Popovitch vai treinar com xeque Tahnoon, mas antes larga uma polêmica

Share it

Foto: Dan Rod.

Após tempos difíceis, a bonança começa a sorrir para nosso GMA Pablo Popovitch (Avengers), professor de Jiu-Jitsu carioca radicado na Flórida.

Após perder a mãe e o lar nas cheias de Teresópolis, em janeiro, o faixa-preta de 31 anos foi convidado para reforçar os treinos de outro casca-grossa, ninguém menos que xeque Tahnoon bin Zayed, faixa-preta terceiro grau – e príncipe de Abu Dhabi.

O convite veio depois de Pablo também ganhar a capa de GRACIEMAG, ele que atualmente está treinando forte para defender seu título no ADCC 2011, além de uma invencibilidade que dura quatro anos.

Do que pode reclamar então Popovitch? Bem, ao assistir a algumas lutas do World Pro 2011, o professor notou algumas coisas, e divide com o leitor de GRACIEMAG.com.

“Nosso camp dos Avengers na Flórida está em andamento já, com alguns alunos nossos que vêm se destacando – como meu faixa-preta Vagner Rocha, que tirou terceiro no World Abu Dhabi Pro Sem Kimono, peso e absoluto, perdendo ambas por decisão dos árbitros. O que estou reparando é que o jogo de kimono está baseado muito nas pegadas, na força e no peso, com muitas vitórias na vantagem e na malandragem”, comentou Pablo com o GRACIEMAG.com.

“O campeão Rodolfo Vieira com certeza está com um jogo muito justo de passagem de guarda de kimono. Sem kimono, na minha opinião, a história é outra: vejo o mais fraco com vantagem igual – e com mais possibilidade de usar mais a técnica para tentar vencer . Tanto que o Vagner perdeu para ele sem kimono numa luta na qual muitos pensaram que ele ganhou. E o Vagner só pesa 77kg (170lbs). O mesmo ocorreu contra o Rafael Mendes, perdendo na decisão do juízes. O sem kimono, ao meu ver, anula as pegadas, dando mais equilíbrio à luta onde há grande diferença de peso. É minha opinião”.

E você, leitor, concorda? Debata abaixo.

Ler matéria completa Read more
There are 23 comments for this article
  1. marcus vinicius teresina PI at 6:02 pm

    com certeza concordo com o pablo popovitch……. sou faixa roxa de judô e quando treino de vez em quando sem quimono com faixa branca ou azul de jiu jitsu consigo amassar e passar a guarda e segurar a luta……

  2. Romero Cavalcanti (JACARE) at 11:02 pm

    Eu nao concordo em nada com o que disse o Pablo Popovitch.
    Jiu Jitsu e com quimono e assim que se aprende, foi assim que surgiu, lutador que so compete sem quimono vai sempre tentar justificar se dizendo isso ou aquilo, e igual para todos, quem tem tecnica luta de quimono e ponto final.

    A luta sem quimono e que na minha opiniao iguala tudo ai sim o lutador comeca suar, escorrega e nem sempre o mais tecnico vence prova disso e que no comeco no Abu Dhabi varios wrestlers fortes e amarroes conseguiram se dar bem, o resto e bla! blab!bla e pronto.

    Pablo voce e um faixa preta porque nunca lutou um Mundial de quimono?

    Sem quimono todos sabem que voce e bom.

    Grande abraco.

  3. Kim Terra at 11:41 pm

    Mestre Jacaré.
    O senhor, sem querer, deu um argumento muito bom para os que defendem o jiu jitsu sem kimono, quando escreveu:
    “A luta sem kimono e que na minha opinião iguala tudo” na quinta linha do seu texto.

    Acho que foi isso que o Pablo quis dizer quando disse:
    “O sem kimono, ao meu ver, anula as pegadas, dando mais equilíbrio à luta onde há grande diferença de peso”.

  4. Victor at 1:01 am

    O Rodolfo nao treinou nem um dia sem kimono para esse campeonato e mesmo assim venceu o Absoluto … Isso prova que atletas de kimono que se arriscam no nogi conseguem êxito mas voce nao vê isso ocorrer com atletas do Nogueira que lutam de kimono.. Na verdade eles nem aparecem a exemplo do Pablo!

  5. Antonio Borges at 8:47 am

    Sem quimono é mais equilibrado pq nivela por baixo, o cara que é ruim escorrega aqui, escorrega ali e no final consegue fazer luta dura com o cara bom. Jiu Jitsu bom é com quimono!!! E a pegada forte faz parte do jogo…

  6. Rafael at 11:08 am

    Concordo com o Mestre Jacare,

    Na minha opiniao o sem quimonos e muito mais facil, exatamente porque nao se tem pegada,e favorece a quem sabe jogar no embolo, a tecnica do sem quimono esta na movimentacao do corpo em contato. Ja o quimono, gosto de dizer que e o mesmo que fazer crossfit com um colete de uns 10kg, depois que tirar o colete vai ter a sensacao de que esta flutuando por sentir o corpo mais leve, e no quimono voce e freado pela pegada independente de quem for a pessoa, seja ela pesada,leve,alta ou baixa se voce souber onde segurar e como criar alavancas e ainda tiver a sensibilidade de se movimentar com referencia na contra forca do adversario voce estara desenvolvendo mais tecnicas e opcoes de controle, e me diz onde temos a chance de aprender tanto no sem quimono?!! Respeito a escolha das pessoas pessoas pelo sem quimono, alguns preferem surfar de pranchinha e outros de long!!! Mas e claro que treinar das duas formas o tornara um melhor lutador. So mais uma coisa,que eu saiba no sem quimono a pegada e ilegal,e na luta do Pablo Popovitch no ADCC pude reparar em que o Pablo segurava o shorts do Marcelo Garcia em varios momentos,se gosta tanto de pegada por que nao luta de quimono?!! 🙂

    Abracos.

  7. Bernardo Coelho at 11:50 am

    os dois são jiu-jitsu!! cada um com suas peculiaridades,detalhes e técnicas! essa briga nunca vai ter fim.

  8. julia paes at 2:22 pm

    Concordo com o Pablo, um casca grossa que nao precisa provar nada pra ninguem. O jj que ele gosta e o sem pano, nao vejo mal nisso, e garanto que ele vence muito casca grossa de pano ai, inclusive as estrelinhas da alliance.Nao tenho duvida nisso. Esta muito claro o que ele quis dizer,nao falou mal do jj, falou mal das regras, e isso eu concordo, o jj de hj nao e mais como o antigo. Qdo vejo campeoes antigos treinando, vejo tecnica, vejo um jj maravilhoso, essa galera de hj em dia e preparacao fisica e bomba, ta na cara o que ta rolando, o jj ta virando o judo que o Mestre Carlos e Mestre Helio nao queriam que virasse. Forca , explosao etc, nao e o jj essencia. Nao entendo um vetereano como o ROmero Jacare, venha falar asneiras aki no site. O senhor nao precisa se rebaixar mestre jacare, ja e uma lenda, ja entrou para historia, sua opiniao e bem vinda, mas nao quer dizer que e definitiva e a correta.

    Respeito os dois jiu jitsu, com ou sem pano. Nao vejo motivo pra ficarem nessa. Pra mim o jiu jitsu de 10 minutos ‘e punk , nao tem essa de amarracao, ou o cara ta bem ou nao ganha. Tem que ter tecnica pra levar 4 lutas de 10 minutos . Tem que ser bom. O Rodolfo e um casca grossa, um monstro, e ta usando a regra pra vencer , tb nao vejo problema nisso. Mas sem duvida, o jj com 10 minutos, ou ate mais valoriza mais a tecnica e a resistencia. Mas infelizmente a regra e comercial, pra vender etc.

    De qualquer forma, acho que o popovicht poderia sim lutar um mundial de pano, com certeza ele iria calar a boca de muitga gente. Nao sou da equipe dele, mas nao sou bobo, o cara e um monstro.

    Pessoal vamos pensar antes de falar por favor .

  9. Paulo Ceguim at 3:49 pm

    A verdade é que o quimono refina a técnica!! se vc consegui fazer um movimento quando a pessoa está fazendo pegada. imagina quando não tiver ninguem te segurando?? eu treino pouco o sub mais quando eu treino eu me sinto confortavel pela a segurança que o pano me deu.

  10. flavio at 4:01 pm

    nao adianta é melhor sempre é treina d kimono é so ver os maiores campeoes sem kimono sao os que treinam de kimono…ex: roger jacare marcelinho xande braulio robert rafa mendes….a grande maiorira treina de kimono!!!

  11. jack at 5:35 pm

    Boa discussão mas o negocio eh sem fim- no gi/ gi- são lutas distintas, assim como o judô, lindas quedas, arremeços MAS cheio de regras HORRIVEIS! não pode pegar assim, não pode entrar assim, etc etc Embora as chaves sejam mais liberadas do que no JJ, o juiz ta ali colado para falar “em pé”. JJ é mais emoção, mais disputa, mas esperança para quem tomou uma bela queda.
    No gi or Gi- Pablo P merece algum respeito mas deveria lutar no pano. Isso não vai levar a lugar algum pois quem tem mais vantagem eh quem tomou mais anabolizantes, ajuda quimica!
    Um amigo gay no JJ prefere sem GI quando esta mais voltado a ser “dominado” rss quando quer “dominar” gasta mais tempo treinando e lutando no pano!!! Já que o juiz do supremo, dr Fux JJ, apoiou os direitos da comunidade kkk

  12. Pablo Popovitch at 2:57 am

    1-Mestre Jacare com todo respeito sou muito seu fa e da Aliance, mas O jiu-jitsu foi desenvolvido pelo grande mestre Helio Gracie/Carlos Gracie com o objetivo de uma pessoa mais fraca se defender de uma mais forte. A competicao de kimono ou sem sao totalmente contra a finalidade no qual o jiu-jitsu foi desenvolvido. Tanto e que no comeco o jiu-jitsu era representado em eventos de luta livre para provar sua eficiencia contra outras artes marciais . Competicao sem ou com kimono e um esporte e nao representa o verdadeiro jiu-jitsu.

    2-Quantos campeoes mundiais de kimono tem ganhando por vantagem amarrando segurando pegadas ? Lutas feias que ate o proprio mestre Helio Gracie desistiu de assistir e condenou varias vezes.

    3-Eu treino jiu-jitsu desdo os 4 anos de kimono e comecei a treinar sem kimono somente a partir dos 19 anos. Adoro treinar na academia de kimono, mais competicao de kimono eu nao gosto. E muito amarracao e nao me diverte. Eu gosto de lutar sem kimono. Sem kimono e mais solto e voce tem que ser mais preciso nas posicoes se nao elas nao funcionam. Para ser bom sem kimono com certeza vc tem que ser bom de kimono. Concordo plenamente com voce ai.

    4-A minha declaracao foi que com kimono o lutador mais forte sempre vai ter mais vantagem contra o mais fraco, devido as pegadas. Isso e um fator logico. No sem Kimono nao tem tanta pegada, ai o lutador tem que usar tecnica e precisao nos movimentos para a posicao funcionar.
    Observacao: Se qualquer ser desse planeta quiser testar meu jiu-jitsu de kimono seja bem vindo a minha academia em Ft. Lauderdale, qualquer dia ou hora.

    5-Nao tenho que competir nesse tal mundial no qual da faixa branca a preta todo ano lutadores sao consagrados ” Campeoes Mundiais”. Quantos campeoes Mundiais Tem ai? Todo mundo e campeao mundial, Master, Senior, rssss e sem contar o custo de pagar para competir. Que Mundial e esse?

    6-Mundial e o ADCC. A cada 2 anos, e so os melhores de cada pais entram. Cheguei a 3 finais e ganhei a ultima do melhor atleta que a alianca ja teve. Sem contar vitorias seguidas contra seu melhores atletas, Tarsis, Lepri, Marcelo etc… Estou invicto a quase 5 anos, perdendo somente para o Marcelo nos ultimos 9. Ele e realmente ums dos melhores da historia do jiu-jitsu. Estou disposto a lutar com ele numa luta casada no procimo ADCC ou contra qualquer atleta da Alianca. E so marcar….. Voces treinam bastante de kimono para lutar comigo, e eu vou fazer o treino que sempre fiz. 50% de kimono e 50% sem.

    7- Assistindo competicoes nos ultimos anos como o Naga e vergonhoso ver Faixas pretas campeoes mundias de jiu-jitsu perderem para wrestlers e faixas roxas duros sem kimono. Isso e uma vergonha!!! Prova que o atleta hoje em dia tem que ser bom nos 2…

    Minha Opiniao! Muito Respeito a todos e mais uma vez sou seu fa e respeito muito seu trabalho de muitos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *