A malhação insana de Cyborg para o Mundial

Share it

Roberto Cyborg e o treino físico com Eduardo Ferrino. Foto: Ed Delahunty.

Nas vésperas do Mundial 2011, nosso Nalty Junior esteve em Miami e bateu um papo com o preparador fisico das feras do futebol americano Eduardo Ferrino, que treinou Roberto “Cyborg” Abreu para a competição na Califórnia.

Nessa conversa com o GRACIEMAG.com, Ferrino revelou os segredos da preparação física de Cyborg no seu centro Legacy Fit Fight Sports Miami, onde treinam diversas feras – inclusive do UFC, NFL e NBA. Confira.

Ferrino, como está funcionando a preparação física do Cyborg para se dar bem no Jiu-Jitsu?

A preparação dele gira em torno de três aspectos principais. Primeiro, identificamos quais são seus objetivos, ou seja, as grandes competições de que o Cyborg vai participar no ano. A partir disso, realizamos alguns testes e avaliações físicas e desenvolvo um programa de treinamento cujo segredo é uma correta periodização. A periodização é dividida em quatro etapas: pré-base, base, pré-competitivo e competitivo. Cada etapa (ou período) possui demandas específicas no tocante ao foco, intensidade, volume, duração, utilização dos estímulos de força, agilidade, explosão, resistência e outros fatores.

Mas ele se contundiu há uns meses, durante um seminário. Como está isso?

Sim, tivemos essa surpresa, uma lesão no joelho enquanto ele ministrava um seminário semanas antes do Pan 2011, em março. Tivemos de reorganizar um pouco o treino, mas ele já está 100% e pronto para a batalha no Mundial. No peso e no absoluto!

Em termos de exercícios, o que ele tem feito?

A base central do treinamento do Cyborg é o levantamento de peso olímpico. Há no entanto exercícios funcionais secundários desenvolvidos especialmente para ele em função dos seus movimentos e características particulares. Suporte nutricional, yoga e massoterapia fazem parte do processo.

Fisicamente, o Cyborg tem se mostrado um atleta de outro nível?

Sim, posso garantir. Ele tem 225 libras (102kg) e se movimenta como um atleta da categoria leve! É extremamente flexível, e seus resultados em exercícios de força superam os resultados de atletas profissionais do futebol americano! E estou falando de jogadores de 330 libras (150kg)! O Cyborg possui todas as características de um superatleta: explosão, força, flexibilidade, resistência, e só para completar, muita raça!

Para encerrar, quem mais treina com vocês aí?

São vários atletas das mais diferentes modalidades. Do Jiu-Jitsu, Denis Mitchel, Ricardo Resende, Sofia Amarante, Jake Mackenzie, Moacir “Boca” Oliveira, entre outros. Do muay thai, o campeão mundial Gregory Choplain e Remy Bonnel. Do UFC, Cheick Kongo, Raphael Assunção, Rafaello Trator, Alessio Sakara já treinaram comigo. E, juntamente com Manning Sumner, desenvolvemos o trabalho de preparação física de oito jogadores da NFL e da NBA.

Ler matéria completa Read more
There are 25 comments for this article
  1. Brunovivasco at 1:32 pm

    Acreditem em tudo que o Eduardo esta falando . Ja tive a oportunidade de treinar com ele e o cara sabe o que faz . Parabens grande Ferrino , você merece tal divulgacao do seu trabalho .
    Bruno Vasconcelos – BJJ Black Belt

  2. Eloy - Recife at 2:16 pm

    Eduardo é um profissional sério e uma pessoa ainda melhor , sabe como ninguem tirar o máximo de cada atleta..

  3. Bernardo at 4:02 pm

    “Ele tem 225 libras (102kg) (…) e seus resultados em exercícios de força superam os resultados de atletas profissionais do futebol americano! E estou falando de jogadores de 330 libras (150kg)!”

    Pois é, o Caio Terra – e alguns outros poucos – está mais do que certo em reclamar dessa mentalidade amadora dos organizadores (e da maioria dos atletas tb) de praticamente incentivar atletas que usam anabolizantes..
    ..
    No mais, fico curioso em como plantar bananeira em um pneu de caminhão pode ajudar no bjj..

  4. preparador R2 at 6:07 pm

    plantar bananeira em um pneu de caminhão……….essa e nova para mim, e oplha que sou preparador fisico a 12 anos e nunca vi ninguem plantar bananeira em um pneu no meio de uma luta,….tambem estou curioso para saber o proposito!!

    • marcio at 7:38 pm

      depois de 12 anos como preparador devia saber mesmo q no meio de uma luta nunca vai ver mesmo…
      o haroldo ja explicou o proposito

    • Ferrino at 7:49 pm

      Que bom que e’ nova pra vc, sempre e’ bom fazer uma reciclagem!! O Cyborg tem um movimento bastante caracteristico parecido com oque vc esta chamando de “plantar bananeira”, e nao so’ ele , varios atletas do Jiu-Jitsu utilizam para passar a guarda do oponente. Nessa foto o Cyborg nao esta tentando ” plantar bananeira” ele esta em movimento e o fotografo capturou essa posicao!

    • Corpofit at 10:06 am

      tente lutar primeiro o jiu-jitsu… aprenda jiu-jitsu…. daí vc vai ter mais ou menos uma ideia do que ela ta fazendo

    • Thiagoluyt at 12:16 pm

      Com certeza a busca por novos horizontes, gera duvida e inquietaçao aos “profissionais” que argumentam que realizam tal treinamento ha anos e de que nao ha a necessidade para muda-lo. Isso é coisa de homem das cavernas senhor preparador r2,nao conheço o curriculum do Ferrino nunca trabalhamos juntos e eu gostaria porem compreendo a visao dele (Equilibrio);;; Apesar deste treinamento ser bastante usado e classificado ja como antigo pelos Tailandeses uma vez que os mesmos usam para (Cordenaçao, troca rapida de base)em fim *abra sua mente amigo* o cyborg tem mérito é FERA!!!! Nao iria dar um mole destes né oss Tiago Myrrha

      • Ferrino at 4:45 pm

        A busca por novas alternativas na intenção de se suplementar as aptidões físicas dos atletas de alto nível , não deve excluir alternativas já existentes, como parte do programa de treinamento! Como vc citou, na Thailandia os lutadores utilizam os pneus no treinamento. Posso lhe assegurar que desenvolvi umas seqüências de movimentos específicos para o jiujitsu, utilizando o agora tão “polemico” pneu ! Acredito que todos os praticantes de Jiujitsu terão mais um elemento para ser acrescentado ao seu programa de treinamento. Estarei colocando parte de um vídeo documentário ,realizado em nosso centro de treinamento , ainda esta semana no youtube e no Facebook ,.., muita coisa interessante será mostrada,…, para as pessoas de bom senso e para os profissionais competentes será bastante proveitoso! Obrigado.

    • Almeidadiego2000 at 3:17 pm

      Ao invés de reconhecer um bom trabalho, tem gente que busca defeitos ou os inventa… Não é uma foto que pode mostrar um pouco de um treinamento periodizado com duração de um ano ou 6 meses.

  5. Haroldo at 7:15 pm

    No caso da “Bananeira”, serve p treinar arremesso em caso de conseguir cinturar e levantar o adversário; ou também para escapar do ” 69 ” caso esteja por baixo, e querendo girar para repor a guarda ou mesmo se levantar, dentre outras. Abraços.

    • Ferrino at 7:40 pm

      Meu foco nesse determinado movimento Haroldo, , E’ A PASSAGEM DE GUARDA! Ainda esta semana teremos o video mostrando parte do treino do Cyborg! Obrigado!!

  6. Bernardo at 7:58 pm

    Ah maneiro, interessante ! Entao, pelo q entendi, ele não está treinando equilibrio ou base, mas sim fortalecendo um movimento característicos de passagem de guarda. Agora fez sentido na minha cabeça.

    Apesar de tudo, tenho certeza q ele está em uma forma física impecável. Parabéns.

  7. Agamenon - Brasil at 11:12 pm

    Já tive oportunidade de treinar com Ferrino em Recife e sei bem como ele cobra bastante e exige o máximo em seu treinamento. Criatividade e inovação nem sempre é compreendido por quem possui uma visão linear. Só depois do sucesso é que vem o reconhecimento.. infelizmente é assim que aconteçe. Parabéns Ferrino e saudade do amigo.

  8. Marciaspcandido at 2:27 am

    O equilíbrio das aulas de yoga que rolam sempre nessa espetacular academia dão a esse campeão a habilidade de construir um sirshasana sobre um pneu,show mestre!!!!
    Namastê!!!!
    a propósito… vc é difente, por isso faz tanto sucesso…hehhehe

  9. Thiagoluyt at 9:11 am

    Com certeza a busca por novos horizontes, gera duvida e inquietaçao aos “profissionais” que argumentam que realizam tal treinamento ha anos e de que nao ha a necessidade para muda-lo. Isso é coisa de homem das cavernas senhor preparador r2,nao conheço o curriculum do Ferrino nunca trabalhamos juntos e eu gostaria porem compreendo a visao dele (Equilibrio);;; Apesar deste treinamento ser bastante usado e classificado ja como antigo pelos Tailandeses uma vez que os mesmos usam para (Cordenaçao, troca rapida de base)em fim *abra sua mente amigo* o cyborg tem mérito é FERA!!!! Nao iria dar um mole destes né oss Tiago Myrrha

  10. Zizo Ribeiro at 11:15 am

    Parabéns Ferrino!!! Sempre estudando e inovando nos treinamentos em busca de melhores resultandos para seus atletas, esse é o melhor caminho do amigo.

    Idiotas infelizes sempre arrumarão algum motivo para desmerecer o trabalho de alguém por pura inveja.

    Abraço e sucesso

    Zizo

  11. Leonardo Procoro at 10:56 am

    Conhecimento, Técnica, Inovação, Aperfeiçoamento, Resultado e Sucesso…são atributos presentes nos excelentes profissionais e uma história de sucesso não é construída do dia para a noite.Estar no coração de Miami treinando lendas vivas como Cyborg e atletas da NFL e NBA dispensa qualquer dúvida na capacidade do preparador físico.
    Eduardo Ferrino galgou os caminhos da experiência e da superação e isso o fez dele um dos melhores preparadores físicos das Américas e do Mundo.
    Temos que enaltecermos os grandes mestres, pois por trás de grandes lutadores e vencedores…existem os treinadores guerreiros e para isso cito o time de futebol do Barcelona que só é o melhor do mundo, por ter alguém altamente técnico no comando.
    Abro um parênteses para responder o comentário do preparador R2: (admiro você dizer que é um profissional a 12 anos e usar o termo “plantar bananeira”…isso mostra até desconhecimento para usar palavras técnicas…quem dirá na preparação.Você está mais para agricultor do que para preparador…recicle-se URGENTE)!!!
    Parabéns Eduardo Ferrino pelo sucesso e isso é apenas o começo!!!

  12. João Vitor Cambra at 12:36 pm

    queria ver esse cara no MMA, em CG MS ele gostava de bater em garotos menores e mais novos que ele… gostaria de ve-lo enfrentando gente grande como ele na porrada… mas axo q ele nao tem culhoes pra entra no óctogono ou em um ringue de verdade…
    j. vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *