Os últimos campeonatos de Celsinho?

Share it

Foto: Ray Santana.

Tricampeão mundial na faixa-preta e com sucesso em todas as faixas intermediárias, entre tantos títulos, Celso Venicius anotou seu nome na galeria dos grandes campeões da arte suave. O lutador está dentro do World Pro, em Abu Dhabi, e do Mundial de Jiu-Jitsu, na Califórnia. No entanto, pode ser nesses eventos a última chance de vê-lo em ação. Em conversa com o GRACIEMAG.com, Celsinho admite a possibilidade de se aposentar.

Confira o bate-papo:

Com está tudo para lutar no World Pro?

Não luto desde o Mundial do ano passado. Vinha de uma lesão e me recuperei. Logo depois que me recuperei, peguei uma conjuntivite e não podia treinar.  Então treinei duro umas três semanas e vou nessa lutar.

Não teme sentir a falta de ritmo contra os adversários que vai ter pela frente?

Estou bem fisicamente e acho que não vou sentir o ritmo não. Estou bem de cabeça, de gás… Estou tranquilo.

Como segue nas competições depois de Abu Dhabi?

Penso em lutar esse Mundial e depois disso em me aposentar.

Então o Mundial 2011 pode ser a sua despedida dos dojôs?

É capaz de este ser, realmente, o meu Mundial de despedida. Tenho que tirar umas férias. Estou aí há 13, 14 anos e tem uma hora que chateia um pouco. Não temos mais o Bolsa Atleta, foi cortado. O que me sustenta hoje é dar aulas, não é lutar. Lutar é diversão, não ganho dinheiro com isso. Tenho o patrocínio da Atama e mais nada. Estou meio sem estímulo para manter o ritmo de competição sem apoio. Acho que a tendência é me dedicar cada vez mais à academia. O que não dá é eu ter que ficar me bancado mais para lutar. Sou competitivo para caramba, mas agora tenho duas filhas e tenho que pensar em ganhar dinheiro.

Ler matéria completa Read more
There are 9 comments for this article
  1. junior jpa at 11:02 pm

    realmente é uma pena ver alguem desse calibre sem apoio imagina outros atletas sem expressão,é por isso que tenque valoriza aqueles q realmente valorizam os atletas,tem que tirar o chapéu pro xeique q ta pagando muito no world pro e olha que ele nem é brasileiro equanto muito brasileiro só quer se enriquecer,celsinho ta mais do que certo.ossssssssss

  2. the warrioir at 12:16 am

    Eh isso ai Celsinho ! ta mais que certo irmao, ja eh campeao de tudo no jiu jitsu nao precisa provar mais nada… negocio eh ganhar dinheiro!! GALERA! NAO TEM COMO o cara viver do jeito que sonha so com o jiu jitsu… parem pra pensar , e pense qnts pessoas vivem bem so do jiu jitsu ?! nao to falando sobreviver… to falando em criar familia, ter 2 filhos, paga conta , viagens… eu so conheco 1 ! O JJ fica no nosso DNA pra toda vida e as proximas ! mas infelizmente nao tem como pagar tudo com medalhas e trofeus, diplomas…. Um salve pro Sheik ! se colem nele comunidade do jiu jitsu! deem moral pra ele! que ele q ta erguendo a nossa bandeira e dando o valor q a melhor arte do mundo merece!

    ooosss

  3. Marco at 10:55 am

    É triste mas é a realidade, vc paga cem conto por mês em treino, duzentos em um quimono(tem que ter mais de um), cem por campeonato, cem por exame de faixa,ou seja por baixo gasta mil e quinhentos por ano, durante dez anos e no final, se chegar na faixa preta vc já é master e ganha uma banana e umas hérnias de disco, joelho bichado e ombro arrebentado e ainda vai ter que pagar franchising para ter academia e tal…. Como investimento o Jiu é pouco rentável e assim fica sendo esporte de “Playboy” de elite…
    duzentão em um quimono é motivo de piada… cem em um campeonato que vai ser tendencioso é demais…

  4. O Publico Sutenta!! at 11:29 am

    Bom falar que o jiu jitsu nao e uma boa profissao e mentira,pode se dizer que se voce nao for campeao consistente voce talvez ira penar um pouco mesmo,afinal o esporte e pago por resultados,assim como em qualquer outra empresa,olhe a industria do futebol,e quem e que sustenta quem?!!Na se engane em achar que os clubes pagam os seus jogores com recursos somente de empresas,nao se esqueca que quem banca esssas empresas,somo nos mesmos,comprando camisas,ingressos e por ai vai e so imaginar todos os acessorios possiveis,e claro os que os atletas que ganham mais sao aqueles que se destacam,entao nao sejam invejosos,melhor que bancar a industria do futebol e ficar em casa criando barriga, vamos apoiar a indutria da luta,que e bancado por nos praticantes,que usufluimos dos nossos gastos ja que gastamos em saude e beneficio,coisa que acho melhor do que gastar com remedio. Entao reflitam e prestem atencao quando falam de despesas,se quer viver bem,va treinar e aguentar as consequencias de um treino de um profissional da luta,se nao consegue resultado,reveja seus conceitos e mantenha o jiu jitsu como um meio de atividade fisica e se esforce em outra area.Claro que sou a fovor de uma melhor remuneracao,mas tambem nao esta ruim de tudo,ainda mais quando ensinar jiu jitsu e muito prazeroso e se bem ensinado muda vidas, se quer um bom lugar para treinar procure uma equipe com pessoas resposnsaveis e profissionais capazes,se nao realmente estarao jogando dinheiro fora,se nao pode pagar, va reclamar na sua sub prefeitura que ainda nao adotou o jiu jitsu como atividade de extema importancia a sociedade!!!Texto escrito com todo respeito a todos,so mais uma visao sobre o assunto, abracos.

    Rafael.

  5. junior jpa at 2:32 pm

    pois é mas em uma competição que as vezes tem quase 2000 incritos e o preço da inscrição não sai por menos de 70 reis é soó fazer as contas fora os gastos de filiação do atleta,o jiu-jitsu competitivo ja esta ae pra mais de 20 anos e em questão de valorização do atleta mudou o que?nada.celsinho não ganha mais nada lutando assim ele tem 2 filhas suas filhas não comem medalhas,tudo bem q graças aos seus titulos ele se valorizou,mas mesmo ele q é tri campeão mundial na preta leve faz esse desabafo é porq muita coisa deve mudar,se não daqui a 5,10,15 anos o jiu-jitsu vai continuar onde esta………….

  6. Marco at 3:20 pm

    “se nao consegue resultado,reveja seus conceitos e mantenha o jiu jitsu como um meio de atividade fisica e se esforce em outra area”
    Eu tenho medalha de mundial, internacional…

    “se quer um bom lugar para treinar procure uma equipe com pessoas resposnsaveis e profissionais capazes”
    Eu treino com Gracies…

    “se nao pode pagar, va reclamar na sua sub prefeitura”
    Preconceituoso você hein!!!

    posso pagar e pago por treinos e aulas particulares, tenho quatro quimonos mas e daí??? Não fico feliz em ser rico se as outras pessoas são pobres… …senão, com quem vou treinar??também não adianta treinar e não saber escrever, acentuar as palavras, etc…

    com todo respeito!!!!

  7. the warrioir at 4:35 pm

    Entao reflitam e prestem atencao quando falam de despesas,se quer viver bem,va treinar e aguentar as consequencias de um treino de um profissional da luta,se nao consegue resultado,reveja seus conceitos…

    Quem eh que compete, ganha medalha na faixa preta e ”VIVE BEM” so com isso?!?! viver bem eh muito relativo… pra alguns pagar as suas continhas , comprar uma casa no minha casa minha vida(20 anos pagando) e um carro em 50x… eh viver bem! pra mim isso se chama perrengue! nao viver bem… e ninguem ta falando que trabalhar com o jiu jitsu nao eh prezeroso! trabalhar com o nosso querido BJJ eh a melhor coisa do mundo… mudar a vida das outras pessoas para melhor eh o principal obejtivo ! mas a vida do professor financeiramente nao vai mudar em nada… vivemos no capitalismo, sem dinheiro nao tem como! Me lembro de uma entrevista do Shaolim no inicio da decada passada onde ele falava que o lutador de jiu jitsu so tem 2 caminhos… ou vai dar aula de jiu jitsu ou vai lutar mma! dar aula de jiu jitsu no brasil eh complicado maioria morre de fome…acaba virando uma atividade secundaria pq se deixar as aulas como renda principal vc vai se dar mal… vai ter q ir pra gringa morar sozinho longe do brasil e da familia pra sobreviver ou sai na porrada com muita fe! faz quase 10 anos isso qnd eu era um iniciante e o JJ evoluiu muito nesses 10 anos mas na parte JJ como negocio muito pouco… Abraco a todos ! Thanks to Abu dhabi Sheik

  8. junior jpa at 7:14 pm

    fico feliz de ver q a maioria dos amigos aqui apoiam o celsinho”na minha opnião não poderia ser diferente”mas sempre tem um do contra,as palavras nem sempre agrada todos mas vendo pela maioria a galera quer ver sim uma valorização dos verdadeiros astros,porque sem o atleta o campeonato não é nada imagina se tivessemos uma valorização quantos atletas não teriam dado um tempo em competições de pano nome q soam como favoritos em qualquer campeonato:Ronaldo Jacaré,Pé de Pano,Xande Ribeiro,andré galvão q ta voltando,margarida entre outros,quem perde com isso é o esporte e nós q amamos essa arte,mas felizmente a cada ano surge um novo nome ae nos resta pensar até quando esse novo nome vai ficar lutando pra depois abandonar o pano e se dedicar ao MMA,seria ideal ver novos nomes lutando com esses verdadeiros astros q marcaram suas épocas,espero eu ter encerrado esse assunto aqui,ficamos todos nós torcendo pra q um dia possamos ver atletas vivendo de competição sem a necessidade de ter q ficar dando aulas e q não vejamos mais um desabafo de um campeão como CELSINHO deste modo q seja um dos ultimos mas acho dificil mas fica aqui minha opnião e q um dia todos esses verdadeiros astros sejam valorizados a altura…………….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *