Na terra do UFC 129 – III

Share it

Aula especial na Toronto BJJ. Foto: Divulgação.

Toronto não recebe tantos astros de um mesmo esporte num mesmo fim de semana desde o último All Star Game de hóquei no gelo que sediou, não me pergunte quando. Faz tempo.

Fora os lutadores escalados para o melhor card do ano até agora, os fãs do UFC por aqui aguardam as presenças de Anderson Silva, Rashad Evans, Mauricio Shogun, Shane Carwin, Anthony Pettis e dezenas de atletas de alto calibre. Vai ser uma festa, apesar da chuva que não para de cair. O tempo abre apenas no sábado. Bem no dia da “tempestade” propriamente dita, que ironia.

Além dos convidados especiais, a cidade é rica em personagens menos famosos que amam o MMA e o Jiu-Jitsu, e vivem dele o ano inteiro. É o caso do professor Jorge Britto, faixa-preta da Gracie Tijuca, figura manjada no Rio de Janeiro, mas que no Canadá trabalha sem alarde e com consistência.

“O Jiu-Jitsu está crescendo de forma absurda aqui, na carona da popularização do UFC. Hoje temos 600 alunos matriculados na academia. E vou te falar? Isso não está nem perto de onde pode chegar”, diz o mestre e nosso GMA, enquanto observa 40 faixas-brancas rolando na bem aparelhada academia. A maioria dos alunos procurou a Toronto BJJ para adquirir boa forma física, mas alguns sonham, um dia, lutar no Rogers Centre no show dos Fertitta e de Dana White.

Jorge Britto terá sua chance de lutar diante dos fãs do UFC. O aluno de Vinny Aieta e Royler Gracie está treinado e confiante para o Grapplers Quest, sexta-feira às 13h30, dentro da UFC Fan Expo. Será um torneio de submission entre quatro feras do peso leve. Primeiro, Jorge testa as habilidades sem kimono do embalado Ryan Hall (Brasa). Quem vencer enfrenta o americano Diego Sanchez, estrela do UFC, ou Andrew McInnes, badalado lutador de chão canadense, que fazem um EUA x Canadá interessante antes do UFC. Na superluta, Fabio Holanda (BTT Montreal) encara o americano Nolan Dutcher, segundo o programa.

Pergunto se Britto vê o torneio como uma chance de ganhar visibilidade, por exemplo, se enfrentar Sanchez. “Não, porque não quero ficar famoso. Vou lá para me divertir, lutar o Jiu-Jitsu que a gente ama e voltar para meus alunos na academia. Gosto do meu trabalho como professor, sei que vou formar meus campeões no futuro próximo, e isso é o que me satisfaz. Agora, claro, se algum figurão der bobeira, vou botar meu Jiu-Jitsu para funcionar”, diz.

Há outros professores que pretendem botar seu Jiu-Jitsu para funcionar no fim de semana no Canadá.

A estrela dos jornais de hoje é Mark Bocek, lembrado como um dos primeiros professores de Jiu-Jitsu dos Fertitta e de Dana White, quando os cartolas começaram a treinar, em 2001, dez anos atrás portanto.”Bocek era faixa-roxa e nos finalizava a cada 13 segundos”, costuma contar White.

O boa-praça Bocek, você lembra, foi aquele que outro dia desafiou George Sotiropoulos dentro do Octagon, bradando que é ele o melhor lutador de chão da divisão dos leves. Ele não é de contar vantagens, mas achou que os torcedores iam gostar da pilha.

Sotiropoulos perdeu recentemente e ficou fora do show de sábado, mas a luta entre o faixa-preta Bocek e o faixa-marrom Ben Henderson continua muito interessante para os fãs da arte suave. Ocorre que Ben “The Smooth” treina e compete no Arizona de kimono com muito mais frequência que Mark. Pode o pano fazer a diferença? GSP garante que faz, e quer mostrar isso a Jake Shieds. O que você acha, leitor?

Seja como for, a luta Bocek x Henderson é forte candidata a terminar como a melhor da noite. E como segunda melhor luta de Jiu-Jitsu do fim de semana, depois da final na UFC Fan Expo.

UFC 129

Rogers Centre, Toronto, Canadá

Sábado, 30 de abril de 2011

Georges St-Pierre x Jake Shields
José Aldo x Mark Hominick
Vladimir Matyushenko x Jason Brilz
Lyoto Machida x Randy Couture
Mark Bocek x Ben Henderson

Card preliminar na Spike TV

Nate Diaz x Rory MacDonald
Sean Pierson x Brian Foster

Card preliminar (um Canadá x EUA informal)

Yves Jabouin x Pablo Garza
Claude Patrick x Daniel Roberts
Ivan Menjivar x Charlie Valencia
Jason MacDonald x Ryan Jensen
John Makdessi x Kyle Watson

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *