Rafa Mendes reflete: “Errei, fui levado pelos sentimentos”

Share it

Foto: Arquivo Pessoal.

Rafael Mendes ficou chateado depois do World Pro. O resultado na final do peso 65kg, numa luta duríssima contra Augusto Tanquinho, no entanto, parece ser o que menos incomoda neste momento. Apesar de não concordar com a derrota, o lutador se arrepende de algumas atitudes, garante que não guarda mágoa de qualquer oponente e promete voltar ainda mais forte.

Rafa comenta tudo numa carta enviada ao GRACIEMAG.com, reproduzida logo abaixo:

“Queria dizer primeiro que sei que errei em não subir ao pódio, não tem desculpa para isso, mas acredito que somente sentindo na pele o que senti para entender minha indignação naquele momento.”

“Sei perder, mas odeio, aliás, como todos os outros competidores. Sei que errei em não lutar melhor, não deveria ter dado oportunidade para acontecer o que aconteceu. Queria dizer que eu não tenho nada contra meu adversário, minha mágoa não foi com ele, aliás, gostaria de dar meus parabéns a ele pela luta final. Ele realmente lutou bem, independentemente de qualquer coisa. Parabéns.”

“Peço desculpa às pessoas que me acompanham e gostam de mim. Se as chateei, eu realmente não queria fazer isso, deveria ter ido ao pódio independente de qualquer coisa. Depois que o árbitro levantou o braço adversário, não tem volta.”

“Sei que isso vai me transformar num atleta mil vezes melhor, eu prometo a vocês. Treinarei mil vezes mais para finalizar todas as minhas lutas, nunca mais vou deixar meus resultados na loteria, nunca mais vou deixar um terceiro decidir os meus resultados. Vou ser melhor, se eu me dedicava muito, vou me dedicar ainda mais. Errei com minhas atitudes, deixei meus sentimentos me levar e peço desculpas.”

“Quero agradecer também ao Renzo Gracie pelas grandes palavras, por ser a pessoa que é. Ao invés de “jogar pedras” ele me deu a mão e me ensinou com palavras. Obrigado professor! Se perguntassem  o que mais me deixou feliz nesta última semana, eu recordo de cada palavra do xeque Tahnoon após a minha luta. Ele me disse: ‘Rafa, você é um dos melhores lutadores que já vi, treine como nunca para não deixar outros decidirem por você.’ E é isso que eu vou fazer.”

Ler matéria completa Read more
There are 75 comments for this article
  1. bruno at 8:57 pm

    porra atitude de homem, reconhecer o erro é a maior virtude!!! parabens rafael…só não pode nunca esquecer, que ninguem é insubstituível, reconhecer que quem entra para uma disputa está sujeito a um dia ganhar outro perder.
    Mesmo assim, aprendendo com os erros e reconhecendo quando está errado!!! parabéns!

  2. Diego at 9:29 pm

    Parabens Rafael!seu pedido de desculpas mostra que vc e tudo aquilo que sempre mostrou ser!E muito mais que muitos pensam!Essa sua atitude e muita bonita, tenha certeza que nao e todos que a teriam!!!Ossssssssss

  3. Jader at 10:17 pm

    Parabens Rafa!!! essa é uma atitude que poucas pessoas tem, reconhecer um erro, isso é raro! Fico feliz por voce e o admiro ainda mais, por mostrar sabedoria e humildade!

  4. Gilmar at 10:25 pm

    Grande atitude Mendes, po mostrou ter carater de um verdadeiro campeao, errar é humano, saber reconhecer e dar a volta por cima é o mais importante, e mostra sua personalidade, que nos ja conhecemos, a de um campeao dentro e fora dos tatames, campeao na vida! Parabens sou seu fan!

  5. junior jpa at 10:31 pm

    parabens Rafael,atitude de sujeito homem,pior do que cometer um erro é vc insistir no erro,e vc ta tendo a humildade de confessa que errou,vc fazendo isso vc se fortalece cada vez mais,nessas horas que se reconhece um verdadeiro campeão,tanto na vida quanto no esporte,porque a Humildade é a essência da vida.

  6. Manoel Oliveira at 10:31 pm

    Acompanho os Mendes desde que eram faixas azuis, e mais uma vez me orgulho deles, PARABENS RAFA!!!
    GRANDE CAMPEAO!!

  7. Wilber at 10:32 pm

    Muito bom, essa foi realmente um atitude de uma pessoa integra e de carater, pois todos podem errar, ninguem é perfeito, todos nos estamos sujeitos a isso, é fato! Agora o que vemos é que muitas pessoas se acham no direito de julgar, de jogar pedras, de criticar, calma gente, niguem é perfeito, parabens pela grande atitude de reconhecer o erro e ter a humildade e carater de pedir desculpas e se explicar, nao podemos julgar as pessoas, todos nos ja erramos ou vamos errar um dia! parabens campeao! admiro voce ainda mais! grande abraço.

  8. Juninho at 10:37 pm

    É isso ai garoto! atitude de homem, mostrando humildade para reconhecer um erro e trabalhar duro para dar a volta por cima, Parabens!

  9. Lilian Andrade at 10:42 pm

    Nossa como voce consegue sempre nos impressionar mesmo sendo muito jovem, sim todos erram e reconhecer o erro e fazer um pedido de desculpas é para poucos, muitas pessoas passam a vida toda sem conseguir fazer o que voce fez hoje, ser humilde, ser homem e ter carater!

  10. Marcelo at 11:18 pm

    Estou engatinhando na arte suave, e vi vários videos desse menino (Rafael Mendes) que da verdadeiros shows pela sua magnífica técnica de jiujitsu… quero aproveitar e dizer P-A-R-A-B-E-N-S e sigua em frente garoto … Ossss

  11. Duca Tambasco at 12:42 am

    Sou um grande admirador dos irmãos Mendes. O jiujitsu deles é de encher os olhos, diga-se de passagem, o jiu de toda galera da Atos é sinistro!
    Já era fãs dos Mendes de carteirinha, depois que vi que eles usaram uma música da minha banda num vídeo deles (música Inconditional), aí que fiquei mais fã ainda.
    Mas confesso que quando rolou a parada do desrespeito, fiquei desapontado, porque sou um admirador da técnica, mas também de pessoas e como pessoa, ele mandou muito mal!
    Porém a vida segue!
    Vocês não fazem idéia de como foi importante ver a matéria acima, ver o reconhecimento do Rafa de que ele errou na atitude (digo atitude, porque acho que ele tem total direito de discordar do resultado).
    O cara (Rafa), foi pra casa, repensou, esfriou a cabeça e teve hombridade pra voltar atrás e assumir o erro.
    Se já o admirava, agora o admiro ainda mais!
    Seu pedido de desculpas sinaliza ainda mais quem você é meu brother!
    Deus te abençoe muito e te preserve integro,
    Abraço forte………… seguido de um arm-lock! Rs.

  12. pedrinho at 1:25 am

    Rafael esta sendo um falso humilde, so quis mandar essa carta pq o Renzo e o Sheik o aconselharam para ele limpar a imagem dele. Nao adianta agora Rafael, vc ja mostrou para todos a sua verdadeira cara. Ele agora parabeniza o Tanquinho, mas a dias atras falava mal dele e do jiu-jitsu dele…enfim sua mascara caiu rapaz!

  13. little at 1:26 am

    Fui um dos que criticaram o Rafael aqui nos comentários quando soube que ele não subiu no podio. Gostei da atitude dele em reconhecer o erro. Uma atitude de campeão, de homem. Parabéns Rafael,seu jiu-jitsu é muito bom e você se mostrou uma grande pessoa também.

  14. julio aparecido at 9:34 am

    Grande Mendes! Como sempre surpreendendo e mostrando grande postura de campeão, muito novo e já é o CARA! SOU GRANDE Få DO SEU JIUJITSU!

  15. Hugo Sergio at 9:35 am

    Boa Rafael, estou orgulhoso de voce, essa é uma grande atitude, que mostra mais uma vez o grande atleta e pessoa que voce é! e agora que venha o Mundial e com certeza mais uma conquista, estamos torcendo por voce!
    Um grande abraço da Paraiba.

  16. Luis at 9:40 am

    Parabens Mendes, atitude muito bonita da sua parte, e noa se preocupa que sempre foi e sempre sera assim, o ser humano adora jogar pedras e julgar as pessoas… Sou seu fans garoto.

  17. NILMAR at 10:20 am

    PARABENS RAFAEL,GRANDE ATITUDE!!!!!GRANDE VIRTUDE!!!!!
    ERRAR,TODO MUNDO TA SUJEITO….
    MAS ESSA TUA ATITUDE, SAO PARA POUCOS…
    VC MAIS UMA VEZ NOS MOSTROU QUE MESMO COM OS ERROS PODEMOS TIRAR GRANDES LICOES!
    ME ORGULHO DA PESSOA QUE VC SE MOSTRA SER,BELO EXEMPLO GAROTO!

  18. Kiko at 10:28 am

    Temos que ter conciencia e tambem humildade de reconhecer que o Rafael teve uma atitude
    dificil de vermos hoje em dia.Reconhecer um erro a publico sao para muitos pouco!
    Postura de integridade!
    Parabens Rafael!!!!ja gostava de vc brother,agora virei seu fa!!!!

  19. BRT JJ at 10:56 am

    PRO TAL PEDRINHO…

    AE MERMAO.. QUEM VC AXA QUE EH PRA JULGAR ALGUEM???
    VOCE SABE DO CORACAO DO CARA SE ELE ESTA SENDO FALSO HUMILDE???
    SE LIGA MERMAO.. ATIRAR PEDRA EH FACIL DIFICIL EH SER VIDRAÇA…
    FAÇA 1% DO QUE ELE FEZ NO ESPORTE E AE SIM FALE ALGO DE UTIL E PRODUTIVO…

  20. Kiko at 11:58 am

    So tenho que dar os Parabens pela grande demostracao de carater e humildade, fui um dos que criticaram o Rafael, e agora tenho que tirar o chapeu depois de ver esta entrevista, atitude de sujeito homem.

  21. Jessica at 12:00 pm

    Humildade para reconhecer o erro e se redimir, uma verdadeira atitude de campeao, as pessoas tem o custume de jogar pedras e julgar, parabens pela sua atitude, provou aos ‘julgadores” que voce é um campeao de verdade.

  22. Camila at 12:50 pm

    As pessoas podem criticar todas as suas atitudes ruins mas nunca deixe de lembrar que os verdadeiros principios vem de Deus e humildade faz parte do carater Dele..quanto a comentarios de falso- humilde, desculpem-me , mas quem dá cara- a – tapa pra pedir desculpas,Não é qualquer um, pelo contrario, tem que ter carater e muuita humildade!Parabens..DEUS ABENCOE VOCES!

  23. yagor amaral dos santos at 1:11 pm

    treino jj desde meus 15 anos, hoje sou professor da gracie barra e tenho diversos faixas pretas em minha escola, e nunca vi ninguem neste esporte tao jovem e exemplo como este jovem Mendes, um garoto que com pouco tempo na faixa preta ja faz historia dentro do esporte, cria posicoes, acrescenta ao esporte, vence, exemplo de dedicacao e assim como todo ser humano tem sentimentos, ao se ver injustiçado deixou se levar por eles e errou, mas como grande pessoa e exemplo, soube dar a volta por cima, parabens! precisamos de muito mais jovens como voce! com certeza vai se tornar uma lenda do jiu-jitsu..

  24. Oscar Antunes at 1:14 pm

    Mendes voce esta totalmente correto, atitude maravilhosa, as pessoas gostam muito de atirar pedras, sempre foi assim, acham que tem o direito de julgar, parabens pelo seu otimo trabalho e nao se importe com as pessoas de alma pobre, todos nos sabemos de todo seu esforco e dedicacao, vai com tudo no mundial que é seu!!!

  25. isaias at 2:28 pm

    Boa atitude, uns aqui desconfiam da humildade, espero que tenham paciencia e deem um voto de confiança ao jovem atleta! O esporte ganha com essa postura, os times, os torcedores, os q espelham no lutador, sou leigo mas penso que o video comentando algum possivel erro ou atitude tendenciosa do juiz, deveria ser retirado do site. Numa proxima vez, com certeza, Rafael vai pegar um peh numa chave e vai insistir nela ate o ultimo segundo! Otima esquecer o q passou, e logo logo tem as eliminatorias do ADCC e o Mundial!!! a chapa vai esquentar !!!!! Ossssssssssssss!!!!!!

  26. Eduardo Oliveira at 3:18 pm

    Saber perder uma das maiores vitórias, que qualquer ser humano possa alcançar… Saber perder é reconhecer que faltou algo ou até algum detalhe… Não só de vitorias vivem os homens treine…treine…treine…
    para não deixar decisão na mão da arbitragem. Simplismente por que “ponto de vista, cada um tem o seu…” Não desmerecendo qualquer atleta que isso fique bem claro a todos…

    Eduardo Oliveira
    extremefisico@gmail.com

  27. antonio at 4:15 pm

    Não posso chamaro senhor Rafael Mendes de falso humilde, pq ele tem a capacidade de ser arrogante até no momento de pedi desculpa.Pedi desculpa por não ir ao pódio. Esse foi o menor dos seus erros. Não podemos negar que esse garoto é muito inteligente, pois tem manipular a opinião com doce palavras. Palavras, Palavras, Palavras chega senhor Rafael. Sou seu fã, mas quero ver atitudes agora. A falta de humilde está registrada em vários momentos desse episódio lamentável de Abu Dubai. Espero e torço que realmente vc amadureça e que tenha outro comportamento. Qdo ao fato do Xeque ter falado algo para vc, isso não tem a menor importância.Respeite as pessoas que treinam e lutam com dificuldade, tbm, por uma lugar no espaço, pare de dizer que ninguém treina para que vcs. Que ninguém se dedica mais que vcs. Faço o seu e não fique exaltando, pq vc não precisa, já mostra isso nas competições. Mostre no Tatame, pq se não tatame vc é um poeta, com as palvras é …. Fica a torcida por uma boa preparação para o Mundial que mostre o atleta que vc é, e pare de fechar com esse bando de gente. Pq sabemos que a estrela da categoria é vc. Queremos ver o Rafa, Campeão Mundial, não que atletas que não lutaram e não venceram o melhor (que até junho de 2011 é vc). É um fato respeito com público esqueceu campeões fantasias com o Frazatto e Ramos. Só ótimos atletas mais precisam sair da asa dos mendes.
    Força campeão. Mostre nas atitude que tudo não passou de um momento infeliz.

  28. antonio at 4:18 pm

    Só mais uma coisa, ainda está faltando o senhor guilherme mendes pedir desculpa pela milhares de bobagens de falou antes da final. Ou a humildade não é de familia?

  29. Frank Salch at 5:51 pm

    Antonio,quem e vc para usar de tal arrogancia e ignorancia para querer falar alguma coisa.Rafael teve uma atitude que certamente vc com falso moralismo nao teria coragem para tal.
    Logo se ve pelo seu comentario que nao se trata de nenhum fa,mas sim de alguem frustado.Pois seu comentario so mostra que vc nao possui essa virtude.
    Qualquer pessoa de bom senso ve nesta atitude do Rafael algo a ser elogiado,pois muitos nao teriam coragem de vir a publico e reconhecer onde errou. Comentario como este seu e dispensavel.
    Parabens rafael,errar e humano e reconhecer o erro e a maior virtude!
    Vc realmente e um exemplo a ser seguido….errar todo mundo ta sujeito, e vc e so mais um!o legal `e que teve hombridade e humildade para vir com isso a publico!OSSSSSSSSSS

  30. Bruna at 6:05 pm

    Sr Antonio,seus comentario nos mostram escancaradamente que vc e um rival dos irmaos Mendes.alquem que
    num simples comentario consegue nos passar o quanto se sente incomodado com o brilho deles.E infelizmente nao consegue ver honra nesta atitude que com certeza vc nao teria.Reconhecer erro so para vc nao significa nada.Isso porque nao deve fazer parte do SEU carater .Mas ainda bem que vc`e so uma minoria nesta opiniao infundada.Pessoa prepotente,querendo julgar um ato como este.Sinceramente!vc preciza praticar tal virtude.
    Parabens Rafael!Bela atitude a sua!
    Irmaos Mendes osssssssssssssssssssssssssss!!!!!!

  31. Claudio at 6:38 pm

    Grande garoto!
    Sua atitude mostrou que tem humildade,vindo a publico com esta declaracao nos mostro que tem grande virtude!!!!

  32. Lutador at 6:40 pm

    Grande Rafa Mendes
    humildade zero, é facil olhar para os outros do lugar mais alto neh?
    agora qnd se perde a derrota é amarga
    agora ve se aprende que sempre ha alguem melhor que voce e um dia vc vai perder, e qnd isso acontecer seja humilde e suba no pódio

  33. Lara at 7:22 pm

    Parabens Rafa Mendes grande atitude, deu a cara a tapa e mostrou que tem humildade para reconhecer quando erra e teve coragem de vir a publico se desculpar, adimiro voce nao so pelo seu exelente jiu jitsu mas tambem pela sua humildade e carater. valeu Campeao!

  34. Jeferson Iturrade at 7:24 pm

    Otima atitude garoto, Humildade sempre!!!! Campeao de verdade, sabe quando errou e nao foi orgulhoso, te admiro ainda mais, vai com tudo no Mundial!!!!!!

  35. Nico Demos at 7:34 pm

    Grande campeao, torço muito por voce, e fiquei muito orgulhoso dessa sua atitude, mostrou ser humilde de verdade e ter carater, Parabens voce é meu espelho.

  36. Antonio at 11:40 pm

    Desculpem pela arrogância da minha opinião! E que esses garotos levem de exemplo para muitas pessoas, jovens que precisam de bons exemplos. Não sou amigo do senhor rafael, mas nem rival. Pq não se trata de uma guerra! Só estamos expondo ponto de vistas diferentes. Não é pq o rapaz é um fenomeno do Jiu Jitsu, que a toda besteira, perde desculpa está tudo. Nem como os meus filhos faço isso. Mas, como disse é só uma opinião, que desacordar, simplesmente desconsidere. E aceitos das as crítias que foram feitas em meu nome e vou analisar melhor. Lógico que tbm posso está errado.

  37. Dinio at 12:11 am

    é isso mesmo Rafa fiquei muito feliz em ver sua humildade e carater de saber reconhecer o erro, parabens, estou torcendo muito por voce, vai com tudo!!!!

  38. THIAGO at 1:01 am

    RAFAEL,TODO MUNDO TA SUJEITO A COMETER ERROS AO LONGO DE SUA VIDA,ATIRE A PRIMEIRA PEDRA AQUELE QUE NUNCA ERROU!O IMPORTANTE E QUE VC TEVE A HUMILDADE DE VIR A PUBLICO E RECONHECER ISSO.
    TIRO O CHAPEU PRA VC!

  39. JAIR at 10:46 am

    Bonita atitude!!Aqueles que
    criticam uma atitude como esta nao tem valores,
    Nos mostrou que tem humildade e principios,isso e o mais importante..
    criticas vao e veem,mas foi muito nobre este seu ato.

  40. Celso at 10:54 am

    Mendes fui uma dos comentarista que te criticou,mas quero deixar aqui
    meus parabens por reconhecer o erro, GRANDE virtude,grande exemplo a ser dado.

  41. Walter at 11:17 am

    acompanho esse garoto a muito tempo,e cada vez mais ele me surprende.
    todo ser humano ta sujeito a errar,o dificil e fazer o que ele fez.
    valeu campeao!

  42. Weck at 11:28 am

    Antonio,
    como pode criticar uma atitude destas?quer atitude mais bonita ?
    Qual os valores que passara para seus filhos cara?
    Isso ai mendes!!!!atitude campea!!!

  43. Betao at 1:00 pm

    Boa Mendes atitude de homem, facil é as pessoas criticar e julgar, agora ser homem e fazer oque voce fez é para poucos, sinistra sua coragem e carater de campeao! abracos de Fortaleza, valeu!

  44. Jose at 3:05 pm

    Atitudes valem mais que mil palavras… Errou com atitudes e palavras, e com palavras corrigiu. Ninguém pode julgar dizendo que o que ele fez era do caráter dele pois estava de cabeça quente e o ser humano é sujeito a erros, da mesma forma que não podemos dizer que ele está completamente arrependido. O que vai mostrar seu caráter são as atitudes futuras e corriqueiras. Ate então, ele nunca tinha demostrado tal atitude.
    Aconselho tratar a falta de humildade em que teve nas entrevistas anteriores, que por sinal essa atitude de reconhecimento já demostra que no mínimo mais maduro voce saiu dessa derrota.
    Jiu-jitsu inquestionável, agora é trabalhar a cabeça, pois foi dela de onde veio sua derrota, e nao do seu Bjj… Voce já entrou derrotado, de repente nao por sua culpa, mas por culpa dos comentários do tipo que dosaram que o tanquinho nao duraria 3 minutos, que apostariam a premiação toda.. Isso sim te derrubou.
    Trabalha a cabeca irmão, seu Bjj é inquestionável!

    Parabéns de coração!

  45. Moreira at 8:53 pm

    Mendes,sua atitude nos mostra que existe humildade sim dentro do teu coracao.Errar com cabeca quente todos estao sujeitos.Ate mesmo estes que ainda agora continuam te julgando,pondo em duvida o que ta dentro do seu coracao.Mas reconhecer isso a publico como esta fazendo ja da a eles essa resposta.Ficar questionando e criticando esta sua atitude e so para ser contraditorios.Porque qualquer pessoa senssata ve uma virtude nisso.
    Passei a te adimirar alem do seu Jiu-jitsu.

  46. Luis at 8:26 pm

    Sinistraaaa atitude
    Dou minha cara a tapa brother que muitos poucos teriam coragem para tanto.
    Exemplo a ser seguido,mesmo porque como ser humano todos estao sujeito a errar,mas esta atitude nos mostra
    que independente dos comentarios que pudessem vir,ainda assim vc fez o que seu coracao mandou.
    Valeu brother!!!!!

  47. Monica at 12:24 am

    Rafael,coloquei meu filho para ler esta reportagem,porque foi um exemplo muito bonito que pude mostrar para ele.Todos podem errar,e fazer como VC fez.Bonita atitude!

  48. Ligia at 4:36 pm

    Essa atitude me fez sentir orgulhosa por ser sua fa!Realmente esse tipo de atitude sao pra muitos poucos.
    vc mostrou que humildade e INTEGRIDADE.

  49. brothes at 4:48 pm

    de boa garoto,nos que te conhecemos um pouco,sabemos que vc agiu de cabeca quente, tem um coracao grande e humildade `e uma das sua grandes virtudes.ossssssssssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *