Dana precisa esperar 5 lutas (ou 4 anos) para confirmar que Anderson é o melhor

Share it

Anderson comemora o nocaute sobre Belfort. Será ele o maior de todos no esporte? Foto: Josh Hedges/Divulgação UFC.

Anderson Silva ou Fedor Emelianenko? Essa parece ser a dúvida dos analistas e fãs de MMA (ao menos os mais sensatos) sobre quem é o melhor de todos os tempos.

Pode ser Anderson. Mas o presidente do UFC, Dana White, que não tem dúvidas sobre isso, só terá a confirmação em cinco lutas. Ou no início de 2015, o que vier primeiro. É ao menos o que garantem os números, mais frios que o olhar de lutador de sambo.

Anderson não era faixa-preta mas já dava aulas de Jiu-Jitsu em Curitiba, Paraná, quando foi finalizado duas vezes no Pride japonês, em 2003 e 2004, pelos raçudos Daiju Takase e Ryo Chonan. Ele tem uma terceira derrota, em 2000, na sua estreia no MMA, para Luisinho Azeredo.

O Aranha de hoje é outro lutador. Está no ápice. Mas o apogeu do imperador russo Fedor Emelianenko, por enquanto, foi melhor.

Anderson tem uma sequência de 16 vitórias, ignorando a “derrota” por desqualificação, na confusa luta no Havaí contra Yushin Okami. Está invicto há pouco mais de seis anos. Se mantiver a invencibilidade por cinco lutas, supera os números de Fedor.

Sim, pois até bater para Fabricio Werdum no Strikeforce, Fedor ficou de 2000 a 2010 sem perder. Foram 20 vitórias – já deixando de lado a dezena de vitórias obtidas na organização Rings, sobre a qual os puristas podem argumentar que não seguia as regras atuais do MMA.

Fedor, como Anderson, atropelou um punhado de ex-campeões do UFC. Mas o russo ficou mais lutas (e mais tempo) invicto.

Para Dana White, Silva é o melhor do esporte que já existiu porque jamais perdeu desde que entrou no Ultimate, em 2006. Se você concordar que o MMA não começou naquele ano, faltam cinco lutas (ou quatro anos) para confirmarmos isso.

Ler matéria completa Read more
There are 7 comments for this article
    • Marcelo Dunlop at 12:17 pm

      Não vejo muita galinha-morta no histórico de Fedor não, sinceramente.

      Brett Rogers
      Andrei Arlovski
      Tim Sylvia
      Matt Lindland
      Mark Hunt
      Mark Coleman
      Mirko Filipović
      Tsuyoshi Kohsaka
      Antônio Rodrigo Nogueira
      Gary Goodridge
      Kazuyuki Fujita
      Heath Herring
      Semmy Schilt

  1. Toni Carvalho at 12:02 pm

    Existe uma outra briga: Números VS Qualidade técnica.
    Nessa o Fedor não leva. Ele é forte, muito forte, tem históricas escapadas e um ground-pound violento, e é técnico também, mas convenhamos, o termo completo só se aplica em sua plenitude – até o momento – ao Aranha.

  2. Eduardo Martins at 12:04 pm

    O Fedor pegou mais “pedreira” do que Anderson Silva. O problema é que o Sr. White não aceita que o melhor de todos os tempos não tenha pisado em seu octágono.

  3. marcus vinicius at 11:40 am

    na boa o fedor é o melhor lutador de todos os tempos!!!!!!! agora galinha morta são os adversários q o anderson perdeu: luiz azeredo, daijui takase e ryo chonan!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *