Calasans é o “levinho” classificado no ADCC

Share it

Calasans na seletiva do ADCC. Foto: X-Combat.com.br.

Vencedor da seletiva do ADCC no peso 88kg, o campeão neste ano do Europeu, Pan e World Pro Claudio Calasans realizou mais um sonho: vai disputar, em setembro, o tradicional torneio de luta sem kimono na Inglaterra. No entanto, antes disso a fera da Atos, vai com tudo para o Mundial, mais um objetivo.

Confira o bate-papo com o GRACIEMAG.com:

Como foi tudo na seletiva para o ADCC? Imaginava vê-lo na categoria 77kg, mas você venceu no peso de cima…

Fiz seis lutas, estava bem abaixo do limite do peso, com 82kg. Achei que isso iria atrapalhar, porém foi até melhor para mim lutar, porque estava bem mais rápido que os meus adversários. Venci a primeira luta contra o Felipe Sagat (Alliance) com um leglock; na segunda luta, contra o Wesley Salatie, ganhei também por finalização, com uma mão de vaca; na terceira luta, contra o Bruno Alves (Gracie Barra), ganhei por pontos (4 x 0); nas quartas-de-final venci o Hilton Manoel (CheckMat) com uma guilhotina, na semi venci por 1 x 0 o Cristiano Titi (Gracie Barra); e na final derrotei o Davi Vieira (Gordo) por pontos (10 x 2).

O que acha de participar pela primeira vez no ADCC?

Sempre tive o sonho de lutar o ADCC. Depois que ganhei a seletiva, fiquei muito feliz. Era uma meta na minha carreira e agora já coloquei a próxima meta, que é ganhar o evento.

Vem o Mundial aí. Com segue a preparação para lutar de kimono e sem kimono, agora que se classificou no ADCC?

Agora estou pensando somente no Mundial. Após o Mundial, vou conversar com a minha equipe sobre como iremos treinar para o ADCC, mas apenas depois do Mundial a minha cabeça vai estar voltada 100% no ADCC. Vou fazer como sempre faço para lutar uma competição: treinar muito e estar na minha melhor forma possível tecnicamente, taticamente e fisicamente. Tenho também que estar atento às regras, que são diferentes das do Jiu-Jitsu. Existem golpes que não valem no Jiu-Jitsu. A pontuação também é diferente, ou seja, tenho que estudá-la e saber o que pode ou não ser feito durante a luta.

Se a prioridade agora é o Mundial, como segue os treinos da equipe para este evento?

Nosso trabalho para o Mundial não começa agora, a gente já vem realizando isso há meses. Desde a seletiva, estou treinando na minha academia em São José dos Campos com meus companheiros de treino e alunos. Semana que vem, logo na segunda-feira, vou para o caldeirão da Atos em Rio Claro me juntar com todos da equipe que irão lutar o Mundial, com o nosso professor Ramon Lemos e com o nosso preparador físico Thiago Mendes. Também tem o pessoal que não vai para a Califórnia, mas está presente nos treinos, nos ajudando. Treino três semanas lá e depois viajo para Long Beach. Estamos treinado intensamente como sempre e o nosso diferencial para os eventos é esse. A gente sempre se reúne para treinar, um ajuda o outro, todo mundo sempre unido. O objetivo de um acaba sendo o de todos, que é dar o melhor para sair campeão.

Faça como Calasans e o pessoal da  Atos, participe do Mundial de Jiu-Jitsu, inscreva-se clicando aqui. De quebra, no vídeo abaixo, aprenda algumas técnicas com a fera:

http://www.youtube.com/watch?v=gQQPnCP0XM4

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. marcus vinicius teresina PI at 8:56 am

    o calasans é o atleta mais completo dentro do jiu jitsu competitivo, pois ele é excepcional na parte de queda, passa bem e tem uma excelente guarda

  2. alexandre at 11:20 am

    Disse tudo Marcus! Se trocar de pe ele queda, nao me lembro da ultima vez que alguem tenha passado a guarda dele, alem de passar muito bem a guarda. Concertesa ele tem o jiu jitsu mais completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *