Os 11 melhores lances do Pan 2011

Share it

Caio Terra, em foto de John Lamonica.

Enquanto a reportagem final e as melhores imagens não chegam às mãos dos leitores, o GRACIEMAG.com relembra os melhores lances do maior evento de Jiu-Jitsu das Américas, o Pan da IBJJF.

Para garantir sua GRACIEMAG com todo conforto e rapidez, assine aqui. Abaixo, relembre os 11 grandes lances do último Pan:

11) O melhor do Pan aconteceu no sábado, 26 de março, durante a chave do absoluto. Se injustamente julgarmos o evento pelas finais de domingo, foi mediano. Porém o absoluto foi digno dos melhores campeonatos que já assisti.

10) Ao fechar o peso, Ana Carolina, mulher do GMA Regis Lebre, foi campeã no Pan sem lutar. Mas conquistou antes um feito incrível: teve filho e voltou a competir menos de seis meses depois, conquistando a vaga para o World Pro em Abu Dhabi.

9) Uma das melhores lutas do campeonato aconteceu nos primórdios do absoluto, entre Ryan Beauregard e Luiz Felipe Big Mac. O levinho do Arizona abriu seis pontos em Big Mac, mas não aguentou (literalmente) a pressão. Big descontou passando a guarda e voltando voluntariamente para passar de novo. Depois desta luta, Big vazou do absoluto, deixando o caminho menos pedregoso para Bernardo Faria, eventual vice absoluto.

8) André Galvão foi o grande campeão meio-pesado. Mas, como o próprio admitiu, vai precisar melhorar o ritmo para conquistar a categoria no Mundial 2011.

7) No master, nosso GMA Fábio Leopoldo fez com o duríssimo Fernando Soluço o que poucos no adulto são capazes.

6) O lance mais incrível do Pan 2011 foi o armlock voador do Malfacine no Megaton, no peso pluma.

5) Caio Terra é um dos atletas mais técnicos do Jiu-Jitsu atual. Que guarda é aquela? Muito gancho, muita pegada. Bom de defesa e ataque, e um especialista em ataques de perna.

4) As melhores finais da faixa-preta foram as do peso pesado, pluma e médio.

3) Menção honrosa para Gabriel Vella. Ele perdeu na virada do ponteiro para o Bochecha, quando fazia um lutão de recuperação. Começou sendo estatelado com uma baiana, revertou com uma raspagem de meia-guarda e vinha amassando o campeão superpesado. Cometeu um erro no finzinho, e Bochecha foi certeiro. Gabriel é provavelmente o faixa-preta mais antigo em atividade no alto nível, a ponto de incomodar em absoluto de campeonato grande. Não foi bem no domingo, mas a atuação de sábado valeu.

2) Rodolfo é mesmo o cara. O jogo dele pode sim complicar o Roger taticamente, e não tenho dúvidas de que é muito complicado para o Xande. A conferir no Mundial.

1) Braga Neto fez bonito especialmente em duas lutas: contra Demente no sábado, e contra Big Mac no domingo. Rodolfo o despachou, mas talvez Netão tenha sido o segundo nome do campeonato, melhor até do que o Faria. Páreo duro.

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. Naval at 4:49 pm

    Que ótimo! Porém, foi infeliz no 10º comentário, Ana Carolina fechou com prata e vc não citou nenhuma das campeães! Espero que não façam isso na revista tbm!!!

  2. SOLUCINHO at 6:55 pm

    SO PRA CONTAR UM POUCO DESSA LUTA COM O LEOPOLDO NO PAN .
    ANTES DA LUTA EU FUI FALAR COM O VELHO AMIGO , VIZINHO LA DA LAPA EM SAO PAULO , COLEGA DA MINHA PRIMEIRA ACADEMIA , DO PROFESSOR ROBERTO LAGE EM 1993 . FAZ MUITO TEMPO ISSO.
    EU DISSE: FALA FABIAO , VAI SER UMA HONRA IRMAO LUTAR COM VC , EU LEMBRO QUANDO EU ERA FAIXA BRANCA E VC ERA O MELHOR AZUL DO BAIRRO
    E ELE DISSE : ISSO, MAS QUANDO VOCE JA ERA FAIXA PRETA EU ERA O MELHOR DO PRETA MUNDO .
    NAO LEMBRO BEM DO ANO MAS ELE ESTAVA FALANDO DO MUNDIAL QUE ELE GANHOU AINDA NOS TEMPOS DO TIJUCA …
    VERDADE FABIAO …
    ACHO QUE EU BATI DUAS VEZES , ESSA ANTES E A OUTRA NA LUTA …
    DEPOIS ELE VEIO FALAR QUE ESTAVA GRILADO , QUE SABIA QUE IAMOS LUTAR A FINAL E ME RESPEITAVA MUITO COMO LUTADOR .
    EU TAMBEM IRMAO , MEUS RESPEITOS , DESDE QUANDO MINHA MAE ME LEVAVA PRA ACADEMIA .
    O DESAFIO CONTINUA , DA LAPA PRO MUNDO !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *