Absoluto, Formiga vibra: “Pretendo lutar todos os Open”

Share it

Rafael “Formiga” Barbosa ensina em Connecticut desde o fim de 2010. De lá, pegou o carro e foi até o New York Open buscando fazer bonito. Com a esposa Elisa no volante, levaram 45 minutos até a consagração.

Peso leve, sempre nas cabeças em qualquer campeonato, Formiga faturou em NY seu primeiro absoluto da IBJJF, ao vencer na final Guybson Sá. Em terceiro, ficaram Diego Santana, parceiro de Formiga na Soul Fighters, e Tiago Almeida (Gracie Humaitá).

Formiga celebra o ouro em NY. Foto: Dan Rod.

“Fiquei amarradão, foi tudo como o planejado e venci. Agora pretendo lutar todos os eventos Open que tiver, pois dão nome e geram propostas de patrocínio. A meta maior, claro, é o Mundial em junho. Ano passado perdi para o JT (Jonathan Torres) nas vantagens num lutão, e quero fazer melhor este ano”, lembra.

“Já conversei com JT inclusive, vamos ver se treinamos juntos depois do Mundial. Devo subir para o peso médio pela dificuldade de bater o peso. Seria legal, pois desta forma eu poderia treinar também com Lucas Lepri (ex-campeão mundial dos leves da Alliance NYC). A academia está indo bem, mas treino duro sempre faz falta. Por enquanto minha molecada é faixa-roxa”, conta o campeão absoluto.

Para conquistar o absoluto do NY Open, Formiga fez três combates – além de um no peso leve, que fechou com o parceiro de treino Ítalo Silva (GFTeam). No absoluto, finalizou na primeira, meteu 2 a 0 na segunda, e fez 8 pontos na final.

Será que Formiga descansa? Jamais. “Dia 30 de abril vou lutar a American Cup, em San José, em busca do peso e absoluto”, comentou Rafael.

Além dele, outros destaques do NY Open foram Gabriel Napão, campeão master, e Admilson Juquinha (Gracie Humaitá), que bateu Carlos Alberto Terrinha (Gracie Barra) na final do absoluto sênior 2. Talento local, o incansável Gianni Grippo (Renzo) beliscou mais uma medalha de ouro na faixa-roxa.

No absoluto marrom, deu Giacomo Zaninr (Ribeiro JJ). No absoluto roxa, o campeão foi Malcom Vaughn (Lloyd Irvin). No aberto azul, venceu Tye Murphy (Lloyd Irvin).

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article
  1. Bruno Tanque Mendes at 9:04 pm

    Grande Formiga, um dos caras mais casca-grossa da Soul Fighters.
    Excelente atleta e um ótimo professor.
    Vc merece tudo de bom. Sucesso fera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *