ninguem conhecia o Jiu Jitsu….Hj qquer lutador top passaria o carro nele em qquer campeonato mundial de Jiu Jitsu….Royce Gracie foi mto bom pra divulgar nosso esporte, mas nunca seria campeão nele…talvez campeão Brasileiro…no máximo..

    • Jorge at 9:38 pm

      Hahaha…. não se pode comparar épocas…. mesma coisa no futebol, dizem que se o garrincha jogasse nos dias d hoje não seria nada.. pq na primeira firula, a galera kebrava a perna dele em campo… pra vc ver…
      Royce é ÍDOLO! um dos maiores de todos os tempos e merece respeito!

  6. Labrahao at 2:20 pm

    CARA ADMIRO ELE E MTO, FOI O PERCURSOR DESSE SHOWBUSINESS QUE VIROU O VALE TUDO, AGORA MMA…….ELE REALMENTE PROVOU AO MUNDO A EFICIENCIA DO JIU JITSU SOBRE AS DEMAIS ARTES MARCIAIS, E COLHEMOS OS FRUTOS ATÉ HOJE DISSO. PORÉM, DEU PRA PERCEBER NA ENTREVISTA QUE É UM CARA “MALA´´, ME DESCULPEM OS ROYCETS….PORÉM TEMOS Q SER SINCEROS, PRA MIM TB FOI UMA DECEPÇÃO, NÃO QUE AFETE A MINHA ADMIRAÇÃO, MAS O CARA É MALA. AQUELAS RISADINHAS FALSAS, TIPO DANDO ENTEDER Q ELE É O MELHOR, Q ELE GANHA MAIS ETC ETC ETC…..É TÍPICO DE CARA ARROGANTE E CHATO…BEM MALA, IMPOSSÍVEL DE VC CONVERSAR SIMPATICAMENTE…..O MARINHO TAVA JÁ SEM PACI~ENCIA NA ENTREVISTA, POR CAUSA DESAS RISADINHAS…….RIDÍCULO COMO PESSOA, E SE FOR CONTRA O MATT HUGUES TOMA UM KCT DE DAR DÓ,…….

  7. Santiago at 8:29 pm

    o pessoal nao entende nada mesmo, a importancia do royce para o jiu jitsu é talvez a de ter dado exposição mundial a uma a arte que poucos conheciam, ter ajudado a divulgar a capacidade de uma arte ser mais vencedora, no mano a mano que outras.

    no tempo dele era muitissimo dificil, hoje é uma barbada para o cara que luta profissionalmente ou semi-profissionalmente. sem problemas com tempo de luta ou peso de adversarios, tudo muito certo.

    antes era pau- pedra.

    segundo e mais importante: o royce pode encher a cara de marra e falar dos 7 digitos e nenhum outro pode. o dana sabe disso e se realmente é verdade é mais do que merecido. deve essa super divulgação do mma muito aos primeiros UFCs e ao impacto que as lutas do royce tiveram.

    terceiro: nada de comparações com outros esportes. o Pelé foi e sempre será o maior atleta de todos os tempos no Brasil. Tem gente que vai dizer que é o Senna e outros o Ryckson, então isso é dar mergulho em água rasa. Eu como jogador não vi o Pelé mas pelo estilo preferia o Garrinhcha, são gostos e opiniões.

    O Royce é um dos pilares do jiu, não pela técnica super apurada ou seus títulos. Pelo que ele fez, pelo sangue no olho, pelo foco, pelo coração e por sempre ter representado bem o Brasil.

    abraço

  8. Anônimo at 8:55 am

    SE NAO FOSSE O JIU-JITSU PROVAVELMENTE NÃO EXISTIRIA O MMA!
    MEMBROS DESSA FAMILIA MERECEM TOTAL RESPEITO PELO QUE REPRENTARAM E AINDA REPRESENTAM…. POIS ELES SEMPRE IRAO SER LEMBRADOS… QUEM PRATICA JIU-JITSU SABE DO VALOR QUE A ARTE SUAVE TEM …. POR ISSO NÃO DEVEMOS DAR OUVIDOS A PESSOAS QUE CRITICAM … AINDA MAIS OS PIONEIROS DO JIU-JITSU QUE MERECEM TAL RESPEITO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *