A final do absoluto no BJJ Professional Cup, na Itália, não acabou como todos esperavam. A discussão entre Bernardo Faria e Rômulo Barral, ambos finalistas, teve início quando o representante da Gracie Barra ajustou uma chave de pé, que depois evoluiu para uma chave de joelho. Bernardo passou a reclamar com o juiz que o golpe era ilegal e Rominho, que já havia sido advertido antes por uma pegada na boca da calça, passou a reclamar da atitude do oponente. A luta continuou, Bernardo passou a reclamar novamente e Barral interpretou que o lutador havia desistido verbalmente. O faixa-preta soltou o golpe, que realmente não era ilegal, segundo confirmaram os principais árbitros do evento. No entanto, não houve a intervenção da arbitragem para interromper a luta, nem mesmo Bernardo, apesar das reclamações que fez, deu indícios de que havia sido finalizado. Rômulo não aceitou voltar a lutar, apenas se pudesse encaixar a posição novamente. Sendo assim, Bernardo teve o braço erguido como campeão do absoluto.
Barral entrou em contato com o GRACIEMAG.com e pediu para expor a sua opinião. Bernardo Faria também já havia comentado a sua visão dos fatos. Para concluir, também conversamos com o árbitro central da disputa, o juiz da IBJJF Alvaro Bobadilla. Confira:
Rômulo Barral
“O golpe estava realmente encaixado, mas eu agi de cabeça quente e soltei, porque ele estava reclamando de uma chave ilegal. Tenho certeza que estava pegando muito, pois é uma posição muito forte. Eu entendi como uma finalização verbal quando me desconcentrei naquele momento da luta. Eu até voltaria a lutar se voltasse com a posição encaixada, não achei certo voltar em pé e ainda tomar uma advertência. Não me arrependo de não ter voltado a lutar, mas sim por ter soltado o golpe.”
“Com certeza o Bernardo fez um ótimo campeonato e tem todos os seu méritos. Achei errado ele ter me empurrado, mas acontece, né? E ele também poderia ser desclassificado por isso. O Samuel Braga foi desclassificado e suspenso por seis meses por empurrar o Guilherme Mendes após a luta no Mundial 2009… Mas sei que ele teve os seus méritos durante a competição. Na final, nós dois erramos, não foi só eu o errado em tudo. Bernardo está de parabéns, é um grande atleta, com muita raça, que admiro muito. Mas tenho certeza que, se eu continuasse com o golpe encaixado, a luta teria outro desfecho.”
“Queria pedir desculpa ao Bernardo, fãs, expectadores e organizadores do evento pelo desfecho da luta. Eu e o Bernardo somos atletas respeitados e erramos naquele momento. Treinamos muito e damos nossa vida pelo primeiro lugar, sem mesmo pensar em prêmio ou dinheiro.”
Bernardo Faria
“Poxa, vejo lutadores reclamarem com os juízes em diversas lutas, faz parte. Cabe ao juiz punir neste caso. Estava realmente sentindo o meu joelho, mas o árbitro diria se ali era válido ou não. Mas o Rômulo alegou que eu havia sido finalizado, eu apenas estava reclamando da posição.”
“Realmente errei quando ele soltou o golpe, cheguei a empurrar ele e falar: ‘Pô cara, para com isso, vamos lutar’. Fiquei muito arrependido de ter feito isso. Gosto muito do Rominho, ele sempre foi um exemplo para mim no Jiu-Jitsu.”
“Já conversei com ele e está tudo bem. Gosto muito dele e, graças a Deus, está tudo resolvido entre nós.”
Alvaro Bobadilla
“Eu teria punido o Bernardo por reclamação e ele, inclusive, já havia sido punido uma vez por reclamação. Mas o Rômulo, em dois momentos, se antecipou à minha atitude. Ele não poderia soltar a posição, inclusive, porque ele em nenhum momento foi advertido sobre o golpe ser ilegal. Ou ele teria finalizado, ou o Bernardo seria punido por reclamar injustamente. Eles discutiram, mas não interpretei que o Bernardo tenha agredido ele. Vale lembrar também que eu não sou absoluto na decisão, pois eram três árbitros no comando da luta, e que a luta não prosseguiu porque o Barral disse, por diversas vezes, que não queria mais lutar. O negócio é que não existe nas regras da IBJJF a chance de soltar o golpe e depois voltar com ele encaixado.”
na minha Humilde opiniao acho que o berdado deveria perder pois a regra é clara nao pode gritar na luta.
gosto do bernado acho ele tao bom quanto o romulo mais desta vez ele vacilou!!
Aqui vai a dica pra quem quiser ver e fazer o tira teima.. o vídeo da luta:
http://www.youtube.com/watch?v=0tvsQicYD3Q
Outro lutao foi Durinho vs Kron uma das melhores do torneio…
http://www.youtube.com/watch?v=NzB_TouFlv8
Compartilho da opinião do Eduard, juiz apita e lutador luta.
Se o golpe não era ilegal e o lutador estava reclamando, vejo como um desistência verbal.
1- O falatorio continuo do Bernardo levou a isso tudo.
2- Empurrar o atleta já é um ato de desrrespeito com o mesmo e com o publico. ( não tem essa do juiz achar isso ou aquilo ).
3- Barral na sua inocencia e honestidade pagou caro.
Gosto da Alliance, admiro + o Bernardo pela sua vitoria explicita sobre o Raphael Abi-Rihan!! MAS reclamar verbalmente com juiz, quando ta perdendo espaço na luta, é muito feio, tipico duns lutadores de times “favorecidos” por juizes tradicionalemente, e isso eh muito feio! O juiz tava em cima do “lançe”? Barral eh super tecnico, não recordo dele apelando. Cabia o juiz checar e dar uma posição. Ele interrompeu de modo inadequado? Acho q Barral tem tecnica para retomar a luta em pé e finalizar como já o fez com o Bernardo ano passado.
Barral soltou porque ouviu o Bernardo falando..
E o Bernardo sabe que a posição tava encaixada e tava pegando, no desespero quando sentiu o joelho pegar forte disse que estava ilegal, mas na minha opnião não estava.
O Bernardo sempre me pareceu um cara correto e vai continuar sendo pra mim, tenho certeza que ele nao reclamou da posição por mal, todo mundo tem essa mania mesmo de dizer coisas a arbitragem, mais dizer coisas com o golpe encaixado é desistencia, se estava ilegal ou nao ele nao tem que dizer nada, o juiz é quem tem que ver.
Uma pena o que aconteceu, talvez se encontrem no mundial denovo e ai veremos!
Q vergonha Bernardo!!! Então reclamar e gritar com juiz eh “normal”??? Vejo dvds a beça ha 3 anos e soh me lembro de exemplos infelizes …mario reis, nielsen “grilo” nunes GB. Empurrar o Barral? Pra que??? Me lembrou os tempos primitivos quando Rolles socou um juiz!! Q vergonha!!! Já esta tudo “acertado” com Barral? Deu para ele a medalha e o premio? Ainda não? Ainda da tempo!!!! Alliance- pel0-amor-de Deus!! Com tanto atleta maduro q sabe perder e dar a volta por cima!!! Cobrinha, Marcelinho, Serginho, etc O mau exemplo para os novos atletas e crianças fica!! O juiz foi omisso no ato e na entrevista!!! Bom torneio, premios, mas um pessimo exemplo para o esporte!
Já fui desclassificado 2 vezes esse ano com a pernaruzada igual ado romulo, se isso naum é cruzar de fora pra dentro oq é então?!!!
Deixa pro Bernardo senão ele chora auauauauauauauaua
Quantos aplausos ao campeão… por quê será né ?! rominho roubado nitidamente, cara acaba pagando com sua humildade e inocência