Se você tivesse apenas 20 minutos para apresentar o Jiu-Jitsu, o que ensinaria?

Share it

Foi a proposta de nossa leitora Nicole no Twitter (@ottermav89). E então, que técnicas e movimentos básicos você mostraria rapidamente para um total leigo para que ele compreendesse o que é Jiu-Jitsu e caísse de amores pela arte?

Você só tem 20 minutos!

Não vale ficar em cima do muro, e dizer “defesa pessoal”, “guarda”, dê mais detalhes.

Essa enquete faz lembrar o primeiro contato do ator americano Ed O’Neill, hoje faixa-preta, com o Jiu-Jitsu, na Califórnia. Rorion Gracie perguntou se ele era capaz de ficar por cima e segurá-lo por três (três!) segundos. “Bem, por três segundos é moleza”. Em um segundo, estava capotado. Em cinco, estava assinando o contrato para se matricular na academia.

E você, ensinaria o quê? Comente abaixo e enriqueça o debate!

Ler matéria completa Read more
There are 28 comments for this article
  1. Rveiga15 at 10:30 pm

    1- o que é guarda -2 minutos
    2- uma finalização da guarda ( estrangulamento do Helio Gracia)- 2 minutos
    3 – uma raspagem basica ( guarda fechada ) -2 minutos
    4 – uma raspagem de meia guarda basica – 2 minutos
    5 uma passagem de guarda 3 minutos
    4 como montar -2 minutos
    5 como finalizar da montada- 3 minutos
    6 como escapar da montada- 2 minutos
    7 como finalizar das costas -2 minutos

    Putz ainda falta muita coisa….

  2. Jonathancruz Sp at 11:29 pm

    Eu ensinaria as posições basicas que voce deve conquistar, logo, as que voce não podem deixar o oponente chegar, mostraria um ataque nas costas, um na montada e um na guarda … e fecharia com uma “Baiana” após um bloqueio de soco ou chute; levando a luta ao solo …

  3. Mauriciomvargas at 1:12 am

    O mais importante do jiu-jitsu é a movimentação e a base. Eu colocaria 15 minutos de vídeos de lutas e ao mesmo tempo explicaria um pontuação movimentação, base e comentária as posições que o aprendiz visse. Os últimos cinco minutos eu dixaria para passar um pouco de confiança e e reiterar a impotancia da base e da movimentação da arte suave.

    OSSSS….

  4. Tarouco at 1:55 am

    Eu ensinaria …
    O que é colocar na guarda = 1 min
    o que é montada = 1 min
    raspada tesorada = 3 min
    raspada tesorada indo pra montada =3 min
    estragulamento da montada = 2 min
    army lok da montada = 5min
    triângulo da guarda = 4 min
    estrangulamento da guarda = 1min

    Eu tentaria passar para o aluno uma sequência de tecnicas junto com noções de finalizações basicas da guarda e da montada,noções que seriam faceis para um leigo entender e aprender em pouco tempo, e duas finalizações que fossem mecher com o sentimento dele como o army lok e o triângulo que são finalizações que faz com que brilhe o olho de qualquer um sendo apaixonado ou não pelo esporte!

    OOOOOSSSSSSSSSSSSSSSS

  5. Street Jiu Jitsu at 2:34 am

    primeiro a saida da gravata de porteiro ( o aluno vai pensar pq nao sabia disso na epoca do colegio…) depois como botar pra baixo qnd for se defender ( bloqueio ) seguido da montada e finalizando no braco … depois disso uma leve apresentacao da guarda, mostrando que nao eh pq esta por baixo eh que esta perdendo a luta…

    Obs : Esse jiu jitsu desportivo esta muito longe dos principios do jiu jitsu, com todo respeito mas o Helio Gracie e o Carlson devem estar se retorcendo no tatame qnd olham esses pesos leves lutando se embolando… Irado era nas antiga qnd o cara passava botava o joelho na brriga e finalizava no estrangulamento…. hj essas 50/50. embolamento q nem praticante de jiu entende direito ta com nada… ooss

    • THIAGO_R at 9:34 am

      NA VERDADE VOÇE QUIS DIZER QUE VÇ NÃO ENTENDE NADA !!!, TU ESTA POR FORA DO JIU JITSU ATUAL, MAIS MOVIMENTADO, MAIS TECNICO, COM MAIS RASPAGENS E MUITO MAIS BONITO; CORA VÇ DEVE TER PARADO NO TEMPO E NÃO SABE O QUE E DE LA RIVA 50/50
      BERIMBOLO. SE ATUALIZA Street Jiu Jitsu.

      • Rodolfo Ionta at 1:06 pm

        Sem dúvida Thiago_R, o Jiu Jitsu evolui de mais e quem não entende é o Street JJ. Sem dúvida devemos tudo a Hélio e Carlos, mais na época deles não existia nem meia guarda. A 50/50 pode amarar o jogo algumas vezes mais abri o leque para um série de outras posições como ida pras costas e finalizações.Você precisa se atualizar mais Street JJ.

        • Street Jiu Jitsu at 7:37 pm

          O Jiu Jitsu DESPORTIVO evoluiu mt sem duvida… Porem o q eu falei eh que o principio do jiu jitsu foi feito para defesa pessoal, luta,briga! onde o mais fraco bate no mais forte, Mestre Helio falava que quem queria brigar na rua fazia jiu jitsu, quem queria competir iria pro judo… Tem muito faixa preta ai q nao sabe defesa pessoal do jiu… experimenta chama pra meia guarda la dentro na calcada da rua pra ve o q te acontece… Quem precisa se atualiza mais eh vc amigao, q so deve te lutado de pano, fazendo vantagezinha bate e volta e segurando o tempo na 50/50… espero que o jiu jitsu evolua mais pq to jeito que ta agora ta muito feio de assistir…

      • Street Jiu Jitsu at 7:26 pm

        Entao mostra em 20 minutos o 50/50 e a Meia guarda la dentro pra um aluno leigo, no dia da aula experimental pra te ver o que acontece… Nunca mais volta..

  6. Brocklesnar85 at 3:01 am

    Finalizaria ele o máximo de vezes nas mais diversas posições para ele ver que não sabe nada ! Em 20 minutos com um leigo daria para fazer quase o repertório inteiro do jiu-jitsu ! Assim como o Royce fez nos primórdios do UFC chamando a atenção do mundo para essa arte !

  7. Rafael at 3:49 am

    falaria pra ele sentar a porrada em mim…e mostraria q eu o faria desistir de dar porrada depois q eu “nocauteasse” ele sem 1 soco

  8. Augusto at 8:57 am

    Em primeiro lugar, contaria a historia do Jiu Jitsu, desde os tempos do conde koma ao Brazilian Jiu Jitsu. Em seguida contaria sobre a familia Gracie, em especial Helio e Carlos, e seus desafios para difundir a arte suave. E por fim explicaria os principios basicos e a hierarquia. Depois disso qualquer pessoal que nao se interessar ou ate mesmo se apaixonar pela artecomo eu, e melhor procurar o seu medico.

  9. Adilsão Cia. at 12:24 pm

    ensinar triangulo em 4 min. é piada né, só pra explicar da mais de 4, e ele pratica a técnica, ou é uma exibição?

  10. Elanioarona at 1:30 pm

    ELANIO

    QUE É UMA ARTE MARAVILHOSA, QUE NOS ENSINA UMA TÉCNICA APRIMORADA DE DEFESA E QUE NOS DIGNIFICA EXTERIOR, BEM COMO INTERIORMENTE!

  11. capitaoccdp at 12:38 am

    Amarrando a faixa,depois arm-lock da meia guarda e finaliza movimento com raspagem de tesourada ( 05 minutos )

    Estrangulamento da meia guarda,triangulo,defesa da meia guarda usando pes nos biceps do adversario e finalizando o movimento com a tesourada pra frizar movimentos propostos ( 10 minutos)

    Os (5 ultimos minutos),montada -aplicando e defendendo e armlock da montada

    Bem galera sei q pessoal é mais graduado ( sou faixa roxa) desculpem se viajei, mas acho que isso que eu ensinaria.

    Abrçs!

    OSS
    capitaoccdp

  12. Tyson Fernandes at 8:08 pm

    Eu ensinaria os principios de lealdade e amizade do jiu jitsu, a historia, pois devemos saber da onde viemos para saber onde queremos chegar e se sobrar algum tempo faria um rolinha só para dar aquela vontade de voltar

  13. Marcio New at 9:26 pm

    Marcio Catenacci: Em 20 Min, mostraria a verdadeira “Arte suve” isso consiste em diciplina, regras, filosofia, dentre tudo a história do jiu-jitsu Brasileiro a primeira coisa que ensinaria é DESISTIR JAMAIS, o jiu-jitsu não foi criado para fracos e sim para INTELIGENTES.

  14. Eric Oliveira at 1:50 am

    Saida de quadril, Levantada Tecnica, Sprawl e logo após isso mostraria como todos esses movimentos são usados na hora da luta, são basicos e eficientes. Mostraria a defesa de uma gravata pelas costas com uma queda, depois mostraria a imobilização do 100kg, seguida da montada e finalizando em um armlock da montada e depois voltando a montada mostraria uma segunda opção de finalização, a Americana. Explicaria um pouco da historia do nosso esporte e logo após isso lançaria o desafio, 30 dias treinando, para ele ver algumasdas mudanças que o Jiu-Jitsu faria em sua vida. Osssss….

  15. Pedroalbuquerque at 6:52 am

    20 minutos ?! Ta bom,vamos lá !
    Começaria contando a história dos monges budistas,como eles viviam,comiam,lavavam roupas e como começaram a desenvolver o Jiu-Jitsu,e o como isso foi importante em suas viagens ! Faria uma demostração teatral usando o aluno como o ladrão e eu como o monge lutador ! Depois mostraria o caminho da arte ao Japão,contando sua história tais como suas dinastias e a importancia do Jiu-Jitsu para os samurais ! Faria outra encenação teatral ! Contaria então os dias que o Konde Koma passou em sua viagem no navio,o cardapio da viagem e tal,aonde eles faziam suas nescessidades diarias,que tipo de madeira (ou ferro) era usada no barco ! A chegada no Brasil,como ele fez para tirar o seu “green card” brasileiro,como ele conheceu o Gastão ! Ai falaria sobre o Helio,o Carlos o Carlson os alunos deles até os dias de hoje,comentando sobre os campeões mundias de cada ano !
    Parte prática : Ensinaria defesa pessoal – escapada de armas de fogo
    Queda Suple – Passagem Estrela – estrangulamento com a lapela nos 100kg – arm-locks da montada e para terminar raspagens na X-Guard.
    Com o tempo restante eu sanaria algumas possiveis duvidas do meu aluno !

  16. Thiago Bezerra at 2:05 am

    Ensinaria o basicão, só pra o cara ter vontade de voltar e querer aprender mais.

    Montada, Um ezequielzinho, dar a barrigada pra tirar o oponente da montada, como fazer guarda, como abrir a guarda, uma raspagem basicona da guarda, e fugir o quadril. O resto só depois que se matricular na academia…

  17. FernandoJJ at 6:11 pm

    Depois de ler todos os comentarios,uns muito bons outros nen tanto acho que a melhor maneira de apresentar o JIU JITSU para um leigo e atrair para academia seria a defesa pessol como o Mestre Rorion Gracie fez com Ed O`Neill, seria a forma mais simples e pratica ,defesas de soco lateral ,gravata de porteiro entre outras tecnicas.

    • Anônimo at 6:39 pm

      Concordo, FernandoJJ. Acho que eu meteria: 1) saída da montada com um aluno gigante. 2) Defesa pessoal contra bastão ou objeto cortante. 3) Kimura

    • Marcelo Dunlop at 5:12 pm

      Concordo, Fernando. Que tal: 1) Saída da montada (com um cara bem pesadão por cima). 2) Defesa pessoal contra bastão ou objeto cortante. 3) Kimura ou alguma finalização simples e eficaz.

  18. Jean Dias at 9:24 pm

    Posições comuns em uma situação real de luta…:

    Baiana e passagem de guarda/montada com controle da posição.
    Arm lock da montada ou do joelho na barriga para complementar o ataque…

  19. Baratex at 2:52 am

    Eu mostraria as saidas das posicoes dominantes: Costas, Montada, 100 quilos, Joelho na barriga. Depois finalização delas, em seguida, algumas saidas das finalizações.

    No final da aula, mostraria algumas defesas pessoais.

    Oss

  20. Pguarner at 8:35 pm

    É para ensinar algo ou apenas fazer uma exibição?
    Acho legal mostrar como se levantar, se o aluno já sabe uma luta em pé, dificilmentoe ele aprende isso. Tambem a se defender caído, fugir o quadril e repor a guarda. Eu poderia ensinar a sair da montada, e a permanecer na montada também. A posição de joelho na barriga, trocando de lado, a barrigada e saída do cem quilos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *