Depois de muito treino caseiro, a derradeira “Casa-Jitsu”

Share it

Evaristo Medrano treina com o irmão Roberto Medrano na garagem no Texas.

Nas últimas semanas, GRACIEMAG.com trouxe aos leitores, na série de reportagens “Casa-Jitsu”, muitas histórias e imagens. Ficou mais que evidente, para quem ainda não imaginava, que o Jiu-Jitsu pode ser importante de diferentes formas na vida de quem o pratica. A arte suave socializa, quebra diferenças, une pessoas, faz bem à saúde, encoraja, fortalece… Enfim, Jiu-Jitsu vicia!

Tanto vicia, que muitos praticantes, fissurados, não se contentam apenas com as aulas e rolas na academia. Levam o Jiu-Jitsu para dentro de casa. Na última reportagem da série, contamos mais alguns casos:

Evaristo Medrano treina em San Antonio, na BTT Texas, academia comandada pelo faixa-preta de Murilo Bustamante Marcelo Salazar. No entanto, quando volta a sua cidade natal, South Padre Island, não deixa os treinos de lado. Com o irmão e amigos, os rolas correm soltos na garagem da mãe. “Fazemos isso nos últimos quatro anos. É uma coisa especial, especialmente no calor do verão no Texas!”.

No Nordeste do Brasil, a arte suave segue com mais adeptos de treinos caseiros.

“Sou praticante do Casa-Jitsu em Fortaleza, Ceará, e treino na Equipe Evolution Fight Team. Montei o espaço para termos a oportunidade de trocar posições e dar um rolinha. E não existe desculpa de não ter quimono, porque sempre tem um disponível! E rola uma boa integração da galera também”, conta Paulo Cesar.

Silas Fabiano, do Rio Grande do Norte, tratou de botar a família para treinar: “Realmente, para quem treina e gosta de Jiu-Jitsu, estender os treinos à casa é algo natural. Depois que descobri a Gracie Barra Natal, me matriculei e não parei mais. Hoje tenho um dojô e consegui trazer meu cunhado para treinar. Também estou iniciando a minha filha. Ela sempre me pergunta: ‘papai, cadê meu kimono, vamos treinar!’”.

Lit. John pratica o "Casa-Jitsu" e acumula medalhas.

De volta aos EUA, tomamos conhecimento da fera João Marcelo “Lit. John”, de apenas 8 anos, campeão Pan-Americano e 19 vezes vencedor do Naga, entre outros títulos importantes. E o moleque ainda pratica wrestling! “Lit. John” treina com o professor Marcelo Ribeiro na Gracie Barra North Austin, no Texas, mas também complementa os treinos com rolas na garagem de casa!

Agora no Rio de Janeiro: “Minha filhota Kyara (1 ano e 4 meses) já se acostumou com o kimono que ganhou do padrinho Fábio Andrade, faixa-preta da Nova União Bangu”, conta o também faixa-preta Kylson Mota.

Para rever todas as histórias e todas as imagens, clique aqui. Você também pratica o “Casa-Jitsu”?

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *