No fim dos anos 1930, costumava-se dizer que o Brasil tinha três grandes ídolos: o presidente Getúlio Vargas, o cantor Orlando Silva e o craque de futebol Leônidas. Havia porém uma quarta celebridade, se é que era apenas a quarta. Tratava-se daquele pequeno lutador cujas vitórias estampavam sempre as primeiras páginas. Não à toa, a vida de Helio Gracie é alvo de curiosidade até hoje, e virou um (bom) programa de TV, no Biography Channel. Relembre, a seguir, a carreira do homem que elevou o Jiu-Jitsu a um novo patamar.
http://www.youtube.com/watch?v=294v220I9WE
conversando c quem viveu os anos 30 no RJ, o sensei Helio Gracie, ainda era anonimo no meio esportivo, com todo respeito, ele e a familia soh eram conhecidos nas “paginas policiais”. Brigar na rua, desafiar outros nos jornais, era algo considerado grosseiro, rudimentar e ainda pertinente aos indigenas, rurais e iletrados. SE houvesse internet naquela epoca, a historia seria outra. Helio e Carlos Gracie ganharam algum respeito fora da comunidade do JJ, qdo teve alunos ilustres e do governo militar. Qdo a capital foi para Brasilia DF, o anonimato voltou em peso, sendo de alguma forma, resgatado em 93, na origem do UFC. Vale lembrar, Kimura, etc eram campeões de Judo, e os desafios feitos no Brasil, nada era que “tirar a diferença”, e não “torrneio de JJ fora do Japão” como descreveu Rorion no Gracie in Action! Ossssss!!!!
SENSACIONAL !!! PARABÉNS !!!
PARABÉNS!!!! MARAVILHOSO EXEMPLO DE VIDA.
Foi muito inteligente comcerteza !
foi mesmo cara, teve sabedoria para expandir a arte , o nosso Jiujitsu
deveria fazer um filme!muito gratificante e emocionante que Deus esteja ao seu lado grande mestre samurai.
Este é o cara !
Acabei de assistir nessa madrugada o documentário do Mestre Helio, confesso que fiquei mui entusiasmado com toda trajetória, inclusive o fato da Esposa Margarida ter permitido a procriação fora do matrimonio a realizar por amor o desejo do Mestre de ser realmente Pai, se tornando Mãe “adotiva” das crianças, “eu também com muito orgulho sou filho adotivo”, passagem interessante no qual devido ser um estudioso das Escrituras Sagradas também me veio a memória a trajetória do Grande Patriarca da Fé, o Pai Abraão, que indiretamente se assemelha a esse fato, por tanto as coincidências com o Divino e cotidiano com seu trajeto campeão fazem de Hélio Gracie a maior referencia esportiva do país!
Acabei de assistir nessa madrugada o documentário do Mestre Helio, confesso que fiquei mui entusiasmado com toda trajetória, inclusive o fato da Esposa Margarida ter permitido a procriação fora do matrimonio a realizar por amor o desejo do Mestre de ser realmente Pai, se tornando Mãe “adotiva” das crianças, “eu também com muito orgulho sou filho adotivo”, passagem interessante no qual devido ser um estudioso das Escrituras Sagradas também me veio a memória o trajeto do Grande Patriarca da Fé, o Pai Abraão, que indiretamente se assemelha a esse fato, por tanto as coincidências com o Divino e cotidiano com seu trajeto campeão fazem de Hélio Gracie a maior referencia esportiva do país!
Equipe, desculpe, mas acho que a questão de enviar os comentários ta com algum problema na identificação do usuário, ou ta com problema ou eu não to sabendo enviar?
Mas foi realmente muito legal a reportagem.
Thiago, às vezes demora um pouco a aparecer. Oooss!
muito obrigado a familia gracie por todo esse trabalho que vem sendo feito todos esses anos,essa e a verdadeira historia de um exemplo de vida,luta e realizaçao de sonhos,fico muito feliz por ter conhecido esta arte que me faz dia a dia crescer como pessoa!!!!
Sem dúvida foi o melhor documentário que vi!!
Agradeço muito a toda familia Gracie pelos ensinamentos que adquiri com ela. MUITO OBRIGADO ….
WALTER MATTOS FILHO.