Assista à final até 65kg entre Tanquinho e Rafa Mendes

Share it

Já são mais de três horas da manhã em Abu Dhabi, mas a polêmica em torno da final até 65kg do World Pro Cup está longe de acabar.

Há pouco, os irmãos Mendes divulgaram, em sua página no Facebook, o endereço para um vídeo da final.

Rafael segue firme na opinião de que não perdeu a luta, decidida pelo juízes em favor do seu adversário.

O campeão Augusto “Tanquinho” Mendes, por sua vez, é só comemoração.

Assista e tire a sua conclusão.

Nota do GRACIEMAG.com: As legendas foram aparentemente inseridas por membros da equipe Atos e não refletem necessariamente a opinião do portal. Reproduzimos o vídeo aqui para proporcionar aos nossos leitores a chance de ver a luta e opinar mais claramente.

Ler matéria completa Read more
There are 71 comments for this article
  1. dentinho at 9:05 pm

    luta super complicada pros juizes . parabens aos dois foi uma luta super disputada , esse campeonato tem que ter o mata mata 2 minutos se empatar . quem fizer o primeiro ponto ganha , porque sempre tera essa discurcao entre os times , principalmente pra quem perde a luta e foda . mas rafael tem que ficar feliz , meu professor julio cezar sempre fala que no empate o juiz escolhe o mais feio e escolheram o tanquinho kkkkkk parabens muleque feio irmao do queixinho. ossssssssssss

  2. little at 9:30 pm

    Sinceramente, não achei que no final deveria dar raspagem para o Rafael. A única reclamação poderia ser a vantagem na americana de pé, mas é uma questão subjetiva. Às vezes dão, às vezes não dão.

  3. Gustavo at 10:05 pm

    Rafael tem motivos de sobra para nao comcordar com esta final!!!!e tem tambem personalidade
    para sustentar isso!
    Litte,na sua opiniao tambem ouve a vantagem na americana no pe, tai apontado UM dos erros!

  4. Diego at 10:10 pm

    Questao subjetiva?!ta de brincadeira cara!
    Rafael!!!essa era realmente pra ser sua!!!!
    Quem entende de Jiu-jitsu pode ver claramente…
    Mas,bola pra frente !vc e muito mais que isso!

  5. Felipe Cavalcante at 10:20 pm

    Que eu saiba só existe vantagem para uma posição de finalização qdo o oponente defende. O Tanquinho não esboçou reação para a chave de pé. Pode até ser que eu esteja errado mas foi assim que me ensinaram.

  6. Rapha at 10:32 pm

    Se ele tava embaixo e foi atacado num leg-lock e subiu. isso nao seria somente a defesa do leg-lock? ou é considerado raspagem?

    Dúvida.

    Ajudem plix

  7. fabio Bioto at 10:34 pm

    Entendo Rafael!nao e so a questao da vitoria nao!
    Isso nao pode acontecer tao descaradamente assim!!
    e simplesmente fingir que nao aconteceu!
    Falem o que quiser!mas o video ta ai para todo mundo ver!

  8. jiu jitsu serio at 10:48 pm

    rafael ganhou ! nao tem nem o q falar !
    o bobadilla nao deveria ter sido escalado pra arbitrar já q é amigo do tanquinho

  9. adriano inacio de rosa at 10:56 pm

    Sem duvida o Tanquinho ganhou. O Rafael foi no pé por estar na frente dele mas si quer teve defesa, o Tanquinho nem foi la com as mãos ou rodou para defender para caracterizar uma situação real de perigo e ainda mais que ele soltou a chave então não é nada ainda depois o Rafael sim defendeu o leg lock do Tanquinho rodando para o lado isto sim é uma defesa.

  10. Andre Fernandes at 10:56 pm

    A luta foi dura, mas é complicado falar… Mas aí vai minha opinião: Eu acho q o juiz pode até ter errado em não ter dado a vantagem pro Rafael na chave de pé, mas ele tb deixou de dar uma vantagem pro Tanquinho, já q na verdade ele encaixou a leg-lock 2 vezes, ele encaixou a primeira e o Rafael saiu, então ele subiu e encaixou de novo largando no fim. Mas parabéns aos 2! Principalmente ao Tanquinho.

  11. Bruno Tanque Mendes at 11:04 pm

    Vi o video e é uma luta realmente equilibrada.
    Em relação as objeções que foram postadas no video tenho algumas opniões.
    A advertencia verbal não é diferente de inúmeras que outros atletas que já lutaram contra os Mendes tomaram na mesma posição; e sendo uma luta de tempo reduzido é perfeitamente cabível.
    Sobre a vantagem do mata-leão no pé, o que esta escrito no artigo V do manual de regras da IBJJF é ” É considerada vantagem quando o atleta não conseguir conquistar as posições fundamentais da luta, mas chegar muito próximo delas, como: Raspagem, Queda, montada pela frente e pelas costas, joelho na barriga, pegada pelas costas, passagem de guarda; e também, todas as iniciativas de finalização onde exista real perigo de desistência do adversário; tanto em pé como no chão” e o que caracteriza a vantagem para a tentativa de finalização é o oponente defender a posição, se o atleta que encaixou a finalizaçao e o msm solta-la, não receberá a vantagem.
    O msm não se aplica a vantagem que o Tanquinho recebeu no final da luta, pois ao se terminar o tempo regulamentar da luta com qualquer finalizaçao encaixada o atleta receberá uma vantagem.
    E, se o Tanquinho recebeu a vantagem do leglock pelo término do combate, é impossivel o outro atleta ganhar pontos ou vantagem, pois na ótica dos juizes ele estava sofrendo um golpe de finalização.
    Eram 3 juizes, e todos concordaram com as marcações, e aproveito para chamar a atenção que aos 03:24 do vídeo, o arbitro central faz uma advertência verbal ao atleta Rafael, por segurar por dentro da boca na calça, situação esta que ouvimos nitidamente no video. Desta forma, a advertencia por amarração na 50/50 seria a segunda na luta, o que pesa mto no julgamento dos arbitros.
    E na boa, já deu este papo, ganhar ou perder não desmerece ninguem.
    Editar videos com legendas para chamar atenção para possiveis erros é algo no mínimo deselegante, será que se fosse ao contrário eles teriam feito este video?
    Mais uma vez, a luta foi mto equilibrada, 6 minutos é um tempo curto, teria que ser uma luta com um tempo maior ou sem tempo.
    Desculpe pelo comentário mto grande, mas me vi na obrigação de mostrar que se está querendo enxergar coisas onde não tem.
    Abraços.

  12. Andre Fernandes at 11:08 pm

    Boa Felipe Cavalcante! Eu tb nem tinha reparado isso, mas é verdade, eu aprendi na academia q só é considerada a vantagem se o adversario esboçar defesa, e o Tanquinho realmente não parece nem mesmo ter esboçado algo.

  13. isaias at 11:23 pm

    ta passando da hora das autoridades do esporte fazerem algo – prorrogação, quem fez o ultimo ponto positivo leva (evitar o maximo deixar para juizes decidirem)CBJJ, IBJJF etc alguem tem que fazer algo pois logo os juizes amigos vão dar + vitorias para alunos, ex alunos, amigos, etc o ideal, seria o torneiro No points, Only sub!! kkk quem sabe um dia ? Osssssss

  14. Sandro Cardoso at 11:25 pm

    Luta dificil para caramba…mas nada justifica a atitude do rafael em não subir no podium de 2º. Não basta ser campeão, tambem tem que ter atitude de campeão.
    Humildade não faz mal a ninguem. Arbitragem em lutas polemicas sempre renderam criticas da parte vencida. Não é primeira vez e nem vai ser a ultima.
    Mas fica o recado. Mais humildade.
    Agora é lamber as feridas e ir para Mundial
    Augusto, bateu a trupe da ATOS….

  15. Antonio at 11:31 pm

    “Tanquinho” é o grande campeão dessa peleja. E claro que os amigos do tanquinho vão concordar comigo, assim como entendo que as viuvas chorosas dos mendes vão descordar. Mas a questão não é essa. O resultado já está ai, o taquinho é campeão. Para discutimos esse resultado, poderiamos começar pelas quartas de final do mundial de 2009 na categoria pena, qdo o seu Denilson Pimenta foi claramente prejudicado. E olha que curioso o favorecido foi o senhor Rafel Mendes. O mais engraçado é que na época ninguém falou nada.É pq naquela época o seu rafael não foi superior ao denilson, mas mesmo assim a vitória como sua. Tudo é uma questão de ponto de vista ou melhor dizer de interesse pessoais. Mas não poderia deixar de mencionar caros amigos, as declarações do senhor guilhermes mendes no Facebook dos Irmãos Mendes publicadas aqui na Gracie Mag(https://www.graciemag.com/pt/2011/04/as-feras-de-abu-dhabi-rugem-na-internet)que apostaria com qualquer um 8mil doláres que seu irmão venceria, e que seu irmão é o melhor atleta de jiu jitsu peso por peso. Acho que o pessoal tem que anda lendo mais a biblia, pq o senhor nas suas palavras deixa claro a não exaltação dos seus êxitos. O será que minha biblia é diferente? O interessante que a falta de humildade, a imaturidade, e o que alguns chamam de personalidade, ao meu entende tem outro nome, me faz pensar que as palavras ditas são muitas mais os ATOS são incompatíveis com elas. Só um último detalhe, o trecho citado no facebook foi apagado, mas caros mendes bros mesmo apagando tão infelizmente palavras, acho que um pedido público de desculpas público valeria mais. Diga-se de passagem que os Mendes são gênios do jiu jitsu que apresentam novas técnicas, uma garra pouca vista nos dias atuais. O Rafael é um fenômeno, nunca vi tanto coração, vontade e disposição numa pessoa. Esse menino dentro do tatame é admirável. E para não ser injusto digo o mesmo do guilherme. Mas,preciso amadurece. E nós públicamos devemos saber que se tratam de dois meninos que ainda vão se transformar em homem e ter a devida paciência com os gênios da arte. Esperando sempre que acha uma transformação, pois apesar de muito novos são exemplo para os milhares de seguirdores do jiu jitsu.

  16. André at 11:32 pm

    O tanquinho nem esboçou reação com a chave no pé, a vantagem é quando o adversário defende a posição e isso não acontece. no final o rafael não estabilizou a posição.

    Mesmo sendo roubado os atletas da Atos tem que aprender a perder, esse negocio de fazer vídeo é coisa de juvenil. Coisa de mal perdedor. Na próxima treina mais.
    Tentar diminuir a vitória do companheiro de profissão é muito feio

  17. Antonio at 11:38 pm

    ESTA É A REGRA DA IBJJFF
    Não ganhará novos pontos o atleta que estando em posição de domínio, já tendo conseguido os pontos daquela posição, abandona voluntariamente a posição para conseguir novos pontos. Exemplos: Estando fazendo joelho na barriga gira para o outro lado, não marcará novos pontos.
    A luta deve seguir uma condição crescente de desenvolvimento técnico, visando o domínio de um dos adversários, levando-o à desistência da luta, pôr aplicação de golpes de finalização.
    Não será computado ponto a favor de um atleta que esteja aplicando um golpe, ou esteja em posição de contagem de ponto, mas que esteja preso a outro golpe dado pôr seu adversário. Somente ao se libertar do golpe é que a contagem será positiva.

  18. henrique at 12:08 am

    Como `e Andre?!mesmo sendo roubado,os atletas da Atos tem que saber perder!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK `e pra rir ne????
    Rafael foi prejudicado sim!!!!

  19. Miguel at 12:20 am

    Andre Fernandes deu uma opiniao e depois resolveu embarcar em outra opiniao!bem se ve
    que `e uma opiniao influenciada.
    Mendes!vc foi prejudicado sim!osssssssssssssssssssssssss

  20. JEFERSON at 12:31 am

    MENDES O VIDEO NOS DIZ TUDO!!!!!!!!!!
    VC FOI PREJUDICADO SIM!
    TAI PRA QUEM QUISER VER E ENTENDE REALMENTE DE JIU-JITSU.

  21. Arnaldo at 12:48 am

    Depois de assistir ao video,`e dificil criticar o Mendes.So estao criticando
    porque sao a torcida do Tanquinho!
    Mas deixo aqui Parabens aos dois atletas!ja que o erro nao foi deles.

  22. Rodnei Silva at 1:10 am

    E ISSO AI ARNALDO!SO ESTAO CRITICANDO O MENDES PORQUE SAO A TORCIDA DO TANQUINHO.E
    POR SINAL AGEM COM A MESMA FALTA DE RESPEITO COM QUE RECLAMAVAM OU RECLAMAM!
    MAS OS ATLETAS NAO TEM CULPA DA FALTA DE RESPEITO ENTRE OS TORCEDORES E OUTROS ,SAO DOIS ATLETAS
    EXCELENTES E QUEM PERDE COM ISSO `E O JIU-JITSU.

  23. Antonio at 1:32 am

    E as viuvas do Mendes Bros segue firme e fortes em argumentos incabíveis! Eu sei que o choro é livre. Mas, já deu!

  24. Marcelo at 1:42 am

    Pergunto de forma definitiva: O juiz é ou não é amigo do tanquinho?

    E essa história Deus pra lá e Deus pra cá já está enchendo. Uma praga dessas (Mendes) treina com o Sheik e depois comete esse papelão de não subir ao pódio. É por essas e outras que o Jiu-Jitsu segue sendo um esporte amador. Aliás, além do juiz ser (é?) amigo do tanquinho, como se justifica o ataque de espinhas nas costas de um lutador? Responda, Mendes.

  25. fb at 1:47 am

    otima luta, o tanquinho venceu!!! deve-se abolir as vantagens, jiu jitsu é pra pegar!!! seria interessante se pensassem nas regras do rickson, 1 ponto pra posiçoes de dominio e 3 pontos de tentativa clara de finalização, sem vantagens, no empate a luta é do atleta q fez o ultimo ponto e empatou a luta. ai não teria mais tanto discussões e sim veriamos jj de verdade…

  26. dentinho at 3:34 am

    galera que gosta de novela . quantas vezes ja aconteceu empate nas competicoes de jiu jitsu ? imagina se essa moda pega ? o campeonato ja acabou , o tanquinho foi campeao e agora e correr atras no mundial , ate roger gracie perde kkkkk porra ta de sacanagem ne ? por isso admiro muito o bruno frazzato , idependente de qualquer resultado ele esta sempre com postura de campeao , e dificil mas e bom aprender a perder . o rafael e sinistro mas e humano , talvez nao estava no dia dele ou talvez o tanquinho seja melhor mesmo . RAFAEL TU E SINISTRO , MAS CUIDADO PARA NAO PERDER O ENCANTO QUE AS PESSOAS TEM POR VOCE . NAO E PORQUE PERDEU UMA LUTA QUE VAI DEIXAR DE SER O RAFAEL MENDES . DESSA FORMA NAO ESTAO RESPEITANDO O ATLETA TANQUINHO , QUE BATALHA COMO TODOS NOS PARA CONSEGUIR SEU ESPACO . RESPEITAR O RODOLFO VIEIRA TAMBEM , SO NOS DA GFTEAM SABEMOS O SACRIFICIL QUE E TER DINHEIRO PARA IR TREINAR , NAO TEMOS PATROCINIO , SUPLEMENTOS PREPARADOR FISICO E AGORA QUE PESSOAS SOFRIDAS COMO NOS ESTAMOS CONSEGUINDO NOSSO ESPACO , VEM PESSOAS SEM NOCAO DO ESTAO FALANDO , VIR AQUI E ESCREVER BESTEIRA . O RODOLFO NAO TEM CULPA SE NAO QUISERAM LUTAR CONTRA ELE , SE POE NO LUGAR DELE . MAS ISSO E DE NOSSA CULTURA INFELIZMENTE O BRASILEIRO NAO QUER VER UM CARA QUE E SOFRIDO SE DAR BEM NA VIDA , TEM QUE MORRER NA MERDA . QUEM QUISER E ESTIVER PRECISANDO FICAR MAIS HUMILDE , PASSA NO MEIER NO TREINO DE 2 DA TARDE SOU DE 40 GRAUS SO UMA PORTA E UM VENTILADOR PRA RESFRIAR 50 FAIXAS PRETAS SAINDO NA PORRADA KKKKKK GFTEAMMMMMMMMM OSSSSSSSSSSSSSSSSS

  27. Jhon at 3:57 am

    Errou em nao ir receber a medalha sim,até pq pregam a humilde e Deus.
    Sou patricante a 24 anos do esporte.
    Quando inicei em competicoes,casos como esse que o atleta nao ia receber a medalha ou Juiz criticado,brigas e etc,o atleta era punido das competicoes por um determinado tempo e muitas vezes prestava servicos doando cestas basicas,isso hoje acabou,vc ver o quanto as pessoas nao respeitam os juizes e os juizes nao se dao respeito.
    Fui a um curso da cbjj de arbitragem,nossa é inicrivel o PODER DO EU,no senhor alvaro ManSUR,EU ISSO,EU AQUI,EU POSSO,EU QUE TO FALANDO.
    FICA UMA PERGUNTA,COMO SAO ELABORADAS AS REGRAS?
    POR QUEM SAO ELABORADAS?
    AS ACADEMIAS PARTICIPAM DESSA FORMACAO DE REGRAS?
    EXISTE CON CONSESO ONDE OS PROFESSORES JUNTO AO ORGAO MAIOR CBJJ,RESOLVEM ESSAS REGRAS OU O SENHOR EU MANSUR,QUE DECIDE TUDO SOZINHO?

    VOLTO A FALAR,ERROU EM NAO TER IDO AO PODIUM,AGORA MANDOU MUITO BEM EM COLOCAR ESSE VIDEO,NAO SE TRATA DE DEFENDER A SUA LUTA E SIM TA BUSCANDO A EVOLUCAO DO ESPORTE,PQ ASSIM COMO PODE ACONTECER COM ELE,PODE SER COMIGO OU JA ACONTECEU COM VC,COM UM AMIGO,ERROS GROSSEIROS E NADA FOI FEITO.
    HOJE TEMOS A INTERNET E ELES TEM O PODER DO NOME PARA RECLAMAR EM PROL DE SI PROPRIO OU DO ESPORTE EM GERAL,SE NAO FOR ASSIM NADA VAI MUDAR.
    QUANTO NAO RECLAMARAM DA 50/50,E TENHO CERTEZA QUE HOJE ALGUMA PROVIDENCIA É TOMADA.

    NAO OS CONHECO,SEMPRE QUE POSSO ACOMPANHO,TEUS AMIGOS QUE JA GANHARAM DO TAQUINHO QUE POR SINAL,PARECE SER UM GAROTO MUITO EDUCADO.

    SO FICA A PERGUNTAM,QUEM ALÉM DO SR EU ALVARO MANSUR,ESTABELE AS REGRAS,POR QUEM SAO CRIADAS?AS ACADEMIAS PARTICIPAM?EXISTE UM CONSELHO ,ONDE TODOS LUTAM EM PROL DA MELHORA?

    OBS:ESTAO CORRETISSIMOS EM RELACAO A RASPAGEM NO FINAL,MUITO MAIS DE 4 SEGUNDOS,ONDE TERIA QUE TER DADO OS PONTOS E NO MINIMO A VANTAGEM,JA QUE NAO DEU OS PONTOS.

    ENQUANTO AS REGRAS NAO FOREM MAIS SIMPLES,TEREMOS PROBLEMAS NO NOSSO ESPORTE,PODEM TER CERTEZA….

    COMO EU SONHO COM OS LUTADORES USANDO CORES DE KIMONOS DIFERENTES,NEM QUE FOSSE SOMENTE OS PRETAS,PARA SE QUER O LEIGO SABER QUEM É QUEM.

    AMO O BJJ,SONHO EM VER OS ESPORTE NAS OLIMPIADAS E PRINCIPALMENTE,VER PESSOAS QUE ALÉM DE TRABALHAREM COM O ESPORTE,AMAREM O QUE FAZEM,SEREM PESSOAS DE CARATER,SO ASSIM IREMOS CRESCER.

  28. Raphael at 4:30 am

    Fui eu quem escrevi no outro topico:”Rafael vai passar o carro!” Infelizmente, tem q saber diferenciar as coisas. Regra e regra, nao defendeu, nao tem vantagem. Rafael defendeu o leglock, Tanquinho ganhou vantagem. Os dois estavam se embolando qdo deu o tempo, nao tem que dar dois pro Rafael.
    Nao tem essa de viuva nao, a luta empatou sim…Ninguem pode reclamar de resultado de luta empatada… E empatou, como diz o ditado, o juiz sempre da pro mais feio, hehe.
    Parabens Tanquinho pela vitoria.

  29. Brunão_Gct71 at 5:49 am

    Já vi q tem um bando de hipócritas falando isso e aquilo, q o mendes não soube perder… mas eu gostaria de ver a reação de cada um q falou isso se estivesse no lugar do R.M.. Acho q todo mundo q escreveu aqui treina e compete (senão nem comenta, tem q ter conhecimento de causa. Imagina uma final de mundial o juiz não te dar 2 pontos e 1 vantagem, e pior a luta terminar empatada por causa desses erros, E PIOR o juiz dar para o seu adversário… como vcs reagiriam??? poh, o cara sua litros por dia, treina q nem um condenado, e ser melhor q o adversário ja não é mais suficiente, tem q ganhar do oponente e dos juizes!!!

  30. Daniel Valverde at 6:55 am

    Muito triste essa atitude da Atos. Tão parecendo bebes chorões. Aceita a derrota e vai treinar pra próxima!

  31. Pedro at 9:57 am

    A parada é o seguinte, foi um lutão. O Tanquinho conseguiu neutralizar o jogo do Rafael e a luta acabou empatada. O bobadilla deu a vitória pro Tanquinho como podia ter dado para o Rafael, mas na minha opinião isso foi o de menos. O de mais foi a equipe Atos querendo levar td no grito. Não são eles que falam que tenq pegar??? não pode deixar na mão do juiz?!?!?então pronto. Se empatou não é o melhor sozinho e o juiz dá a vitória p quem quiser, deixou na mão do amigo do Tanquinho… kkkkkk

  32. junior jpa at 10:00 am

    Ae galera eu sempre estive aqui apimentando esse confronto,a favor do tanquinho,o Rafael perdeu a luta,e tambem ao meu ver perdeu a razão com certas palavras antes do confronto e tambem depois do duelo,a premiação foi depois da luta com certeza ele ainda devia esta pilhado,não estou aqui defendendo ele até porque eu fui contra certas atitudes de alguns atletas da Atos,mas esse garoto ainda deve voltar a falar sobre o assunto,esta tudo muito recente,mas não é legal ofender ele,ele acrescentou muito ao jiu-jitsu,acho que ja falaram de mais eu tambem critiquei muito a Atos aqui mas acho que esses atletas merecem respeito,acrescentam muito ao JIU-JITSU,quem continuar ofendendo eles estão cometendo o mesmo erro que eles,eles ja pagaram pelas suas palavras,não tem castigo maior que isso,ja ao Guilherme,peixe morre pela boca e vc MORREU,então por favor,acabou,Tanquinho ja ganhou,o campeonato ja acabou, palavras ja foram ditas então vamos encerrar esse assunto….

  33. marcos oliveira at 10:05 am

    saber lutar , saber perder .

    na vitoria se mostra somente o lado atleta e todos NOS que torcemos nao podemos perceber o caracter do atleta
    porem na derrota algumas vezes o caracter do atleta VEM por alguma forma em publico( muitas das vezes pela cabeca quente ) nao sou arbitro entao nao venho aqui contestar o resultado.
    mais eu estava presente no ginasio e sai da minha casa para assistir uma luta entre os melhores atletas do campeonato mundial em abu-dhabi e fiquei muito triste com a atitude do atleta RAFAEL MENDES,
    POR NAO RESPEITAR SEUS ADVERSARIO , NAO RESPEITAR A ORGANIZACAO DO EVENTO E MUITO MENOS NAO RESPEITAR O PUBLICO PRESENTE …
    CREIO QUE DE ALGUMA MANEIRA ele deveria SERA PUNIDO PELA ORGANIZACAO DO EVENTO
    QUE POR SINAL FEZ UM EXECELENTE CAMPEONATO ..

    ASS MARCOS OLIVEIRA

  34. yámande at 10:10 am

    Galera da Atos que reclamou e reclamou nesse World Pro, fica uma dica pra vocês: da próxima, ou finaliza as lutas, ou faz um carro de pontos pra não deixar dúvida alguma.
    Nada mais justo que a vitória do Tanquinho.
    E o choro é livre.

  35. Jadilson at 10:38 am

    rapaz, acho que o Rafael Mendes tem razão em reclamar, mas daí a n ir pegar a medalha no podio, n é atitude de campeão ainda mais sendo uma pessoa de Deus a verdade eh se perdeu é pq Deus quis assim talvez pra ver se tbm agradeceria a ele (Deus) nas derrotas … pelo visto só nas vitórias em ??
    abs… mas acho q o Rafael ganhou !!

  36. Fernando at 11:05 am

    Uma pena a atitude do Rafael Mendes, um grande lutador. Precisa amadurecer. Reclamou da luta com o Rodolfo, agora com o Tanquinho.
    A luta foi equilibradíssima, qualquer um poderia ter saído com a vitória.
    Sou fã do seu jiu jitsu, mas está deixando a desejar nas atitudes de um verdadeiro campeão.

  37. little at 11:42 am

    Muito infeliz a postura do Rafael. Não subir no pódio foi um grande desrespeito, não só com atletas e público, mas com o xeque, que, a troco de nada, investe uma grana simplismente pelo espetáculo. Falando nisso, absurdo esse abre e abre. O cara bota dinheiro, aí fica todo mundo abrindo para ficar com um trocado. Depois reclamam que não botam premiação boa. Por fim, poderia até ser que o juiz desse uma vantagem p Mendes, bla, bla, bla… Mas, na boa, não dá para dizer que foi roubado. Não sou da Atos nem da Soul Fighters. TANQUINHO ganhou e pronto. treina e corre para vencer a próxima. E seja homem e tenha respeito, sejá na votória, na derrota ou no roubo. Atitude horrível. Aliás, não sei de que adianta essa postura de “academia religiosa” se na hora da competição não fazem uma coisa simples que é o que Jesus sempre pregou: respeito ao próximo.

  38. Fabrício at 12:00 pm

    Os Mendes deveriam aprender a perder sim. Prejudicado ou não, eles deveriam ter atitudes de campeões e não de moleques. Tá faltando um pouco de maturidade hein?? Se preparem pro Mundial e lá não deixem dúvidas, finalizem. Adaptando uma frase do Rampage sobre a diferença entre submission e nocaute: se tu ganhar por vantagem, sempre vão poder reclamar da arbitragem, mas quando o oponente der os três tapinhas, ninguém pode falar nada!

  39. Tavinho at 12:00 pm

    Marcelo,pelo seu nivel,ao fazer um comentario referindo-se ao Mendes como uma praga,logo se ve que `e um torcedor adversario dele e nao apenas um comentarista!`E so mais um….
    A luta foi questionavel sim!!! teve Erro de arbitragem,`e so assistir o video para ver.
    Mas bola pra frente!!

  40. Marcos at 12:16 pm

    Fiquei muito feliz de ver a vitória de Augusto Mendes sobre Rafael Mendes. Sinceramente venceu o melhor Jiu jitsu, o mais plástico , o mais bonito de se ver. Infelizmente alguns atletas jogam na regra, amarrando a luta,sendo chamado a atenção dos arbitros por falta de combatividade, enfim apresentando um jiu jitsu feio de se ver. Os atletas da Atos, excluindo Claudio Calasans, que tem um jiu jitsu bonito, amarram muito a luta, realizando posições tais como 50×50, que só diminuem o espetáculo.
    Com relação a Rafael Mendes,me parece um bom atleta, mas de pouca habilidade; parece ser muito bem treinado , mas não dá espetáculo como TAnquinho, Rodolfo Vieira, Bruno MAlfacine etc.. que mostram habilidade na arte suave. Acho ainda que Rafael não deveria reclamar do resultado , tendo em vista que se tivesse ganhado na luta não teria o que reclamar. Treine mais para ganhar e não precisar da decisão doas árbitros.É muito feio chorar depois de uma derrota.
    Quem sabe com tempo , os atletas da Atos aprendam a perder, pois a vida , mais cedo ou mais tarde vao ensiná-los.

  41. Victor Sophia at 12:22 pm

    O Rafael na chave de pé, só encaixou para ganhar vantagem. O Tanquinho nem se mexeu, nem se assustou. Eles dizem que o Tanquinho usa a regra, mas quem usa mais do que eles (Atos) com a 50/50? Ficam ali sacundindo e fazendo vantagem, ai o juiz manda o cara de cima se mexer, o cara se mexe e é raspado. O Rafael teve mto mais dificuldade de raspar o Tanquinho, do que o Tanquinho de raspar o Rafael. é visível isso. e além do fato de ter recebido duas advertências verbais. Agora, o problema é que tem gente preocupada com um fortíssimo concorrente chegando no pena, para acabar com a brincadeira.
    Luta dura, mto boa, mas não vimos o Tanquinho estourando pegada e fugindo, o que vimos foi ele caindo pra dentro como sempre fez. E agora a torcida adversária ta mordida com isso. Até divulgar vídeo com legendas e repetindo o movimento colocaram.
    PQ CORTARAM O VÍDEO ANTES DO JUÍZ LEVANTAR A MÃO DO TANQUINHO, MOSTRANDO ELE COMO CAMPEÃO?

    Se é para por o vídeo, põe ele todo.

  42. Victor Sophia at 12:26 pm

    Uma pequena obs: O título mundial pro não mudou de sobrenome. É de um Mendes, mas não da mesma família dos irmãos mendes, da atos. Augusto Tanquinho Mendes. Soul Fighters BJJ School!

  43. antonio at 1:37 pm

    O Tanquinho foi melhor! E esse video postado só confirma tal fato. Com relação as vantagens, entendam que o julgamento é muito subjetivo. É fácil fala de fora, quero ver arbitrando. E concordo com o amigo que comentou anteriormente que as vantagens deveriam ser retirada do sistema de pontuação do BJJ. Concordo tbm com outro amigo que diz que colocar video com sua interpretação na net é coisa de juvenil. Pois é mesmo. Concordo que houve falta de respeito do atleta de não busca a medalha e que deveria ser punido, assim como o pessoal competente deveria punir o arbitro se acharem necessário pelos possíveis erros.
    Mas repúdio as ofensas aos garotos que tanta vida trazem ao jiu jitsu. Lembrem-se são apenas garotos que tiveram o sucesso muito rápido. Arrobos da juventude. É verdade que falam demais, que se exaltam demais, que exageram demais, mas a genialidade não é perfeita! Estou muito feliz pelo Tanquinho e espero que essa sequência de acontecimentos equivocados e triste que transformam os gênios MENDES BROS em homens melhores, pois no jiu jitsu enchem os melhores de milhares de fãs, entre eles eu.
    Só que queria deixar uma ultima coisa registrada. Vamos parar com essa palhaçada de fechar no pena. Isso é horrível para o jiu jitsu. E tem tirado a graça de assistir a categoria. Estão matando a categoria, a categoria está vazia, e por isso as glórias tbm! Sabemso que o ED e Bruno Frazatto estão abaixo do Mendes, ou pelo menos se deixam ficar. Lutem, o jiu jitsu precisa de lutas como Rafa e Tanquinho, Rafa e Cobrinha, Tanquinho e Guilherme. Pois a coisa está tão feia que tem galo subindo para pena e fazendo pódio.

  44. jorge at 2:26 pm

    o rafal foi roubado na caruda , deonde saiu esse juiz ? ele era da mesma equipe do outro? meu para um campeonato desse porte acho q teria que ter mais juizes .

  45. Alfredo at 2:28 pm

    Tankinho ganhou.
    Quem diz q foi o Mendes, ou ama ele ou nao tem nivel para entender essa luta, o q nao é vergonha nenhuma, apenas ela exige um conhecimento da regra um “pouco” mais a fundo( diploma cbjj, faixa preta e competidor.

    Já a atitude de nao reconhecer, é lamentável, imatura e arrogante, e sinto pelos comentarios e gritinhos de torcida”estilo gincana colegial”, que essa caracteríztica vem sendo notada nesta jovem equipe com nome e atitude de quem se acima dos outros.
    Repensem seu Atos.
    O pior foi manipular o video com legenda. Claro que a maioria ( iniciantes), até acredita, mas quem sabe a regra não cai.

  46. Renato Portalupi Finalizador at 3:20 pm

    Ae galera da Atos.
    Tomara que essa derrota faça vocês refletirem sobre a 50/50. Por vezes pode ser eficiente, mas é um jogo muito subjetivo quando a luta termina por tempo.
    O que preferimos ver: um leão voando para abocanhar um pescoço ou uma cobra se enroscando até asfixiar a presa? É SUBJETIVO!
    Sigam desenvolvendo a gentileza e a suavidade da arte. Bora ouvir o Guto Campos, que o cara tem a malemolência.
    Abraço.
    Fernando Dias Severo (Atum)
    Faixa marrom do Mário Reis – MR Gracie Barra Porto Alegre / RS

    Ps.: parabéns Tanquinho!

  47. fernando at 3:32 pm

    independente de ganhar ou perder nesse Mundial, o chororo ai da Atos ta grande pq eles sempre foram os queridinhos, pagando de “os meninos bonzinhos”. Qdo a situacao se inverteu caiu a mascara, eh facil qdo sempre tem alguem ajudando, qdo vc nao tem ninguem te “favorecendo” ai mostraram a verdadeira cara. O Guilherme foi mto infeliz nas declaracoes e o Rafael nao mostrou ser um verdadeiro campeao, que as vezes sabe perder. Pode ganhar td daqui pra frente mais nunca poderia ter no curriculo dele uma vitoria sobre o Cobrinha, que luta pra frente e sempre pra pegar, diferente do que todos esses EXCELENTES lutadores da Atos estao fazendo hj. Estao com 5 na mesma categoria e lutando de forma pragmatica, nao pra ganhar, mais pra cada um fazer a sua e nao perder. As vezes escolher o caminho mais facil, nao eh o mais glorioso… nao vejo gloria e honra nisso!
    Essa espadinha de samurai qdo vcs ganham…ta furada pra caralho eim!
    Samurai eh guerreiro, e vcs, nesse momento, nao estao sendo!!!

  48. Eduardo Mendes at 4:59 pm

    Eu como parte da familia e amante do jiu jitsu, não consigo ficar calado, se eu fosse o tanquinho ficaria com nojio de segurar a medalha dourada, se não tem capacidade de ganhar sendo um sujeito HOMEM então não entra pra lutar, fica arbitrando mesmo, coisa que tbm nao faz muito bem ao meu ver! HOMEM QUE É HOMEM NÃO PRECISA DE AJUDA DE NINGUEM, por isso que o jiu jitsu não vai para as OLIMPIADAS, depois dessa luta e olha que estão dando a vitoria pra ele nao é de hoje…JUIZ MOLEQUE, TEM QUE SUSPENDE ESSE SER…

  49. Rafael/RJ at 5:29 pm

    Tô vendo que tem gente reclamando que a galera que tá comentando nunca participo de um campeonato rs… o pior é que os próprios argumentos desse sujeito são fracos e infundados. 1 chave de pé??? Vantagem??? Fala sério… Aquilo foi um ataque??? Bom eu que luto campeonato de faixa preta sei que só é vantagem quando outro defende, ou seja, não foi nada. 2 O Leg lock tava pegando sim… tanto que o RM defendeu, vantagem clara para o Tanquinho, reparem que não foi só um ataque, foram 2. 3 Raspagem no final??? aí é brincadeira, para raspar tem q estabilizar, isso não foi feito pelo RM.
    Gente o Tanquinho ganho a luta e pronto…

    Aos irmãos piriquitos (rs…) mais humildade.

  50. igor at 6:29 pm

    o homenzinho de jesus , pelo jeito so pensa em jesus nas vitorias ne ?
    vai la agradece a jesus , pede desculpas ao tanquinho e treina pra no mundial voce ganhar , mas nao poe no automatico nao que ja viu que da errado . e outra coisa gente , o roger gracie melhor lutador peso por peso , ja empatou luta , perdeu e nao fez essa confusao toda . estao achando que rafael mendes e oque ? se ele eo melhor lutador peso por peso , ele vai por o kimoninho dele e entrar no absoluto do mundial e desbancar roger gracie e rodolfo vieira , fora outros monstros que vai ter pela frente , porque com kimono nao tem como ficar evitando luta com esses monstros nao kkkkkkkkk fez a pegada acabou a 50/50 vai virar 5/5 kkkkkk . um abraco e parabens ao tanquinho … E HUMILDADE(HOMENS DE DEUS ).

  51. Rodnei Silva at 8:03 pm

    (Sou fa da Atos) E gostaria de comentar que a torcida toda do Tanquinho ta reclamando dos comentarios da torcida da equipe Atos ,mas esses mesmos comentaristas nao estao agindo com a integridade de que tanto falam!!!!!Portanto nao veem falar com FALSO MORALISMO,porque a maneira com que comentam mostram o
    quanto vcs baixaram o nivel!
    Teem direito sim de expressar o que pensam,mas a maioria fica possando de moralistas e baixaram num nivel lamentavel!!!

  52. Sr. Reinaldo D. Schwartz at 8:13 pm

    PARABENS TANQUINHO
    PESSOAL,PODEMOS MANIFESTARMOS DANDO PARABENS AO TANQUINHO,MAS VAMOS CONTER NOSSOS
    IMPULSOS PARA NAO BAIXARMOS O NIVEL.
    NAO NOS LEVARA A NADA TAL ATITUDE,NEM NOS FARA MELHOR.
    ACABAREMOS ENVERGONHANDO NOSSO CAMPEAO.

  53. Mauro at 9:23 pm

    Jhon,feliz comentario!Rafael pode ter errado sim em nao subir no podio!Mas acho que foi so ai seu erro,o garoto e polemico,e tudo serviu para alertar que a maioria dos comentaristas e ate mesmo alguns atletas as vezes tem duvidas sobre o que pode e nao pode nestas regras. Tai a divirgencia!
    Gostariamos de saber todas estas respostas.Vindo dos responsaveis pelas regras.Como sao feitas estas regras?por quem sao feitas?se todas as regras sao usadas da mesma maneira em todos os campeonatos?Como e escolhido os arbitros para cada luta e para cada campeonato?,sao muitas duvidas e isto acontece com uma maioria.
    Tai uma sugestao para a revista Gracie:Uma reportagem completa com os RESPONSAVEIS por tais regras,declarando-as e exclarecendo-as.
    Assim poderemos nos integrar delas e quando nos comentaristas formos fazermos nossos comentarios,poderemos falar na certeza sem baixar o nivel.
    Parabens aos dois atletas,Tanquinho e Rafael Mendes,e todos outros atletas que participaram deste grande evento!!!

    duvidas e declarando tais regras

  54. bruna at 8:16 am

    Resposta facil,Fabio,
    porque vc e um torcedor oposto,e logico so mais um querendo critica-lo.
    Pelo menos admitiu que o cara `e muito bom!!!!e bota muitooooooooooooo nisso!

  55. Bruno Tanque Mendes at 10:29 am

    Olá,

    Quero deixar claro que o comentário que farei a seguir não é do Professor ou do líder da Soul Fighters. É do homem Bruno.
    Quero deixar bem claro para o Sr. Eduardo Gomes, que nunca e principalmente nesta história toda nem eu nem meu irmão falamos mal ou denegrimos Rafael e Guilherme Mendes. Tanto eu como meu irmão sabemos separar os esportistas dos homens honrados que são.
    Portanto, não admito que o senhor, a quem não conheço, fale que meu irmão não é sujeito homem. Isso e um ataque gratuito e sem ter nada a ver com a esfera esportiva, que é o caso da luta.

    O que aconteceria se o senhor falasse isso para qualquer homem na rua?

    Quanto as suas outras opniões, são suas e o senhor tem todo o direito de achar o que quiser, e respeito sua opnião e sua liberdade de expor-las.
    O senhor não conhece a mim nem meu irmão, nao sabe nada da nossa vida ou de qualquer coisa que nos cerque, temos 16 anos de Jiu Jitsu, ativos e participando de todo esse processo que faz o JJ ser o que ele é hj.
    Quero que o senhor meça suas palavras quando falar ou duvidar do caráter e da lisura de alguem.
    No mais fico a disposição para resolver isso da forma que o senhor quiser.
    Att,

    Bruno Mendes

  56. Familia at 11:29 am

    Sou parte da familia Mendes e quero pedir desculpas ao Bruno Tanque Mendes e ao proprio Tanquinho
    pelo comentario feito por Eduardo Mendes.(se este comentario for realmente dele)
    Gostaria de dizer que realmente foi um comentario infeliz e desrespeitoso! Mas deixo aqui meu pedido de desculpas,declarando que infelizmente nao concordo com essa atitude lamentavel.
    Uns nao podem pagar pela atitude de outros, espero poder reparar esta atitude deixando meu pedido de desculpas e pedir a todos que ao fazerem seus comentarios nao desrrespeitem os atletas,pois a rivalidade deles estao apenas dentro dos tatames.Tanto o Tanquinho como o Rafael Mendes e todos os atletas merecem serem respeitado.O que nao esta acontecendo de nenhum lado das torcidas,ambas estao descendo o nivel em seus comentarios.
    Mas uma vez peco desculpas ao atleta Tanquinho e ao Bruno Tanque Mendes,assim como a todos integrantes da familia.

  57. Sujeito Homem at 12:55 pm

    Alô seu Eduardo! Muito cuidado com o que escreve. Commo disse o Tanque, será que vc se garante se disser na cara o que escreveu sob a proteção da internet? De valente de seção de comentários, o mundo está cheio!

  58. RICHARD at 1:48 pm

    PESSOAL AMBAS TORCIDAS ESTAO EXAGERANDO E DESCENDO O NIVEL EM SEU COMENTARIOS.
    VAMOS RESPEITAR ESSES ATLETAS QUE SE ABDICAM DE MUITAS COISAS,PARA PASSAR A MAIOR PARTE DO SEUS TEMPO EM CIMA DO TATAME.
    VCS PODEM SER FA DE QUALQUER UM DOS DOIS,MAS VAMOS RESPEITAR MAIS ESSES DOIS GRANDE NOMES,MESMO PORQUE O QUE (AMBAS TORCIDA) ESTAO ENVERGONHANDO ESSES ATLETAS.
    TODO COMENTARIO DE NIVEL BAIXO,ONDE USAM EXPRESSOES LAMENTAVEIS AO SE REFERIREM A ESSES DOIS ATLETAS ,SO MOSTRAM O NIVEL DO COMENTARISTA.

  59. bruna at 3:00 pm

    O Rafa ganhou !!! Podem falar que não sabe perder mas realmente ele não perdeu e qualquer um ficaria puto !!!Sem demagogias pessoal qualquer pessoa que sabe a regra sabe que o Rafa ganhou!!!!Se fosse cmg eu tbm iria reclamar muito ainda mais valendo grana !!!Vamos esquecer a demagogia de não saber perder queria ve se vcs vcs !!!!!

  60. marcus vinicius at 6:29 pm

    é só lutar pra finalizar, sem pensar em pontinhos…….. se todos lutassem em busca da finalização, ignorando certas regrinhas NÃO tinha esse derramamento de lágrimas

  61. j. guterres at 8:05 pm

    ganha quem finaliza, é bem como o sheik falou pro rafael, acho ele o melhor no peso, chego a dizer que ele é melhor que o calasans, mas se quer garantir o resultado não dependa de pontos, lembre se que o grande mestre hélio gracie criou o jj pra ser decidido apena por desistencia,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *