Quem serão os finalistas do Mundial absoluto? Bráulio aponta

Share it

Campeão europeu de Jiu-Jitsu em janeiro, Bráulio Estima ainda se recupera da cirurgia na coluna, região que vinha atrapalhando os treinos do professor da Gracie Barra.

Mas Carcará segue atento ao que acontece no mundo da luta e não se esquiva das perguntas. Em entrevista ao site Kombat.ro, da Romênia. Estima não teve medo de arriscar. Saiba, por exemplo, qual é a maior rivalidade do Jiu-Jitsu atual, em sua opinião. Confira os melhores momentos:

Bráulio contra Sérgio Moraes no Europeu 2011. Foto: Ivan Trindade.

Quem foi o melhor lutador no último Europeu?

Sérgio Moraes, o meu adversário na final do peso. Considerei ele o melhor nesta competição, depois de mim, claro (Risos)!

Três palavras que descrevem o Jiu-Jitsu?

Estilo de vida. Respeito. Desafio.

O que é o mais importante na arte suave?

A persistência.

Qual foi a sua luta mais dura na carreira?

Não sei dizer qual foi minha luta mais dura, porque já fiz diversas lutas muito difíceis. O absoluto no ADCC 2009 me projetou bastante. Posso dizer que foi um dos momentos mais felizes da minha carreira.

Como vão os treinos para o MMA?

Os treinos vão muito bem. Tenho a oportunidade de treinar com os melhores do mundo. Acabo de fazer uma cirurgia justamente pensando no MMA. Então, quando melhorar disso, recomeço a minha preparação. Quero lutar nos melhores shows e conquistar o cinturão.

Quem você acha os três melhores lutadores no MMA atual?

Anderson Silva, Georges St-Pierre e Junior Cigano.

Qual é a sua finalização favorita?

Triângulo!

Descreva com uma palavra cada personalidade abaixo?

Carlos Gracie: Criador.
Helio Gracie: Transformação.
Georges St-Pierre: Atleta.
BJ Penn: Talento.
Rickson Gracie: Invicto.
Jacaré: Explosão.
Roger Gracie: Incrível.
Báaulio Estima: Determinado.

Quais são os seus objetivos neste ano?

Recuperar a minha cirurgia e voltar aos dojôs o mais rápido que puder. Acho que o ADCC vai ser em setembro e, claro, quero estrear no MMA.

Qual será o pódio do absoluto no Mundial? Quem devem ser os quatro finalistas da categoria?

Roger Gracie, Bernardo Faria, Claudio Calasans e Ricardo Demente (ou Xande Ribeiro).

Qual é atualmente a maior rivalidade no Jiu-Jitsu?

Rafael Mendes e Rubens Cobrinha.

Ler matéria completa Read more
There are 10 comments for this article
  1. MaxMuscle at 9:52 am

    Qual será o pódio do absoluto no Mundial? Quem devem ser os quatro finalistas da categoria?

    R: Roger Gracie, Alexandro Ceconi, Claudio Calasans e Ricardo Demente (ou Xande Ribeiro).

    VAi lá Ceconi!!!

    Abs

    MaxMuscle Team
    Criciúma-SC

  2. Brunão at 5:49 pm

    Com certeza é Roger e mais tres….
    Na minha opniao, além desses citados pelo Braulio, aposto no Cavaca (voltou de cirurgia agora), Buchecha (que inclusive já venceu o Bernardo), Gabriel Vela e também o André Galvão que pela ultima entrevista que li na graciemag.com parece que está de volta ativa !!!!
    Com certeza cada ano que passa fica mais dificil de prever alg coisa, e as vezes, na formação das chaves, um desses podem se trombar e temos duelos de “finais antecipadas” por isso fica dificil de apontar apenas 4 atletas, mas nao deixaria nenhum desses nomes de fora.
    😉

    • Marcelo Dunlop at 11:39 pm

      Braulio acabou de entrar em contato via twitter. Ele esclarece que a entrevista foi dada logo apos a contusao do Barral, que acabou sendo apenas um susto. Abracos

  3. Braulio Estima at 7:30 am

    Pois é, eu tinha falado com o rominho dois dias antes dessa entrevista, e pela conversa pensei que ele ia ficar fora desse Mundial. Mas, como falei com ele e foi só um susto, eu refaço a minha lista.

    Roger Gracie, Romulo Barral, Calasans e Rodolfo Vieira! Acabei de notar que mesmo com um grande potencial o Demente não luta os absolutos.

  4. zezinho magalhães at 9:00 am

    Parabéns Bráulio vc merece. E o amigo que se esconde atráz de um nome “jiujitsu” pra criticar o Carcará por não ter colocado Barral entre os favoritos do absoluto, se indetifique nos comentários seu mané principalmente quando for criticar campeão como Bráulio.

  5. little at 11:44 am

    estava sem internet nos últimos dias. gostei desa entrevista do braulio. geralmente os lutadores preferem não responder algumas dessas perguntas ou entao fazem respostas políticas. parabéns braulio e melhoras.

  6. Brunão at 7:51 pm

    VLw Marcelo Dunlop, espero que esse ano eles passem ao vivo na internet cmo no ano passado, pois pra quem nao pode ir é uma beleza, pq acompanhar pelo twitter é horrivel…rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *